TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Aeroportos

Por:   •  5/5/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.022 Palavras (13 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 13

[pic 1]

Curso de Engenharia Civil

APS - Atividades Práticas Supervisionadas - 2015

Alberto de Souza, T10826-8

Cristiano Livino da Silva, B27099-3

Edimilson José da Silva, B16844-7

Santana de Parnaíba, 2015.


[pic 2]

Alberto de Souza, T10826-8

Cristiano Livino da Silva, B27099-3

Edimilson José da Silva, B16844-7

APS - Atividades Práticas Supervisionadas – 2015

Sistema Viário Terrestre e Aéreo do Aeroporto Estadual

Comandante Rolim Adolfo Amaro - Jundiaí

Atividades Práticas Supervisionadas (APS)   apresentado   como   exigência para a avaliação do 7º semestre, do curso de Engenharia Civil da Universidade Paulista – UNIP, sob orientação do professor de Estradas e

Aeroportos.

Santana de Parnaíba, 2015.


RESUMO

Os aeroportos são importantes polos geradores de viagens e, portanto atraem um grande número de viagens por seus acessos terrestres, que quando não estão bem dimensionados produzem atrasos e congestionamentos, implicando no aumento do tempo da viagem como um todo.

Um ponto crítico para a infra-estrutura do transporte aéreo é a integração dos complexos aeroportuários aos centros urbanos e condições físicas dos aeroportos. O sistema aéreo nacional esteve em constante discussão nos últimos tempos. Entre a diversificada gama de problemas que se apresentaram recentemente ao administrador aeroportuário uma é a acessibilidade dos aeroportos e suas condições de atender a crescente demanda de passageiros e para melhorar as condições de uso é preciso planejar e implantar no sistema aeroportuário condições para inclusão de novas pistas de pouso. Essa é uma questão de difícil solução, pois, apesar de um bom acesso ser de interesse do administrador aeroportuário, os investimentos são poucos.



  1. INTRODUÇÃO

Mundialmente, a indústria aérea, teve consideravelmente um grande crescimento nos últimos 20 anos, fazendo parte da infra estrutura de um país.

Antes, as áreas essenciais dos aeroportos, eram a principio, estruturadas em duas principais zonas: O lado terrestre e o lado aéreo, atualmente os aeroportos possuem um caráter social, comercial, e turístico, somando seu caráter técnico, diversificando a estrutura do complexo aeroportuário. Sendo hoje, considerado parte integrante de todos os tipos de transportes, conectado não só com carros e ônibus, mas com todo tipo de transportes disponíveis.

Os aeroportos são considerados um dos principais Polos Geradores de Viagens (PGVs) existentes em áreas urbanas e como tal atraem um grande número de viagens terrestres, realizadas não somente pelos passageiros que desejam embarcar ou desembarcar no aeroporto, mas também por acompanhantes, funcionários das companhias aéreas e da administração, visitantes etc. Como consequência estas viagens impactam o sistema viário do entorno, produzindo problemas de fluidez e segurança no tráfego e necessitando de um grande número de vagas de estacionamento de automóveis.

Levando-se em consideração que as vias de acesso aos aeroportos normalmente fazem parte da malha viária da cidade, sendo, portanto, utilizadas por outros usuários, e que a maioria das cidades brasileiras possuem problemas de congestionamento, o volume de tráfego gerado pode assumir valores significativos. Observam-se em muitos casos as vias operando em níveis de serviço desfavoráveis, produzindo um aumento do tempo da viagem de acesso ou egresso ao aeroporto.

Portanto, para um desempenho satisfatório da infraestrutura aeroportuária, é necessário um bom planejamento dos acessos terrestres aos aeroportos. Trata-se de um problema que necessita ser enfrentado pelo órgão gestor da cidade e pela própria administração do aeroporto.

No Brasil temos o agravante de que as viagens de acesso e egresso aos aeroportos são feitas principalmente utilizando o modo automóvel, como comprovam algumas pesquisas realizadas sobre o padrão de viagens em vários aeroportos do país.

Sendo assim, torna-se de significativa importância a quantificação das viagens terrestres aos aeroportos, como auxílio ao planejador de transportes para o dimensionamento adequado do sistema viário de acesso aos mesmos. A adequação das vias à demanda resultará em um aumento da acessibilidade e consequentemente uma diminuição do tempo de viagem, contribuindo para a melhoria da atratividade do transporte aéreo e do respectivo aeroporto.

  1. DEFINIÇÕES

  1. SISTEMA VIÁRIO: SUA ESTRUTURAÇÃO E IMPORTÂNCIA PARA SEGURANÇA DO TRÂNSITO:

O sistema viário consiste em um dos subsistemas do sistema de transporte urbano,

sua infra-estrutura é construída e organizada com o objetivo de permitir uma mobilidade condizente com as necessidades de todos os agentes do trânsito. Circular pela cidade com facilidade e segurança é direito de todos, sendo assim, a infra-estrutura viária tem por obrigação atender aos anseios da população de acordo com a forma e os meios de mobilidade necessários.

Vasconcellos (2005, p. 13), define a estrutura física construída para permitir o deslocamento de pessoas e mercadorias, de acordo com o autor esta “é formada pelas calçadas, pelas pistas (o “leito carroçável”) e por equipamentos como os terminais de integração de transporte público. A circulação é regulamentada e orientada por uma sinalização de trânsito”. A análise dos componentes da infra-estrutura viária brasileira nos permite concluir que esta é palco de uma enormidade de conflitos, que se perfazem desde a concepção de sua forma de regulamentação e fiscalização até o seu ordenamento e funcionamento em si. Não existe uma unicidade no que diz respeito à obrigatoriedade quanto à construção, manutenção e fiscalização dos componentes viários em questão, o que onera ainda mais estes processos, atingindo prejudicialmente os agentes do trânsito, culminando em vários problemas, dentre eles, os acidentes de trânsito, resultantes da insegurança no mesmo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (20.6 Kb)   pdf (630.9 Kb)   docx (420.8 Kb)  
Continuar por mais 12 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com