TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Custos e Operações logísticas

Por:   •  3/11/2017  •  Resenha  •  648 Palavras (3 Páginas)  •  187 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 2]

UNIVERSIDADE ESTÁCIO DE SÁ

MBA EM LOGSITICA EMPRESARIAL

Fichamento de Estudo de Caso

Alejandro Trespalacios Garcia

Trabalho da Disciplina Custos e Operações Logísticas

                                                                Tutor: Prof. Geraldo Gurgel Filho

Salvador, Ba

2017

FICHAMENTO

Custos e Operações logísticas

Wal-Mart, 2007

REFERÊNCIA: YOFFIE, David M; SLIND, Michael. Estudo de caso : Wal-Mart -710-P03-25 DE JUNHO DE 2007

 

        O autor procura expor a estratégia utilizada pela Wal-Mart para se manter no topo do mercado varejista de produtos. Com vendas liquidas de quase US$ 345 Bilhões, gerenciando mais de 6.700 lojas em 14 países e com quase 2 milhões de empregados ao redor do mundo, Wal-Mart era o referencial de Benchmarking no seu setor de negócio, pois semanalmente recebiam a visita de mais de 175 milhões de consumidores, porém, um desafio estava chegando, nos seus 27 anos de carreira a empresa estava enfrentando pela segunda vez, uma queda nas vendas anuais (quando comparadas com o ano imediatamente anterior), entretanto a sua concorrência direta ( a TARGET ) se mantinha no crescimento constante, como é de praxe na Wal-Mart.

          De 1962 a 1988 a companhia, operou no formato de lojas de desconto e a partir de 1988, passou a operar no formato "super-centro", onde era possível encontrar produtos de mercearia e outros novos serviços às ofertas tradicionais de mercadorias. Já 2007, além de dirigir mais de 580 Sam’s Clubs, muitos dos “super-centros” também possuíam lojas de especialidades, restaurantes, centros de fotografia, centros de visão, salões de cabeleireiros, banco, e até agências de emprego.

        Focando agora numa estratégia de merchandising e layout das lojas, para aumentar a sua visibilidade e posicionamento de mercado, aprofundando no diferencial dos formatos das lojas, afin de atrair mais e novos consumidores, foram desenvolvidas 6 categorias ou formatos de lojas, desenhado para atender as necessidades e gostos, estes grupos demográficos são: Afro-americanos, hispânicos, consumidores ricos, Casais cujos filhos não moravam mais com eles, moradores do subúrbio e residentes de zonas rurais.

        

        Em 1991 a Wal-Mart começou a expandir seus mercados para o exterior. Em 2007 eram mais de 1.900 pontos nas Américas (excetuando-se os pontos dos EUA), 330 no Reino Unido e 460 na Ásia. As operações internacionais representavam 22% do faturamento da companhia. Porém enfrentaram algumas dificuldades, tais como a adaptação aos mercados locais, tentando impor a sua cultura em certas regiões. Porém, aos poucos, a empresa conseguiu entrar e depois dominar o mercado. Seu crescimento nas américas deveu-se a uma estratégia que combinou aquisição, parcerias e empreendimentos independentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.8 Kb)   pdf (154.8 Kb)   docx (42.6 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com