TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Elementos de Maquina

Por:   •  29/5/2016  •  Pesquisas Acadêmicas  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  253 Visualizações

Página 1 de 4

Relatório de introdução sobre transferência de calor

Introdução

Pelo que podemos observar, nas pesquisas elaboradas sobre transferência de calor, notamos que a transferência de calor se encontra sempre onde existir um grande gradiente de temperatura, dentro de um sistema, ou que dois sistemas a diferentes temperaturas  forem postos  em contatos. A transferência de calor, é nada mais que o processo da forma pelo qual ela é transportada. Essa  temperatura corporal que sentimos, ela não é medida, porem são os efeitos que ela produz, esse sim são susceptíveis de observação e medição. O processo pelo qual se faz a energia de um sistema seja alterado, é o fluxo de calor.

[pic 1]

Calor e qualquer outra forma de energia, é conhecido como termodinâmica. O principio da termodinâmica rege que, toda energia não pode ser criada nem destruída, ela pode ser transformada de uma forma para outra. Essa primeira lei da termodinâmica, impõe todas as modificações de energia, porém so não restringe quanto direção  da transformação. Através das experiências já feitas, foram concluídas que não é possível existir um processo no qual se resulta em transferência liquida de calor de uma de temperatura mais baixa para outra temperatura que seja mais alta. Esse fato experimental, é chamado de segunda lei da termodinâmica.

A primeira e a segunda lei da termodinâmica se aplicam em todos os processos da transferência de calor, envolvendo também a transferência e conversão de energia.

[pic 2]


A termodinâmica clássica restringe-se fundamentalmente, os estudos non qual o estado é estacionário, isso inclui-se o equilíbrio mecânico e químico é térmico. Porem quando se trata de determinação quantitativas das transformações, ela não é mais utilizada dentro  da área da Engenharia. Isso também se aplica a outros processos de transporte como a transferência de difusão e massa. A termodinâmica não se espelha em hipótese, ela trata os estados dos sistemas apartir de uma visão macroscópica. Para a realização de tal analise de termodinâmica, é preciso descrever suas características macroscópica, como, temperatura, volume e pressão. As propriedades termodinâmicas são significativas, somente quando ele estiver em equilíbrio em um todo. A termodinâmica clássica, se preocupa com o estado estacionário, e não com os detalhes do sistema.

Na termodinâmica, a quantidade de calor transferido no decorrer de um processo, simplesmente, aguça a diferença entre a mudança de energia e o trabalho realizado. Esse processo desconsidera o mecanismo de fluxo de calor. Ele somente prescreve a quantidade de calor no qual deve ser fornecido ou retirado do sistema durante o processo no seu estado final. Na termodinâmica, a falta de informação durante uma analise, se reside na ausência de tempo como variável.

Para a Engenharia maior problema é a determinação para a taxa de transferência de calor em uma diferença de temperatura em especifico. Tudo isso depende do tamanho, custo, viabilidade do equipamento para transferir uma quantidade de calor especifico em um determinado tempo, é que isso requer uma analise detalhada de transferência de calor. Para os cálculos de Engenharia é quase impossível ter exatidão quando se trata de transferência de calor, são necessários aproximações. Pois as propriedades físicas como a condutividade térmica ou a viscosidade variam com a temperatura.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)   pdf (148.9 Kb)   docx (30.9 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com