TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Fenômenos Eletromagnéticos

Por:   •  29/3/2022  •  Pesquisas Acadêmicas  •  1.921 Palavras (8 Páginas)  •  51 Visualizações

Página 1 de 8

Sumário


ÍNDICE

Introdução        3

  1. - As Leis de Kirchhoff        4
  1. - 1º Lei de Kirchhoff        4
  2. - Segunda Lei de Kirchhoff        4
  1. – Medidas Elétricas de Corrente e Tensão        5
  1. - Voltímetro        5
  2. - Amperímetro        6
  1. Fenômenos Eletromagnéticos        7
  1. CAMPO MAGNÉTICO DA CORRENTE ELÉTRICA:        7
  1. – Lei de Lenz:        8
  2. – Lei de Faraday        8
  3. - Conclusão        9
  4. – Referências        10

Introdução

Magnetismo é a denominação dada aos estudos dos fenômenos relacionados com as propriedades dos imãs. Os primeiros fenômenos magnéticos foram observados na Grécia antiga, em uma cidade chamada Magnésia.

Os primeiros estudos realizados nessa área foram feitos no século VI a.C. por Tales de Mileto, que observou a capacidade de algumas pedrinhas, que hoje são chamadas de magnetita, de atraírem umas às outras e também ao ferro.

Já a primeira aplicação prática do magnetismo foi encontrada pelos chineses: a bússola, que se baseia na interação do campo magnético de um imã (a agulha da bússola) com o campo magnético terrestre. No século VI, os chineses já dominavam a fabricação de imãs.

A grande revolução nos estudos do magnetismo foi feita por Oesterd, em 1820. Ele descobriu que fenômenos elétricos e magnéticos estão inter-relacionados. De acordo com essa teoria, denominada eletromagnetismo, cargas elétricas em movimento geram campo magnético, e campo magnético em movimento gera corrente elétrica. Esses estudos foram finalizados por Maxwell que estabeleceu bases teóricas sólidas sobre a relação entre o campo elétrico e o magnético, ou seja, as ondas eletromagnéticas.

Com o advento da revolução industrial no século XIX, o conceito de produção do mundo mudou, uma vez que era necessário produzir mais em menos tempo. E a partir desse momento com as máquinas à vapor fora introduzido diversos tipos de energia e alguns anos depois a energia elétrica. No mundo contemporâneo, a energia elétrica é fundamental para todo funcionalismo da sociedade atual. Desse modo, fora abordado temas como magnetismo e energia elétrica (Leis de Kirchhoff), além de assunto paralelos que são complementares à explicação. Por fim, demonstra-se grande importância dos estudos de séculos atrás para a sociedade atual e que mesmo sem perceber grande parte dos estudos de eletromagnetismo e eletricidade estão no nosso cotidiano.

1 - As Leis de Kirchhoff

  1. - 1º Lei de Kirchhoff

Existem muitos circuitos simples que não podem ser analisados apenas sob a óptica da substituição de um conjunto de resistores por uma resistência equivalente ou resolvidos através de associações em serie e paralelo. (TIPLER, Paul A; 2000: 152).

Mas, antes de tudo, devemos introduzir conceitos básicos para um melhor entendimento do assunto. O termos mais utilizados e importantes são:

  • : é um ponto do circuito onde se conectam no mínimo três elementos. É um ponto onde várias correntes se juntam ou se dividem.
  • Ramo ou braço: é um trecho de um circuito compreendido entre dois nós consecutivos. Todos os elementos pertencentes ao ramo são percorridos pela mesma corrente eléctrica.
  • Malha: é um trecho de circuito que forma uma trajetória eletricamente fechada.

De acordo com o enuncia da primeira Lei de Kirchoff, “A soma algébrica das correntes em um nó, e sempre igual a zero”. Desse modo, evindencia-se que há a conservação da carga eléctrica. E a ideia principal da lei dos nós é que não há acúmulo de carga eléctrica, uma vez que toda a carga eléctrica que chega ao fio deve sair do fio.

  1. - Segunda Lei de Kirchhoff

Como as tensões estão associiadas à energia cedidas às cargas ou retiradas das mesmas durante o seu movimento. Daí é obtido o enunciado da Segunda Lei de Kirchhoff: “A soma algébrica das tensões (f.e.m.s e quedas de tensão) ao longo de uma malha eléctrica é igual a zero”. Logo:

ITotal = I1 + I2 ...+ In

[pic 1]

Figura 1: Leis de Kirchhoff - Disponível em: https://laboratoriodeprojetos.com.br/leis-de-kirchhoff/ - Data de acesso: 01/11/2021

Como Sob tal ótica, são obtidas duas equações para o circuito da figura 2, o que permitirá o cálculo da corrente elétrica. Além disso, é válido ressltar que o sentido da corrente pode ser escolhida de acordo com o enunciante e quando o resultado final é um número negativo, demosntra que o sentido adotado não é correto. Logo, pode obter essas duas equações:

Eq1  – Malha E1: i1*r1  – i2*r2  + i1*r1  – ε1  + i1*r1  = 0 Eq2  – Malha E2: i3*r2  + ε3  – ε2  + i2*r2  = 0

2 – Medidas Elétricas de Corrente e Tensão

Os medidores elétricos são instrumentos utilizados para mensurar o consumo de energia elétrica e a intensidade de algumas grandezas, como corrente, tensão e resistência elétrica.

  1. - Voltímetro:

O voltímetro é um aparelho que mede a diferença de potencial (ddp) entre dois pontos de um circuito elétrico. Para que isso seja possível, é preciso que o voltímetro seja colocado em paralelo ao trecho ou ao elemento do circuito no qual essa ddp será medida.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.1 Kb)   pdf (180.4 Kb)   docx (610.7 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com