TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Organismos de Inspeção no Brasil

Por:   •  4/6/2018  •  Monografia  •  12.948 Palavras (52 Páginas)  •  213 Visualizações

Página 1 de 52

INTRODUÇÃO

               

A atividade dos Organismos de Inspeção no Brasil começou a desenvolver-se, principalmente, a partir dos anos 80, pela necessidade que o estado teve de garantir à população que determinados veículos sem condições necessárias de segurança veicular, para poderem transitar livremente, sem oferecer riscos ao transito deveriam ser previamente analisados por Organismos de Inspeção e receberem um Certificado de Segurança Veicular (CSV) que fosse apresentado junto com os demais documentos, para poderem ser licenciados nos DETRAN’s.

Tais veículos constituíam-se principalmente em veículos recuperados de sinistros, ou com alterações em suas características originais, produzidos artesanalmente ou ainda convertidos para uso de gás metano veicular.
          Para garantir as referidas condições de segurança veicular, esses veículos, desde então, vem sendo analisados pelos Organismos de Inspeção do Brasil, segundo critérios estabelecidos.

A base legal que dá sustentação ao funcionamento dos O.I. atualmente é dada pela Lei nº 9.503, e 23 de setembro de 1997 “Código de Trânsito Brasileiro”. Além disso, para regulamentar a própria atividade dos Organismos de Inspeção existe várias normas, regulamentos e legislações entre elas a NIT-DIOIS 002 Critérios Para Acreditação de Organismos de Inspeção, norma elaborada pelo INMETRO que exige que cada organismo possua em seu quadro de pessoal no mínimo um engenheiro e dois técnicos em mecânica ocupando o cargo de Inspetor Técnico.

 Sendo assim a Monitor  Inspeção Veicular possui como funcionários pessoal capacitado para verificar qual a verdadeira situação de segurança dos veículos inspecionados e também realizar as devidas manutenções nos equipamentos e instrumentos utilizados para inspeção.

Neste relatório será feito uma descrição do trabalho realizado por um Inspetor Técnico de veículos em termos de inspeção e manutenção dos equipamentos bem como a apresentação dos vários tipos de equipamentos e instrumentos utilizados pela empresa.

1- HISTÓRICO DA EMPRESA

A Monitor  Instituição Técnica de Inspeção Veicular é um Organismo de Inspeção, fundado no estado de Mato Grosso, em 1998, acreditado pelo INMETRO e homologado/licenciado pelo DENATRAN, conforme art. 106 do Código de Trânsito Brasileiro, Lei 9.503 de 23 de setembro de 1997, Resolução 025/98 do CONTRAN e Portarias do DENATRAN, atuando na prestação serviços de Inspeção Técnica de Segurança Veicular estando apta a emitir o Certificado de Segurança Veicular (C.S.V).

Composta por uma equipe de técnicos e engenheiros qualificados, treinados e auditados pelo Inmetro/Denatran anualmente, além de possuir equipamentos de última geração, devidamente calibrados periodicamente nos laboratórios da RBC (Rede Brasileira de Calibração).

Atualmente estamos acreditados e autorizados a atuar no Estado de Mato Grosso.

A Monitor  foi pioneira na região centro-oeste a implantar a inspeção de segurança veicular, devido a ações arrojadas de investimentos, foi o primeiro organismo a ser acreditado nos estados de Mato Grosso. Foi também o primeiro organismo no centro-oeste a adquirir e implantar em suas inspeções, o analisador de nível de poluentes podendo assim verificar o nível de poluentes na emissão de gases dos motores do ciclo otto e diesel.

A Monitor esta acompanhando e contribuindo para o desenvolvimento do Estado e principalmente participando ativamente na construção de uma cidade melhor para todos os cuiabanos, melhorando de forma significativa à segurança de todos os usuários que trafegam pela vias deste estado.

Com uma visão empreendedora, e atendendo a demanda das principais cidades de Mato Grosso, foram instaladas extensões nas cidades de Rondonópolis e recentemente em Sinop, brevemente também estaremos atuando em São Bernardo do Campo no Estado de São Paulo

A intenção da empresa é expandir oferecendo um serviço de qualidade contribuindo para a segurança no transito.  

2 - CONCEITO DE INSPEÇÃO DE SEGURANÇA VEICULAR.  

Para que um veículo apresente boas condições de uso, e proporcione mais segurança aos motoristas e passageiros é necessário que ele esteja com os itens de segurança, mecânica e elétrica em perfeitas condições. A verificação preventiva dos itens de segurança do veículo é uma ação necessária e de fundamental importância tendo em vista que os acidentes no trânsito têm dizimado milhares de vidas a cada ano.

 O processo de avaliação de um veículo visando verificar suas condições de segurança é chamado de inspeção de segurança veicular.

O procedimento de inspeção de segurança veicular divide- se em duas etapas: a inspeção visual que é a avaliação feita através da observação visual e ou da atuação sobre determinados comandos e componentes do veículo, a fim de verificar as condições de manutenção e conservação dos veículos, e a Inspeção mecanizada que é realizada com o auxilio de equipamentos mecanizados específicos, que determina a eficiência e o desempenho de componentes e/ou sistemas do veículo.

Mas a inspeção automotiva deve ser feita por profissionais qualificados, que trabalham em Organismos de Inspeção Automotiva credenciados pelo INMETRO e DENATRAN.

Com duração de aproximadamente uma hora são verificados itens fundamentais para a segurança e o bom funcionamento do veículo, como o estado das correias, embreagem, palhetas de pára-brisa e vidro traseiro, freios, iluminação e a medição das emissões de poluentes. Também são observados itens como sinalização, suspensão, verificação de folgas, verificação da parte inferior (escapamentos, assoalho, tubulações, etc.), pneus, rodas e equipamentos de segurança.

 Os itens de segurança, que diz respeito a veículos leves e pesados, obedecem a critérios estabelecidos na norma NBR 14040/98, e no que se refere às motocicletas e assemelhados à NBR 14180/98, também obedecerão a legislação de trânsito vigente e à codificação dos ítens de inspeção estabelecida pela norma NBR 14624/00, no que tange às emissões de gases, às Resoluções do CONAMA nº 7/93, 251/99 e 252/99, ou dispositivos que as venham complementar ou substituir.

3 - NORMAS, REGULAMENTOS E LEGISLAÇÕES.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (85.5 Kb)   pdf (408.4 Kb)   docx (82.5 Kb)  
Continuar por mais 51 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com