TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Papéis De Um Gestor

Monografias: Os Papéis De Um Gestor. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/6/2013  •  477 Palavras (2 Páginas)  •  422 Visualizações

Página 1 de 2

As funções do gestor e a coordenação das actividades de marketing

Na coordenação das actividades de marketing, o CEO tem de garantir que o departamento de marketing tem pessoas em número e competências suficientes para desempenhar cabalmente as suas funções. Além disso, dada a importância da orientação das actividades da empresa para o cliente, terá de assegurar que o departamento de marketing recebe o apoio total dos outros departamentos. Sem clientes, nenhuma empresa sobrevive e é por isso que o CEO terá de assumir a responsabilidade directa pelo desempenho do marketing da empresa, sem delegar totalmente no director de marketing as funções de identificação de necessidades, a concepção da estratégia, o posicionamento, o lançamento de novos produtos e a satisfação dos seus clientes. A empresa existe para servir os seus clientes e nenhum CEO competente delega essas funções.

O gestor de marketing tem normalmente como missão expandir a base de clientes e a quota de mercado de uma linha existente de produtos ou serviços. O CEO apoia-o no desempenho deste trabalho, garantindo que os processos inerentes à função comercial estão a funcionar correctamente, que os canais de distribuição são eficazes e que toda a equipa comercial está a trabalhar de forma coordenada.

Gerar novas fontes de proveitos é outra responsabilidade fundamental. Depender apenas de uma ou de poucas fontes de proveitos pode tornar uma empresa vulnerável num mercado em permanente mudança. Um fluxo constante de novas ideias de geração de receitas é o que se requer para garantir a sobrevivência da empresa.

Criar um novo fluxo de receitas é muitas vezes uma questão estratégica (e política), exigindo na maior parte dos casos a aprovação do Conselho de Administração. Este processo também exige uma autoridade de nível superior sobre a avaliação dos pontos fortes e fracos da empresa bem como das oportunidades e ameaças externas. O CEO é o executivo que pode tomar a iniciativa de propor a diversificação de produtos e coordenar todas as actividades necessárias à sua implementação.

Um papel fundamental que o CEO tem que executar é a gestão da mudança. Mercados, tecnologias e outros factores externos estão constantemente em mudança e o que funcionou ontem poderá não funcionar amanhã. O CEO tem que se preparar hoje e implementar as mudanças hoje para que funcionem amanhã, criando uma visão, comunicando aos seus colaboradores a razão pela qual as mudanças são implementadas, explicando porque é que não podem continuar a trabalhar da mesma forma (de uma maneira tal que se crie um verdadeiro sentido de urgência) e coordenar essa mudança.

O Chief Executive Officer é também a pessoa que equilibra os interesses de todos os stakeholders, incluindo accionistas, clientes, empregados e fornecedores, através do equilíbrio entre as exigências de maiores taxas de retorno sobre o investimento, produtos de maior qualidade e excelência no serviço ao cliente, boas condições de trabalho para os empregados e pagamento atempado de todos os empréstimos contraídos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com