TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

"Os Professores E Os Desafios Pedagógicos Diante Das Novas Gerações: Considerações Sobre O Presente E O Futuro" RESENHA

Pesquisas Acadêmicas: "Os Professores E Os Desafios Pedagógicos Diante Das Novas Gerações: Considerações Sobre O Presente E O Futuro" RESENHA. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  4/11/2014  •  495 Palavras (2 Páginas)  •  2.178 Visualizações

Página 1 de 2

Diante da nova realidade que se vive é preciso adaptar. Com a crescente criação de novas tecnologias o homem facilmente se integrou a elas e assim como o aprender a falar, as crianças que nascem nessa era dominam com maestria tudo o que é posto a sua frente. Nessa linha de pensamento, assim como, quanto mais velho se fica, mais difícil fica para uma pessoa aprender uma nova língua, a geração da era anterior se sente retraída diante de tantas possibilidades.

O meio educacional se encontra em grandes mudanças frente a isso, se vive hoje o que há poucos anos atrás era considerado futuro. E o futuro da geração presente? Vai depender exatamente da forma como sobreviverem no hoje. A posição do educador frente a uma nova forma de educação vai influenciar o futuro dos alunos atuais, porque desta vez o uso das novas tecnologias não devem ser apenas como facilitadora da educação, mas como uma via de aprendizagem.

O professor atual precisa ter um bom equilíbrio para que supere as dificuldades que surgem diante dessa realidade. O avanço em alta velocidade das tecnologias, uma porcentagem dos alunos com acesso total a elas e outro porcentagem com acesso nenhum. A necessidade de pensar isso é patente e a solução não parece surgir como mágica. Mas o futuro depende disso, como essas crianças chegarão ao futuro se nas escolas ainda continuarem apenas com o velho quadro-de-giz apenas. Já nota-se um número preocupante de evasão escolar, e quando são questionados os alunos, a maioria não tem o prazer de ir a escolar para aprender e no mínimo eles possuem um celular ou tablet em casa. Um exemplo são casos de alunos que não conseguem se concentrar numa sala de aula, mas consegue criar uma página de internet para e-commerce.

A escola não deve estar alienada diante do futuro presente, é preciso se apropriar das novas possibilidades formadas pelas novas tecnologias. Elaborar aulas que trazem para a sala de aula a realidade do aluno, aulas criativas em que realmente haja aprendizado, que seja envolvente, que despertem nos alunos o desejo de buscar, de aprender, de quer fazer algo para seu crescimento. E pra isso, educador precisa conhecer os instrumentos dos quais pode lançar mãos, avaliar se qual tecnologia vai ser útil para um determinado objetivo. não adianta preparar uma aula cheia de coisas diferentes se o aluno não levar nada dela.

Mas afinal quem são os alunos? E qual o papel do professor? Pensando nesses questionamentos pode-se concluir que o profissional da educação deve ter a mente aberta de que também é aluno, ele está aprendendo todos os dias e precisa estar conectado às novas possibilidades de aprender levando isso para a sala de aula. E o aluno também é professor, ele pode trocar conhecimentos uns com os outros e com o professor formando assim uma roda de aprendizagem. O futuro é vivido hoje, está nas mãos do professor, como sempre esteve, armas poderosas para mudar o mundo.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com