TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

ESCOLA E PROFESSOR DESAFIOS DE UM NOVO MILÊNIO

Por:   •  1/5/2015  •  Relatório de pesquisa  •  1.728 Palavras (7 Páginas)  •  887 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1][pic 2]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

PEDAGOGIA

                                         HELGA GERLANE DE SOUZA

                                         VERÔNICA DE CÁSSIA TEIXEIRA

                                         MARIA LÚCIA PEREIRA SANTOS

                                         SUELLEN DE OLIVEIRA DIAS

                                         SÔNIA MARIA TEIXEIRA

ESCOLA E PROFESSOR DESAFIOS DE UM NOVO MILÊNIO

[pic 3]

Bocaiúva - MG

2012

                                         HELGA GERLANE DE SOUZA

                                         VERÔNICA DE CÁSSIA TEIXEIRA

                                         MARIA LÚCIA PEREIRA SANTOS

                                         SUELLEN DE OLIVEIRA DIAS

                                         SÔNIA MARIA TEIXEIRA

ESCOLA E PROFESSOR DESAFIOS DE UM NOVO MILÊNIO

Trabalho apresentado ao Curso de Pedagogia da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as Disciplinas Processo Educativo no Contexto Histórico,Psicologia da Educação I, Teoria Geral do Conhecimento,Sociologia da Educação.  

 

Professores:Carlos Eduardo de Souza

                     Bernadete Strang

                     Márcia Bastos

                     Okçana Battini

Bocaiúva-MG

2012


INTRODUÇÃO

Diariamente vivemos situações que exigem de cada um saber se expressar de diferentes maneiras: oralmente, por escrito, por gestos.

Em cada uam dessas situações o conhecimento prévio e conchecimento adquirido nas escolas podem garantir melhores resultados, já que estamos em contato, a todo momento, com pessoas que também fazem parte de uma sociedade, onde a comunicação é o elemento fundamental de interação entre todos.

Por essa razão, a escola e o professor tornam-se cada vez mais importantes, neste contexto, para apropiciar aos alunos condições para ampliação do conheicmento e para adquirir uma visão crítica, da sociedade em que está inserido.

Assim, os professores trabalham visando a formação do educando como cidadao, resgantando valores e reafirmando princípios éticos de solidariedade, jusitça e liberdade.

Portanto faz se necessário que a escola trabalhe os conteúdos para a formação do ser humano integral, onde o sistema de valores conduzirá as atitudes dos alunos, suas ações, sua conduta de cooperar, ajudar, respeitar e participar.

“A escola forma para a vida e para a vivência plena da cidadania. Essa é uma sentença constantemente pronunciada por educadores. Nela está embutida a idéia de formação para os valores, como o respeito, a solidariedade, a responsabilidade, a honestidade etc (...).

(MORETTO, 2002)

A presente produção textual interdisciplinar objetiva uma comparação entre práticas de professores com díades diferentes que lecionaram em tempos históricos diferentes para saber o que mudou na forma de ensinar, quais as mudanças causadas pelas novas tecnologias e qual é a função do professor e o papel da escola nestes novos tempos.


DESENVOLVIMENTO

A sociedade atual espera dos professores o comprometimento com a formação de um educando capaz de assumir-se como ser social e histórica transformador e criador. Coerente com essa perspectiva, o professor não pode ser meramente um informador ou reprodutor do conhecimento, mas um mediador, um orientador.

Assim, a função do professor é ser capaz de estimular seus alunos com propostas desafiadoras e questionamentos que impulsionem o educando a buscar, pesquisar, encontrar soluções e formular novos problemas.

“Devemos pensar num novo professor, mediador do conhecimento, sensível e crítico, aprendiz permanente e organizador do trabalho na escola um orientador, um cooperador, curioso e, sobretudo, um construtor de sentidos. Ensinar não é transferir conhecimentos; mas criar as possibilidades para a sua produção ou a sua construção”.

(FREIRE, 1997 IN: MOACYR GADOTTI, 2000)

Com o passar dos tempos, o avanço dos meios de comunicação e as mudanças e transformações ocorridas na sociedade, a forma de dar aula também mudou: antes os professores usavam principalmente o quadro e o giz, faziam cartazes para a memorização dos conteúdos, os livros didáticos disponíveis eram poucos e os materiais e recursos na escola para os professores lecionarem escassos. Hoje, o professor tem condições de utilizar a Internet e enriquecer a sua aula com infinitas possibilidades, há modernos recursos tecnológicos que propiciam uma boa aula.

O método de sino também mudou; o histórico – critico sobressai ao tradicional método utilizado no passado, assim como a função da escola: antes a função era apenas transmitir conhecimentos para que os indivíduos possam viver em sociedade, hoje, é dar condições para que o indivíduo se desenvolva psico-físico e criticamente.

Ana Maria (36) pensa que “a escola mudou porque ela acompanha as mudanças e as transformações da sociedade”.

Para os professores mais velhos tradicionalistas, as mudanças na sociedade trouxeram impactos negativos porque além de ensinar, os professores tinham que lidar com os conflitos pessoais dos alunos e os professores mais novos pensam que as mudanças foram positivas porque propiciaram uma infinidade de novas formas de ensinar.

CONSIDERAÇÕES FINAIS

Educar é uma atividade humana e formadora.

Pode-se concluir que os professores tradicionalistas não conseguem lidar e se adequar as mudanças pelas quais a sociedade passa, ainda tem como concepção que a escola tem como função repassar conteúdos e suas aulas são limitadas ao quadro e giz.

Os professores atuais têm a concepção de escola, a de uma instituição capaz de dar condições aos alunos para que se desenvolvam plenamente formando cidadãos líderes, colaboradores e criativos, valorizando sempre a ação, a reflexão e a tomada de consciência de seu papel na sociedade.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9.7 Kb)   pdf (117.2 Kb)   docx (26.4 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com