TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Riscos Ergonômicos

Por:   •  10/6/2015  •  Relatório de pesquisa  •  553 Palavras (3 Páginas)  •  327 Visualizações

Página 1 de 3

UNIT

UNIVERSIDADE TIRADENTES

EDUARDO BEVILAQUA

PESQUISA DE GERENCIAMENTO DE RISCOS:

RISCOS ERGONÔMICOS.

ARACAJU

2013

EDUARDO BEVILAQUA

PESQUISA DE GERENCIAMENTO DE RISCO:

RISCOS ERGONÔMICOS.

Trabalho apresentado ao professor Alex Melo Santos que servirá como forma de avaliação para a disciplina de Gerenciamento de riscos.

                                                       

                                                               

                                                               

Aracaju

2013


RISCOS ERGONÔMICOS

                  São os riscos ligados à execução e à organização de todos os tipos de tarefas que envolvam postura incorreta ou equipamentos inadequados as atividades. Por exemplo, a altura inadequada do assento da cadeira, a altura de encosto das costas, altura do monitor na mesa de trabalho, a distância insuficiente entre as pessoas numa seção, a monotonia do trabalho, e treinamento inadequado ou inexistente, etc.

A Organização Internacional do Trabalho (OIT) define a ergonomia como a "aplicação das ciências biológicas humanas em conjunto com os recursos e técnicas da engenharia para alcançar o ajustamento mútuo, ideal entre o homem e seu trabalho, e cujos resultados se medem em termos de eficiência humana e bem estar no trabalho".

Agentes ergonômicos geram distúrbios psicológicos e fisiológicos e podem  provocar sérios danos à saúde do trabalhador podendo comprometer sua produtividade, saúde e segurança.

Para evitar que esses agentes comprometam a atividade é necessário adequar o homem às condições de trabalho, do conforto físico e psíquico e ambiente organizado.

Essa adequação pode ser obtida por meio de melhores condições de higiene no local de trabalho, modernização de máquinas e equipamentos, uso de ferramentas adequa-     das, alterações no ritmo de tarefas e postura adequada.

   

CONCLUSÃO

Neste relatório conclui-se que os riscos ergonômicos e seus agentes são responsáveis por grande número de acidentes de trabalho e afastamentos e investimentos em maquinário e equipamentos, como treinamentos dos funcionários é um grande aliado para diminuição desses agentes causadores, porque tornam o trabalho mais fácil e organizado aumentando também a capacidade de produzir resultados maiores e melhores em um ambiente saudável e organizado.

REFERÊNCIAS

NETO, Martins Edgar. Apostila de Ergonômia, Artigo Prof. Edgar Martins Neto. Disponivel em: http://www.ergonomianotrabalho.com.br/artigos/Apostila_de_Ergonomia_2.pdf .

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.1 Kb)   pdf (80 Kb)   docx (9.8 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com