TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos Modais

Por:   •  24/6/2015  •  Projeto de pesquisa  •  1.207 Palavras (5 Páginas)  •  229 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]GOVERNO DO ESTADO DE MATO GROSSO[pic 2]

UNIVERSIDADE DO ESTADO DE MATO GROSSO

CAMPUS UNIVERSITÁRIO “DEP. EST. RENE BARBOUR”

CURSO DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

FUNDAMENTOS DE ENGENHARIA DE ALIMENTOS

AMANDA KAROLINE RODRIGUES

CAROLINA SOARES

CHRÍSSIE RHANE

GABRIELA SOUZA ALVES

TIPOS DE MODAIS

BARRA DO BUGRES

2014

AMANDA KAROLINE RODRIGUES

CAROLINA SOARES

CHRÍSSIE RHANE

GABRIELA SOUZA ALVES

TIPOS DE MODAIS

Trabalho apresentado à disciplina Distribuição de Alimentos do Curso de Engenharia de Alimentos da Universidade do Estado de Mato Grosso sob orientação da Prof.ª Msc. Tatiane Villela.

BARRA DO BUGRES

2014

INTRODUÇÃO

O transporte é uma das atividades mais importantes para a logística e na maioria das empresas tem papel fundamental para a prestação do serviço do cliente.

Fleury (2000,p.126) afirma que o transporte representa uma média cerca de 60 % das despesas logísticas. O fator transporte tem forte influência nos resultados referentes as operações empresariais, sendo muito importante para as empresas escolher um modal que corresponda as expectativas tanto na questão financeira quanto do nível de satisfação do cliente. O sistema de transporte no brasil vem passando por uma grande transição no que diz respeito a utilização de mais de um modal na movimentação das cargas.  

Este trabalho tem como principal objetivo fazer um rápido levantamento das cinco opções de modais com a intenção de contribuir na melhor escolha do modal. 

  1. TIPOS DE MODAIS

O movimento da economia abrange o transporte através da circulação dos fluxos de mercadorias, passageiros e serviços. Atualmente, possuem diversas maneiras de se realizar este transporte, sendo eles individuais ou coletivos, públicos ou privados.

  1.  RODOVIÁRIO

No Brasil Colonial, a má situação econômica de Portugal, aliada ao desinteresse na aplicação de recursos para o desenvolvimento de uma colônia que não aparentava proporcionar o retorno financeiro imaginado, acarretou um sistema muito precário de vias terrestres. Os caminhos abertos no Brasil até 1822 estavam relacionados às necessidades dos engenhos, às atividades de apreensão de indígenas, à criação de comércio de gado e à procura de metais e pedras preciosas (MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES).

As ligações entre as capitanias se faziam por mar, em longas e perigosas viagens, com a utilização de uma gama variada de embarcações. Muito por conta deste fator, as capitanias se desenvolveram em torno dos portos marítimos (MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES).

No início do século XIX, com a vinda da família real, o Brasil passa a ter mais uma preocupação governamental além das vias de comunicações. Em 28 de janeiro de 1808, D. João afirmou a Carta Régia, abrindo os portos do país ao comércio das nações que mantinham laços pacíficos com Portugal. Determinou-se providências para facilitar a navegação do Madeira, Mamoré, Guaporé e do Amazonas, assim como o do Arinos e do Tapajós, além de mandar abrir estradas e estabelecer correios entre as diversas capitanias e a Corte, regularizando a comunicação interna com São Paulo, Vila Rica, São João Del Rei, Sabará, Vila do Príncipe e Via Boa de Goiás (MINISTÉRIO DOS TRANSPORTES).

O desenvolvimento dos transportes, com o surgimento das ferrovias possibilitou a expansão da industrialização em diversos países. Atualmente, o Brasil utiliza-se muito o transporte rodoviário. Este tipo de modal possui diversas vantagens como a ampla disponibilidade, agilidade no transporte, fácil gerenciamento e fácil adaptação em vista a outros modais, já sua desvantagem se dá ao alto custo e valor de transporte, alto risco de furto, limite de tamanho de carga segundo o veículo, grande taxa de poluição e um dos fatores que prejudicam este tipo de modal, é a logística e o péssimo estado das rodovias em algumas regiões (HALLMANN, 2012).

Os tipos de transporte deste modal são carretas, caminhões, bitrens e treminhões, e são indicados para trajetos de curta distância e de mercadorias perecíveis, além de serem complementos para outros modais (Logística para todos, 2011).

  1.  HIDROVIÁRIO

O transporte hidroviário é bastante utilizado para cargas grandes, longa distância e cabotagem. Podendo ser feito por via marítima, fluvial e lacustre. Além de realizar o transporte dos produtos já industrializados, este modal também se encarrega do transporte de matérias-primas e minérios (HALLMANN, 2012).

Suas grandes vantagens são: a capacidade de transportar grandes volumes, frete de custo baixo, pouco impacto ambiental e transporte oceânico. Como desvantagens, temos: longo tempo de viagem, dependência de portos e de difícil gerenciamento (Logística para todos, 2011).

  1.  FERROVIÁRIO

O transporte ferroviário é utilizado para cargas de volume expressivo, principalmente a longas distâncias.  Porém, no Brasil, este meio de transporte sofre de deficiência devido à ausência de ferrovias. É um modal de baixo custo, pode ser utilizado para transportar matéria-prima, produtos siderúrgicos e minérios, pois suporta grandes cargas, podendo ficar isento de taxas e manuseio, inexistência de pedágios e alta eficiência energética. Em contrapartida, existe a falta de flexibilidade do trajeto, necessidade de entrepostos especializados e dependência de outros modais para finalizar o transporte (Logística para todos, 2011).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (9 Kb)   pdf (294.3 Kb)   docx (416.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com