TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os Tipos de Forros

Por:   •  14/11/2017  •  Trabalho acadêmico  •  1.742 Palavras (7 Páginas)  •  313 Visualizações

Página 1 de 7

[pic 1]

FACULDADE EVANGÉLICA DE GOIANÉSIA

ENGENHARIA CIVIL – CONSTRUÇÃO CIVIL II

“TIPOS DE FORROS”

ANTÔNO PEREIRA

LUCAS CAMARGO

OVÍDIO FAGNER

TIAGO FERNANDES

Goianésia-GO

09/2017


ANTÔNIO PEREIRA

LUCAS CAMARGO

OVÍDIO FAGNER

TIAGO FERNANDES

“TIPOS DE FORROS”

Trabalho referente a um estudo a respeito de alguns tipos de forros, no curso de graduação em Engenharia Civil da Faculdade Evangélica de Goianésia – FACEG.

Professor Orientador: Welinton Rosa da Silva.

Goianésia-GO

09/2017

LISTA DE FIGURAS

Figura 1 - Gesso tabicado. ...................................................................................................... 04

Figura 2 - Elementos de Sustentação do Gesso Tabicado. .................................................... 04

Figura 3 - Forro de Madeira. .................................................................................................. 05

Figura 4 - Forro de Madeira. .................................................................................................. 05

Figura 5 - Forro de Fibra Mineral. ......................................................................................... 06

Figura 6 - Forro de Fibra Mineral. ......................................................................................... 06

SUMÁRIO

1-        INTRODUÇÃO        1

2-        OBJETIVOS        2

3-        FORRO DE GESSO TABICADO        3

4-        FORRO DE MADEIRA/LAMBRIL        4

5-        FORRO DE FIBRA MINERAL        6

6-        CONCLUSÃO        7

REFERÊNCIAS        8

        


  1. INTRODUÇÃO

Segundo Martin (2011) forros são utilizados para proteger os ambientes, proporcionando um conforto térmico e acústico, os forros são mais do que um simples revestimento, é fundamental sua utilização em qualquer tipo de construção. Um importante requisito a se levar em consideração é o fato da luminosidade dos ambientes. Um forro quando feito na tonalidade branca agrega mais claridade ao ambiente, reduzindo o custo de energia.

De acordo com Campeol (2015) o forro muita das vezes é pronunciando como uma forma de vedação do plano horizontal, devido ele ser utilizado para dar acabamentos, decoração e isolamentos, podendo também ser rebaixado ou não.

O intuito deste trabalho é demonstrar a necessidade de um forro na construção civil, as economias que ele gera, o acabamento final que ele é capaz de resultar, os tipos de forros que foram propostos, suas vantagens e desvantagens.

Desse modo, neste trabalho foram descritos e identificados três tipos de forros existentes no mercado da construção civil, esses existentes em algumas edificações na cidade de Goianésia. Sendo assim, é possível identificar quais forros são aconselháveis para cada situação e ambiente.

  1. OBJETIVOS

O objetivo do presente trabalho é mostrar alguns dos diversos tipos de forros presentes na construção civil, demonstrando suas aplicações e qual a melhor escolha para cada ambiente.

  1. FORRO DE GESSO TABICADO

Presente na maioria das construções atuais, o gesso tem se tornado um aliado bastante confiável dos engenheiros e arquitetos na construção civil. Algumas das razões para tal feito, são os benefícios e praticidades que este material nos traz, pois, o mesmo facilita as instalações elétricas, a colocação de luzes, e ainda melhora consideravelmente a proteção térmica e acústica. Além disso, sua aplicação é bastante simplificada e promove um acabamento muito bonito e de excelente qualidade ao ambiente.

Diversas técnicas são utilizadas na hora da aplicação do gesso, porém, existe uma em específico que vem ganhando muito destaque, é o rebaixamento de gesso. Também conhecido como Forro Dilatado ou Forro Tabicado, nada mais é que um afastamento das placas de gesso das paredes, simulando uma junta de dilatação, o que cria um pequeno vão entre o teto e as alvenarias, passando uma sensação de que o teto está flutuando.

Além das vantagens estéticas, o gesso tabicado ainda possui outra atribuição. O mesmo evita o aparecimento de trincas, pois ajusta o forro ao ambiente no que diz respeito à dilatação, assentamento e movimentação da alvenaria, como também as trepidações que ocorrem em razão de agentes externos.

Portanto, o gesso tabicado se mostra como uma alternativa econômica e eficaz de revestimentos em paredes de alvenaria, pois são de fácil instalação, versáteis e de secagem rápida. Sendo assim, tendo em vista que a decoração de um ambiente envolve uma série de fatores e é a união dos mesmos que o deixam mais agradável, pode-se dizer que esta técnica veio para ficar no mercado.

[pic 2][pic 3]

Figura 01 – Gesso Tabicado.

        Figura 02 -  Elementos de Sustentação do Gesso Tabicado.

  1. FORRO DE MADEIRA/LAMBRIL

A madeira é um clássico nesse tipo de acabamento, e a instalação pode ser feita de diversas maneiras, como Lambril (tábuas são fixadas internamente nas vigas); posicionadas sobre madeiras externas que ficam aparente, entre outras possibilidades.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.2 Kb)   pdf (318.8 Kb)   docx (239.3 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com