TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Os metais

Seminário: Os metais. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  28/5/2013  •  Seminário  •  1.919 Palavras (8 Páginas)  •  506 Visualizações

Página 1 de 8

1º Passo

Pesquisar em livros da área, revistas e jornais ou sites da internet as principais características dos materiais que apresentam as classificações básicas que são os metais cerâmicas polímeros e compósitos.

Os metais

 Normalmente combinações de elementos metálicos

 Excelente condução elétrica e de calor e tem aparência lustrosa

 São fortes mas deformáveis

 São extensivamente usados em aplicações estruturais

Cerâmicos

 Compostos que contem elementos metálicos e não metálicos

 Fracos condutores de eletricidade e calor

 Duros e frágeis (quebradiços)

 Mais resistentes a altas temperaturas e ambientes agressivos do que os metais e os polímeros

Polímeros

 Em geral, compostos orgânicos que são plásticos ou borrachas (polietileno, Teflon)

 Feitos de carbono, hidrogênio e outros elementos não metálicos

 Em geral, moléculas grande (macromoléculas)

 Baixa densidades e muito flexíveis

Compósitos

 Compostos de mais de um tipo de material (fibra de vidro é feita de fibras de vidro em bebidas num polímero)

 Apresentam uma combinação das melhores características de cada componente (a fibra de vidro adquire a resistência a tensão do vidro e a flexibilidade do polímero)

2. Completar a tabela e apresentada a seguir de acordo com os estudos realizados no passo 1 sobre as noções básicas de materiais metálicos.

Estrutura cristalina Átomos por célula unitária Parâmetro de rede Fator de empacotamento Exemplo de Metais

Cúbica simples 1 2 R 0,52 Manganês

Cúbica de corpo centrado 2 4R 0,68 Cromo

Cúbica de face centrada 4 2 0,74 Chumbo

2º Passo

1. Definir em equipe de acordo com o estudo feito no passo 1, qual será o material metálico utilizado no vasilhame que o grupo desenvolverá e apresentar as características desse material

O vasilhame desenvolvido será usado para conter refrigerante, bebida muito apreciada nos meios sociais dos mais diferentes níveis.

O vasilhame terá como matéria prima o Alumínio que tem como característica a resistência a oxidação e corrosão, isso se deve principalmente a presença do cromo, que a partir de um determinado valor e em contato com o oxigênio, permite a formação de uma película finíssima de óxido de cromo sobre a superfície do alumínio que é impermeável e insolúvel nos meios corrosivos usuais.

As ligas de alumínio são também utilizadas para a fabricação de latas. O alumínio não é tão forte quanto a folha de flandres e cuidados especiais são necessários para evitar distorção do fundo durante o processamento pelo calor e para proteger de amassaduras durante a distribuição.

O alumínio é atóxico, resistente e maleável. É, por tais características, o material ideal para acondicionar alimentos, produtos de higiene e beleza e, ainda, medicamentos sensíveis à luz, à água e ao calor. Na produção das latinhas, o alumínio oferece embalagens mais leves, resistentes, econômicas e seguras para o consumidor.

2. Justificar a escolha do material do vasilhame relacionando com a bebida que será armazenada no mesmo.

A priori é um produto leve, reciclável, pela propriedade física tem sido possível o desenvolvimento do sistema de abertura de latas sem abridor. A tampa é fácil de abrir e também "ecológica", pois retêm o anel, evitando a poluição ambiental. As latas de alumínio por serem atóxicas, fortes, leves e inquebráveis são o material ideal para acondicionar bebidas. Além disso, elas não enferrujam, mantendo o sabor da bebida inalterado.

O alumínio não é corrosivo a muitos alimentos e não produz sabores e odores anormais.

Um outro fator é que o alumínio é inoxidável e também é uma liga de ferro e cromo, podendo conter também níquel, molibdênio e outros elementos, que apresenta propriedades físico-químicas, sendo a alta resistência à oxidação atmosférica que é a sua principal característica.

Pensando no meio ambiente o alumínio é reciclável:

Alumínios recicláveis: latas de óleo, azeite, salsicha, leite em pó, refrigerante, cerveja, goiabada, ervilha. Embalagem de marmitas (alumínio), sucatas, panelas, desodorante spray, canecos, clips e grampos.

Estas embalagens são seguras e econômicas para o consumidor. Seu processo de vedação garante total segurança aos produtos acondicionados, e ela não se fragmenta quando cai no chão. Além disso sua capacidade (350ml) é ideal para o consumo individual, não havendo desperdícios.

As embalagens de metal aumentam o tempo de venda do conteúdo e podem resistir à pressão mecânica. As embalagens metálicas são infinitamente recicláveis (ABRE,2004).

Visando o lado Marketing as latinhas são atraentes, práticas, fáceis de manusear e amigas da natureza, estando presentes em nosso dia-a-dia, durante as refeições, em shows, bares, praias, alegrando nossa vida com seu visual moderno e variado.

Diferente de outros recipientes, as latinhas de alumínio são invioláveis, o que garante a boa procedência e qualidade do líquido em seu interior. Segundo um grande fabricante de bebidas, é comum casos de violação de garrafas, já que existem mecanismos que permitem a violação do vasilhame sem que o consumidor perceba, sendo possível destampar e tampar um frasco sem que isso seja notado, a não ser por um perito.

Por beneficiar tanto os consumidores quanto os distribuidores e comerciantes, a indústria de bebidas passou a embasar seus produtos em latas de alumínio, o que foi aceito de forma irrestrita pelo mercado.

Em

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.2 Kb)  
Continuar por mais 7 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com