TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Metais

Dissertações: Metais. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/5/2013  •  2.215 Palavras (9 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 9

Tabela Periódica

A tabela periódica é uma forma de organizar todos os elementos químicos conhecidos, levando em conta diversas de suas características.

Os elementos são colocados em faixas horizontais (períodos) e faixas verticais (grupos ou famílias). Em um grupo, os elementos têm propriedades semelhantes e, em um período, as propriedades são diferentes.Na tabela há sete períodos. Os grupos são numerados de 0 a 8. Com exceção dos grupos 0 e 8, cada grupo está subdividido em dois subgrupos, A e B. O grupo 8 é chamado de 8B e é constituído por três faixas verticais. Modernamente, cada coluna é chamada de grupo. Há, portanto, 18 grupos numerados de 1 a 18.

A importância dos metais para o homem

Desde os tempos mais primitivos, o avanço tecnológico sempre esteve ligado à descoberta e uso dos metais como ferramentas. Na última fase do período Neolítico, a Idade dos Metais, deu-se o início da dominação dos metais pelas primeiras sociedades sedentárias. Aos poucos a pedra foi sendo substituída pelos metais, obtidos com técnicas de fundição que o homem foi desenvolvendo. Os utensílios e armas ficaram cada vez mais eficientes, o que permitiu ao homem caçar grandes animais, bem como se proteger deles. É bem provável que algumas civilizações tenham sucumbido diante das civilizações que obtinham o domínio dos metais.

Os primeiros metais utilizados pelo homem pré-histórico foram o cobre (por ser maleável podia ser manuseado sem aquecimento; depois passou a ser aquecido e colocado em formas), o estanho, o bronze (material mais resistente, utilizado em capacetes, escudos, lanças, espadas) e, por último, o ferro, mais difícil de ser manuseado.

Nos dias de hoje, com técnicas de extração e utilização cada vez mais avançadas, fica difícil imaginar a vida sem os metais

Liga Metálica

Ligas Metálicas são ligas formadas pela união de 2 ou mais metais, podendo ainda incluir não-metais, mas sempre com predominância dos elementos metálicos. Apesar da grande variedade de metais existentes, a maioria não é empregada em estado puro, mas em ligas com propriedades alteradas em relação ao material inicial, o que visa, entre outras coisas, a reduzir os custos de produção. As indústrias automobilísticas, aeronáuticas, navais, bélicas e de construção civil são as principais responsáveis pelo consumo de metal em grande escala. São também representativos os setores de eletrônica e comunicações, cujo consumo de metal, apesar de quantitativamente inferior, tem importância capital para a economia contemporânea. Ligas metálicas são materiais de propriedade semelhantes às dos metais e que contêm pelo menos um metal em sua composição. Há ligas formadas somente de metais e outras formadas de metais e semimetais (boro, silício, arsênio, antimônio) e de metais e não-metais (carbono, fósforo). É interessante constatar que as ligas possuem propriedades diferentes dos elementos que as originam. Algumas propriedades são tais como diminuição ou aumento do ponto de fusão, aumento da dureza, aumento da resistência mecânica.Ligas metálicas mais comuns no cotidiano:

•Aço — constituído por Fe e C.

•Aço inoxidável — constituído por Fe, C, Cr e Ni.

•Ouro de Jóias — constituído por Au (75 %), Ag e/ou Cobre (25 %) para o ouro 18K. O ouro 24K é ouro puro.

•Amálgama dental (utilizada em obturação) — constituída por Hg, Ag e Sn.

•Bronze — constituído por Cu e Sn.

•Latão (utilizado em armas e torneiras) — constituído por Cu e Zn

Propriedade dos Metais

Condutividade Térmica e Elétrica : Os metais possuem elétrons livres em suas ligações metálicas, o que permite um trânsito rápido de temperatura e calor. É por este motivo que os metais são bons condutores de calor e temperatura.

Resistência: Os metais resistem bastante quando são tracionados com forças que tendem alongar ou torcer uma barra ou fio metálico. Estas propriedades vêm do fato, de que, a ligação metálica e muito forte, ou seja, mantém os átomos bem unidos.

Ponto de fusão e de ebulição altos: Os metais fundem e fervem em temperaturas geralmente bem elevadas, devido à ligação metálica ser muito forte, como mencionado na propriedade anterior, os átomos são intensamente unidos.

Brilho: os objetos metálicos, quando polidos, apresentam um brilho característico dos metais, por causa dos elétrons livres localizados na superfície dos metais que absorvem e irradiam a luz.

Maleabilidade: essa é a capacidade que os metais têm de produzir lâminas e chapas muito finas.

Ductibilidade: Se aplicarmos uma pressão adequada em regiões específicas na superfície de um metal, esse pode se transformar em fios e lâminas, devido o deslizamento provocado nas camadas de átomos.

Condutibilidade: os metais são ótimos condutores de corrente elétrica e de calor. Os fios de transmissão elétrica são feitos de alumínio ou cobre, assim como as panelas que usamos para cozinhar alimentos. Os metais possuem a capacidade de conduzir calor de 10 a 100 vezes mais rápido do que outras substâncias.

Elasticidade: característica apresentada por alguns metais que faz com que, depois de serem pressionados por uma força, voltem à sua forma de origem.

Oxidação dos Metais

A maioria dos metais tende a se oxidar quanto expostos ao ar, especialmente em ambientes úmidos. Entre os vários procedimentos empregados para evitar ou retardar a corrosão, os mais comuns são a aplicação de pinturas protetoras, a formação de ligas com outros elementos que reduzam ou eliminem tal propensão e a conexão a pólos elétricos que impeçam a ocorrência do fenômeno.

É interessante o caso do alumínio, que, em presença do oxigênio, forma uma delgada película de óxido que detém a oxidação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (14.3 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com