TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA SIMPLES COM BARRAS DE TRANSFERÊNCIA

Por:   •  8/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  5.966 Palavras (24 Páginas)  •  271 Visualizações

Página 1 de 24

Deborah Nara Lelis Barbosa José Guilherme Miranda Damous José Lucas Alves de Oliveira Milena Marra Borges

Thaís de Araújo Silva

PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA SIMPLES COM BARRAS DE TRANSFERÊNCIA

GOIÂNIA 2016


PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA SIMPLES COM BARRAS DE TRANSFERÊNCIA

[pic 2][pic 3]

GOIÂNIA 2016


José Guilherme Miranda Damous José Lucas Alves de Oliveira Milena Marra Borges

Thaís Araújo Silva

PAVIMENTAÇÃO RÍGIDA SIMPLES COM BARRAS DE TRANSFERÊNCIA

[pic 4][pic 5]

Aprovado em:

BANCA EXAMINADORA

 _        /   / _         Prof. Nome

Universidade Paulista – UNIP

 _        /   / _         Prof. Nome

Universidade Paulista – UNIP

 _        /   / _         Prof. Nome

Universidade Paulista – UNIP


Este trabalho tem como objetivo apresentar os tipos de pavimentações existentes, visando e aprofundando-se no pavimento em concreto simples com barra de transferência, um tipo de pavimentação rígida que será utilizada no trecho do BRT (Bus Rapid Transit ou Transporte Rápido por Ônibus), obra que está sendo executada na cidade de Goiânia - GO, e que será apresentada no estudo de caso. Primeiro é realizado um levantamento bibliográfico para iniciar-se no tema, começando por um breve histórico da pavimentação e os tipos de pavimentações existentes. Em seguida serão apresentados os métodos e etapas de execução, listando os principais equipamentos e materiais utilizados na pavimentação rígida simples com barras de transferência.

Palavras chave: Pavimentação Rígida; Concreto Simples; Barra de Transferência; BRT (Transporte Rápido por Ônibus).


This paper aims to present the different types of flooring , aiming and deepening the simple concrete floor with transfer bar , a type of hard flooring that will be used in the BRT stretch (Bus Rapid Transit or Rapid Transport by bus ) work being performed in the city of Goiania - GO , which will be presented in the case study . First is based on a literature to start on the subject, starting with a brief history of the paving and the types of floorings. Next will be presented the methods and implementation steps, listing the main equipment and materials used in simple rigid pavement with transfer bars.

Key-words: Rigid Paving; Simple Concrete; Transfer Bar; BRT (Bus Rapid Transit).


  1. INTRODUÇÃO

Percorrer a história da pavimentação nos remete à própria história da humanidade, passando pelo povoamento dos continentes, conquistas territoriais, intercâmbio comercial, cultural e religioso, urbanização e desenvolvimento. As técnicas de pavimentação evoluíram e sempre evoluirão com os meios de transporte terrestre (ANDRADE, 2011).

Sobre a definição de pavimento, Andrade (2011), o define como uma  estrutura que consiste em múltiplas camadas constituídas sobre terraplanagem, que é destinada para técnica e economicamente resistir aos esforços oriundos do tráfego e as melhores condições do rolamento.

Outra definição a ser utilizada poderia ser a do Senço (2007), que define pavimento como um sistema de várias camadas de espessuras finitas que se assenta sobre um semi-espaço infinito e exerce a função de fundação da estrutura, chamado de subleito.

Segundo Senço (2007), pavimento é a estrutura construída sobre a terraplanagem e destinada, técnica e economicamente, a:

  1. Resistir aos esforços verticais oriundos do tráfego e distribuí-los;
  2. Melhorar as condições de rolamento quanto ao conforto e segurança;
  3. Resistir aos esforços horizontais (desgaste), tornando mais durável a superfície de rolamento.

Em 2015 a Confederação Nacional de Transportes (CNT) realizou uma pesquisa, e teve como resultado que o Brasil tem anualmente prejuízo, somente em exportação de milho, de aproximadamente R$ 3,8 bilhões. E o principal motivo que leva a esse prejuízo, é a deficiência da pavimentação de grande parte das rodovias brasileiras.

A maior parte da pavimentação encontrada no Brasil é a pavimentação  flexível (asfalto), sendo muito comum encontrar deficiências nesse  tipo pavimentação. Muitas vezes tais desgastes e deficiências são relacionadas à fadiga devido o aumento do fluxo intenso de automóveis, e/ou excessos de carga que sobrecarregam e acabam diminuindo a vida útil desse tipo de pavimentação.


Ainda que os pavimentos flexíveis sejam os mais usados, o uso da pavimentação rígida (concreto), no Brasil não é novidade, sendo que a primeira pavimentação rígida a ser executada tenha ocorrido na década de 20.

Alguns motivos que fazem com que a pavimentação rígida não seja muito executada no Brasil, são pelo fato de possuir um custo inicial muito alto, se comparado com o pavimento flexível, e pela a demora na conclusão de obras realizadas em locais onde o trânsito tenha fluxo intenso e constante.

Apesar desses motivos, muitos estados já utilizam essa pavimentação, principalmente onde o tráfego é maior. Utilizam em aeroportos, corredores de ônibus, e entre outros.


  1. OBJETIVOS

  1. Objetivo Geral

Este trabalho tem como objetivo apresentar as classificações dos tipos de pavimentos utilizados em rodovias, estradas urbanas e aeroportos, e as utilizações dos mesmos.

  1. Objetivo Específico

Visando a aplicação do Pavimento Rígido Simples com Barra de Transferência no Eixo Norte-Sul do BRT, na cidade de Goiânia-GO, este trabalho estará destacando a execução, os materiais utilizados, fazendo uma relação entre custo e benefício.


  1. PAVIMENTAÇÃO

Levando em consideração as características físicas de pavimento, Silva (2011), define como uma superestrutura composta por camadas de materiais distintos com uma complexa interligação de suas propriedades, como resistência e deformabilidade, calculadas quanto às tensões e deformações solicitadas. Este conjunto é sobreposto ao terreno de fundação, considerado como infra-estrutura, previamente analisado e tratado, denominado de subleito. Ainda segundo Silva (2011), essa superestrutura tem como objetivo fundamental resistir, distribuir e repassar ao subleito as cargas solicitadas à via para qual é dimensionada, melhorando as condições de tráfego quanto à comodidade e à segurança para o usuário. Balbo (2007) acrescenta que é prioridade o controle de custos de implantação e manutenção, visto que esta estrutura deve sempre ser mantida em bom estado de rolagem para melhor atender o usuário.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (41 Kb)   pdf (1.6 Mb)   docx (1.3 Mb)  
Continuar por mais 23 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com