TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PCMSO - Programa de controle médico proteção de saúde e SRPPs

Resenha: PCMSO - Programa de controle médico proteção de saúde e SRPPs. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/2/2014  •  Resenha  •  355 Palavras (2 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 2

EQUIPE:

Ana Gabriela Lima Pereira, Eliel Batista Lopes, Luana Azevedo Néri.

O PCMSO – Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional e o PPRA – Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais, tem por finalidade orientar empregados e empregadores prevenindo-os sobre os riscos existentes no local de trabalho e adequá-lo as normas vigentes. Como por exemplo, o PPRA tem: o nível de barulho das máquinas, nível de calor nos fornos e altos-fornos, o sistema de proteção contra incêndio, as condições das instalações elétricas, etc. Estes são os riscos ambientais. O trabalhador está exposto a todo tipo de riscos físico, químico, biológico e ergonômico, a partir daí ele fica susceptível a apresentar doenças ou sofrer acidentes, aí vem à prevenção e controle, pela engenharia do PPRA e também pela parte médica do PCMSO. Profissionais habilitados analisam tudo na sequência coloca nos relatórios que ficarão em poder das empresas para que sejam feitas as correções e adequações.

A partir de 01 de janeiro de 2004, todas as empresas ficaram obrigadas a elaborar o PPP – Perfil Profissiográfico Previdenciário. O que determina a exposição ou não dos trabalhadores aos agentes noviços, são as Demonstrações Ambientais atualizadas e que podem ser comprovadas pelos seguintes documentos:

1 – PPRA - Programa de Prevenção dos Riscos Ambientais; 2 – PCMSO - Programa de Controle Médico da Saúde Ocupacional; 3 - PCMAT – Programa de Condições e Meio Ambiente de Trabalho Industria da Construção; 4 – LTCAT – Laudo Técnico das Condições Ambientais de Trabalho.

O mais importante em um Laudo Ergonômico é: identificar os riscos, recomendar intervenções e/ou adaptações necessárias podendo ser no ambiente de trabalho, mobiliário, equipamentos, ferramentas e máquinas ou nos processos de trabalho, de forma a proporcionar um melhor conforto, segurança e desempenho eficientes, com o foco de preservar a saúde do trabalhador e especialmente prevenir o acometimento de LER/DORT, para atingir esses objetivos a empresa deverá receber a visita de profissionais habilitados (Técnico ou Engenheiro de Segurança no Trabalho) que passará um documento, com todas as informações necessárias.

REFERÊNCIAS:

- LIVRO DA UNIJORGE ERGONOMIA: PREVENÇÃO DE DOENÇAS OCUPACIONAIS;

- NORMAS REGULAMENTADORAS - SEGURANÇA E SAÚDE DO TRABALHO;

- WWW.SECURITYENGENHARIA.COM.BR/CRBST_19HTML;

- FUNDAMENTO LEGAL: NR 17.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.4 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com