TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PERFIS DE AÇO FORMADOS A FRIO NA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS PARA TELHADOS RESIDENCIAIS COMO ALTERNATIVA AO SISTEMA CONVENCIONAL EM MADEIRA

Por:   •  10/4/2017  •  Trabalho acadêmico  •  3.623 Palavras (15 Páginas)  •  635 Visualizações

Página 1 de 15

[pic 1]

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

DISCIPLINA: PRÁTICA DE PESQUISA 2

Alberto Yuzo Kanie                         RA: 62906

José Guilherme Piazentin Leme     RA: 65195

Rafael Ibanhes Ereno                      RA: 43042

PERFIS DE AÇO FORMADOS A FRIO NA CONSTRUÇÃO DE ESTRUTURAS PARA TELHADOS RESIDENCIAIS COMO ALTERNATIVA AO SISTEMA CONVENCIONAL EM MADEIRA

Prof.: Walbert Chrisostomo

Sorocaba/SP

2016


  1. tema

Perfis de aço formados a frio na construção de estruturas para telhados residenciais como alternativa ao sistema convencional em madeira.

  1. introdução        

O aço é um material que pode ser empregado em diversas partes de uma obra. O Brasil é um dos maiores produtores de aço no mundo, porém esse potencial industrial ainda não é utilizado de maneira expressiva na construção civil, devido à falta de conhecimento do produto (HASS; MARTINS, 2011).

No Brasil ainda é predominante o sistema construtivo convencional, que é um sistema com pouca produtividade e um grande gerador de resíduos. Porém, nos últimos anos o quadro de obras com estruturas metálicas tem crescido expressivamente, gerando uma maior competitividade no mercado. Esse crescimento traz desenvolvimento para a construção civil, possibilitando a utilização do aço em diversos modelos de obras.

Para atender a demanda populacional, é necessária a criação de sistemas construtivos mais eficientes, aumentando a produtividade e diminuindo os desperdícios. A utilização de perfis de aço formados a frio em estruturas de telhados é um exemplo de sistema que foi desenvolvido para ser mais eficiente que o convencional. Esse sistema segue padrões rigorosos de qualidade, que permitem reproduzir com precisão qualquer projeto. Dentre suas principais características estão a leveza do material, que facilita a execução e manutenção, sua resistência e durabilidade.

Entretanto, enfrentamos um problema cultural no Brasil. Apesar do surgimento de novas tecnologias e sistemas com maior qualidade, a demanda, com exceção de empresas e construtoras, ainda buscam trabalhar com sistemas tradicionais. Existe certa barreira com tudo que é inovador ou diferente do comum, o que acaba prejudicando a pesquisa e a escolha do melhor sistema a ser utilizado. A falta de uma análise e um bom planejamento pode gerar maiores gastos e até prejuízos para quem vai construir.

Com base nestas questões, analisaremos o sistema de perfis de aço formados a frio na construção de estruturas de telhados residenciais, a fim de expor suas características, custos gerais, vantagens, desvantagens, comparando-o com o sistema convencional em madeira.

  1. Objetivo geral

O trabalho tem como objetivo realizar uma análise comparativa de custos e apontar as vantagens e desvantagens da utilização de perfis de aço formados a frio na construção de estruturas para telhados residenciais, como alternativa ao sistema convencional de madeira.

  1. objetivos específicos

  • Apontar as vantagens e desvantagens da utilização do sistema de perfis de aço formados a frio em estruturas para telhados residenciais;
  • Levantar e comparar os custos de materiais e instalação para os dois sistemas;
  • Comparar o tempo para construção da estrutura no sistema convencional em madeira com o tempo gasto no sistema de perfis de aço formados a frio.
  1. REVISÃO BIBLIOGRÁFICA

  1. Telhado

  1. Definição

Parte superior e exterior que cobre uma construção e destina-se a proteger o edifício contra ações das intempéries, tais como chuvas, ventos, raios solares, neve, além de impedir a penetração de poeira e ruídos no seu interior (MOLITERNO, 2010).

Os telhados inclinados além da finalidade protetora, também funcionam como um regulador térmico dos ambientes cobertos, já que a camada de ar entre a cobertura e o forro, constitui um excelente isolante térmico (Cardão, 1964). Devido a isso, no Brasil, país de clima tropical, os telhados inclinados são normalmente mais eficientes no que diz respeito ao conforto ambiental.

Porém, como função secundária, o telhado contribui para o aspecto estético, proporcionando, portanto, aos arquitetos e engenheiros grande liberdade para criar várias formas e inclinações de telhados, atribuindo estilo e expressão plástica a uma edificação.

  1. Superfície do Telhado

Em nosso país o sistema de telhas cerâmicas ainda é o mais utilizado. Existem diversos modelos de telhas cerâmicas tais como: Telha Plan, Telha Romana, Telha Portuguesa, Telha Colonial, Telha Italiana, Telha Americana, Telha Francesa, Telha Paulista.

Quanto maior for a inclinação do telhado, maior também será a quantidade do material da cobertura, e consequentemente aumentara a ação de seu peso próprio (MOLITERNO, 2010).

Além das cerâmicas existem também telhas feitas de outros materiais, que aos poucos vêm ganhando espaço no mercado como as: Telha de Concreto, Telha de Fibrocimento, Telha de Vidro, Telha Metálica Galvanizada, Telha Termoacústica (Sanduíche), Telha Ecológica, Telha de Policarbonato, Telha Translúcida e de Polipropileno.

  1. Estrutura do Telhado

A estrutura do telhado tem como função principal a sustentação e fixação das telhas e a transmissão dos esforços para os elementos estruturais, garantindo a estabilidade do telhado, podendo ser construído de madeira, metal ou concreto

De acordo com (LABOUBE, 1995), a estrutura de um telhado deve suportar além do peso próprio de seus componentes, o peso dos revestimentos de cobertura, forros suspensos, materiais de isolamento, cargas de vento, de neve, e outros equipamentos ou elementos fixados ou apoiados à estrutura. Deve-se prever também os carregamentos durante a construção e manutenção. Carregamentos referentes à chuva só devem ser considerados se o projeto da cobertura não prever drenagem apropriada das águas pluviais.

  1. Estrutura de Madeira

WALTER PFEIL (2003) fala que a madeira é provavelmente, o material de construção mais antiga dada a sua disponibilidade na natureza e sua relativa facilidade de manuseio.

Comparada a outros materiais de construção convencionais utilizados atualmente, a madeira apresenta uma excelente relação resistência/peso. Possui ainda outras características favoráveis ao uso em construção, tais como a facilidade de beneficiamento e bom isolamento térmico (WALTER PFEIL, 2003).

Para WALTER PFEIL (2003) as madeiras utilizadas em construção são obtidas a partir do tronco de árvores, distinguindo-se em duas categorias principais.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (24.6 Kb)   pdf (1 Mb)   docx (827 Kb)  
Continuar por mais 14 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com