TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE PRODUÇÃP

Projeto de pesquisa: PESQUISA DE PRODUÇÃP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  16/12/2014  •  Projeto de pesquisa  •  1.674 Palavras (7 Páginas)  •  140 Visualizações

Página 1 de 7

CENTRO DE TREINAMENTO OLÍMPICO DE BMX DO AMAZONAS

PROJETO

Fábio Martins

SUMÁRIO

APRESENTAÇÃO 03

INTRODUÇÃO 04

O BMX 05

PILOTOS AMAZONENSES 06

CENTRO E TREINAMENTO OLÍMPICO DE BMX DO AMAZONAS 07

ESTRUTURA BÁSICA DO CTO 08

ILUSTRAÇÕES DO CTO 09

Fábio Martins

APRESENTAÇÃO

Este projeto se coloca como uma alternativa para o desenvolvimento da atividade esportiva de alto desempenho da modalidade olímpica do BMX ou Bicicross na região norte, especificamente no estado do Amazonas, cuja tradição na prática deste esporte se consolida desde os anos 80 com a produção de atletas competidores em nível nacional e na América latina. Esta proposta se insere no programa Cidade Esportiva do Ministério dos Esportes de acordo com a MEDIDA PROVISORIA Nº 502 de 20 de setembro de 2012 – Dá nova redação às Leis nº 9.615 de 24 de março de 1998, que institui a Bolsa-Atleta; cria os Programas Atleta Pódio e Cidade Esportiva.

3

INTRODUÇÃO

A prática esportiva se traduz acima de tudo por saúde. As pessoas que praticam esporte vivem mais e melhor. O esporte previne e combate doenças do corpo e da mente, torna as pessoas mais produtivas e bem dispostas. Além do mais, o esporte é educativo, pois incutem nos jovens valores tais como a solidariedade, a autoconfiança, a disciplina, a determinação, entre outros que encontram-se carentes na atual conjuntura social. Também Leva as pessoas a se organizarem em grupos, gerando assim laços de amizade e principalmente promovendo a inclusão social, agregando melhores cidadãos a nossa sociedade.

No caso específico da prática do BMX ou Bicicross, estes valores ganham uma maior amplitude, pois este é um esporte para a família, onde os praticantes de ambos os sexos o iniciam a partir dos 5 anos de idade, indo das categorias de base até as de elite (olímpicas) e máster, mantendo com isso um ciclo de prática de pelos menos 45 anos. Esta longa permanência mantém seus praticantes jovens e saudáveis, afastando-os do nefasto mundo das Drogas, que tanto atormentam a sociedade e os governantes, sem falar no alto custo reparador no seu combate. Também afasta os atletas do consumo exagerado de álcool e dos alimentos que induzem a obesidade, outro grande mal do nosso mundo contemporâneo.

No caso do nosso estado, localizado no Coração da Floresta Amazônica, com inúmeros municípios ao redor, a construção de um Centro de Treinamento Olímpico de Bicicross, induz naturalmente a proliferação nas cidades interioranas através da construção de pistas pelas prefeituras locais em sintonia com a iniciativa estadual e em consonância com o programa federal, potencializando os futuros campeões, que por sua vez servem de exemplo para aqueles que venham abraçar esta modalidade esportiva.

No Brasil, o país do futebol, a bola é um bem comum, mas ter uma bicicleta é mais ainda, além da forte tendência de mobilidade urbana e qualidade de vida, poder saltar rampas, fazer curvas em alta velocidade e ganhar corridas também é um grande desejo alimentado por quase todos os jovens, até porque a utilização da bicicleta como meio de transporte cada vez mais se firma como uma alternativa economicamente mais acessível além de ecologicamente correta(Energia Limpa), sem contar naturalmente seus benefícios físicos.

4

O BMX

O BMX ou Bicicross é Um Esporte Olímpico no qual o Brasil será sede das Olimpíadas em 2016, O Bicicross é uma modalidade do ciclismo, inspirada no MotoCross, que fez sua estréia Olímpica em Pequim no ano de 2008, e em Londres 2012 contou a participação de atletas brasileiros, Masculinos e Femininos, praticado com bicicletas de aro 20, consiste em uma competição no formato de corrida em uma pista fechada cheia de obstáculos, constituída por baterias de 8 competidores da mesma categoria, definida pela faixa etária. Estes partem alinhados do inicio da pista, através de um largador eletrônico que faz cair um portão de partida. Correr de BMX é uma sensação incrível e é necessário muita habilidade, treino, técnica e coragem do piloto em um esporte na qual estão intimamente ligados a velocidade a transposição dos obstáculos, o raciocínio rápido e a audácia para proporcionar um grande espetáculo com disputas até a linha de chagada.

O BMX desde sua existência nos anos 60, nos estados Unidos tem cada vez mais ganhado adeptos no mundo todo, através de competições internacionais regidas pela Union Cycliste Internationale – UCI. No Brasil acontecem competições regionais, estaduais, nacionais e internacionais, tendo inclusive o Brasil organizado dois campeonatos mundiais. Com uma maior concentração de pilotos do sudeste e sul do país, seguido pelos estados do Nordeste.

Desta forma, nosso estado necessita aparecer no cenário nacional, mostrando a importância da região Norte para nosso País, liderando um empreendimento pioneiro na prática esportiva para os jovens de todas as idades, com a construção do primeiro Centro de Treinamento Olímpico de BMX no Brasil, tornando-o inclusive apto a sediar competições nacionais e internacionais, na região que mais cresce e se desenvolve no país. Mais uma bandeira no marketing de Manaus

5

PILOTOS AMAZONENSES

Os pilotos AMAZONENSES, mesmo sem pistas de primeira linha, atualizadas tecnologicamente de acordo com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.2 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com