TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA DE VELOCIDADE E RETARDAMENTO

Por:   •  4/11/2019  •  Resenha  •  757 Palavras (4 Páginas)  •  347 Visualizações

Página 1 de 4

UNIVERSIDADE FEDERAL DO RIO GRANDE DO NORTE

DEPARTAMENTO DE ENGENHARIA CIVIL

CURSO DE ENGENHARIA CIVIL

ENGENHARIA DE TRÁFEGO URBANO

Andersson Christyan Soares da Silva

Danyella Dantas Duarte

PESQUISA DE VELOCIDADE E RETARDAMENTO

Trabalho apresentado à disciplina de Engenharia de Tráfego Urbano como parte da avaliação da 1ª unidade, sob a orientação da Profª. Isabel Cristina de Oliveira Magalhães Amorim.

NATAL/RN

2019.2

SUMÁRIO

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        PERCURSO        4

3.        METODOLOGIA        6

4.        RESULTADOS OBTIDOS        8

5.        CONCLUSÃO        9

  1. INTRODUÇÃO

         O presente relatório tem como objetivo apresentar a execução da atividade de pesquisa de velocidade e retardamento, proposta na disciplina de Engenharia de Tráfego Urbano.

         A pesquisa de velocidade e retardamento objetiva medir a velocidade média no espaço e os retardamentos de uma corrente de tráfego ao longo de uma via, a fim de conhecer a facilidade/dificuldade para percorrer a mesma.

         A referida pesquisa é componente do levantamento de dados necessários para análise do desempenho de uma rota, considerando sua eficiência em atender ao tráfego. Identificando os locais de congestionamento e a relação desses com as características geométricas de sinalização. Bem como, por meio desse método também é possível analisar os impactos das alterações realizadas em uma rota, comprando os aspectos da mesma antes e depois das intervenções.

Dessa forma, este relatório apresenta os dados obtidos em uma pesquisa de velocidade e retardamento em um percurso entre os bairros de Lagoa Seca e Nova Descoberta, na cidade de Natal, detalhando os aspectos do, mesmo, evidenciando seus problemas e propondo soluções para fomento de tal rota.

  1. PERCURSO

         O percurso analisado (Imagem 1) compreende a Av. Almirante Alexandrino de Alencar, no bairro de Lagoa Seca, e o Setor IV do Campus Universitário, no bairro de Nova Descoberta, na cidade de Natal, Rio Grande do Norte, totalizando uma extensão de 7,28km.

         O primeiro estágio do trajeto foi percorrido a pé, entre a Av. Almirante Alexandrino de Alencar e a parada de ônibus localizada na Av. Bernado Vieira, em frente ao shopping Midway Mall, perfazendo uma distância de aproximadamente 800m.

         No segundo estágio do trajeto foi utilizado o ônibus da rota 63, da empresa Nossa Senhora da Conceição. Onde iniciou-se, na referida parada, na Av. Bernardo Vieira, e encerrou-se na parada do setor IV, no Campus Universitário, compreendendo uma extensão de 6,48km.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.8 Kb)   pdf (459.2 Kb)   docx (343.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com