TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PESQUISA OPERACINAL

Dissertações: PESQUISA OPERACINAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/11/2013  •  765 Palavras (4 Páginas)  •  432 Visualizações

Página 1 de 4

INTRODUÇÃO

A Pesquisa Operacional é a ciência que cria várias ferramentas para tomada de decisão dentro da empresa, podem ser aplicadas em várias áreas como fábricas, escritórios, hospitais, entre outras. Existem ligações particularmente fortes com a Engenharia da Produção devido ao seu potencial de abordagem de problemas envolvendo meios de produção que são: seres humanos, matérias-primas, recursos financeiros, equipamentos e meio ambiente. Dentro da Pesquisa Operacional ainda podemos contar com o Método Tabular ou Simplex que em teoria de otimização matemática, o algoritmo simplex de George Dantzig é uma técnica popular para dar soluções numéricas de problemas da programação linear. Um método sem relação, mas chamado de maneira similar é o método Nelder-Mead ou método simplex de baixo custo devido a Nelder e Mead (1965) e é um método numérico para otimização de problemas livres multidimensionais, pertencentes à classe mais geral de algoritmos de busca.

A Pesquisa Operacional foi utilizada pela primeira vez na 2ª Guerra Mundial, com o objetivo de resolver problemas militares, a partir disto o sistema foi se desenvolvendo e hoje é utilizado freqüentemente em todo o mundo.

A PO é muito utilizada a partir da necessidade em tomadas das decisões com o objetivo de melhorar o desempenho nas organizações através de modelos matemáticos, suas resoluções são feitas a partir de softwares e/ou programas instalados no computador.

Umas das técnicas mais utilizadas em PO é a programação linear e consiste em uma técnica de otimização, uma função linear de variáveis, chamada de função objetivo sujeita a uma série de equações ou inequações lineares chamadas de restrições. O problema geral de programação linear pode ser definido por maximizar ou minimizar.

PASSO1 / ETAPA 1

PROGAMAÇÃO LINEAR

A programação linear, no campo da programação matemática, é uma área da pesquisa operacional com vasta aplicação em apoio à decisão. O termo “programação”, tanto linear quanto matemática, não tem a ver diretamente com programação de computadores, ou linguagem de programação. Este termo tem origem em suas aplicações, originalmente desenvolvido para resolver problemas industriais. Assim, o termo “programação” da programação linear está relacionado ao planejamento de recursos escassos visando atender as condições operacionais. Estas, por sua vez, são representadas por equações e funções lineares.

A aplicação da programação linear em apoio à decisão ocorre na condição que se decide para atingir um objetivo. Este, por sua vez, é resultante da alocação ótima dos recursos. Por isso caracterizamos a programação linear como uma técnica de otimização. No problema de otimização em siderurgia, por exemplo, buscamos determinar a alocação ótima dos recursos de produção de forma a atender as limitações de capacidades de cada usina e maximizar o lucro resultante. Tanto a função de maximizar o lucro quanto as restrições de capacidade de cada planta são representados por funções lineares. Neste exemplo, o tomador de decisão pode escolher diversas combinações de alocação de seus produtos, no entanto apenas uma combinação é a mais lucrativa. Esta e a combinação ótima que maximiza o lucro, uma função linear, do problema de programação linear.

Programação

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.4 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com