TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM 4 UNIP MARQUES

Casos: PIM 4 UNIP MARQUES. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/11/2013  •  6.205 Palavras (25 Páginas)  •  489 Visualizações

Página 1 de 25

RESUMO

Com o acelerado desenvolvimento no mercado atual de novas tecnologias, as empresas desenvolvedoras de software foram impulsionadas à buscar, melhorias contínuas e atualizações constantes em seus processos de gestão de projetos. Mediante esse cenário, realizar um detalhado plano de negócio empresarial, auxilia no planejamento, e consequentemente no atingir de metas estabelecidas através de soluções, que venham agregar eficiência e qualidade do projeto proposto. O trabalho relatado aqui apresenta uma proposta de implementação de melhorias no sistema de gestão de negócios, realizado em uma organização desenvolvedora de software. O projeto foi definido e planejado de acordo com as atuais práticas empresariais, visando transmitir resultados que superem as expectativas, impactando diretamente nas despesas, visando uma maior competitividade e lucratividade.

Palavra Chave: Implantação de Projeto.

ABSTRACT

With the rapid development in the current market for new technologies, software development companies were driven to seek, continuous improvement and constant updates on their project management processes. Under this scenario, perform detailed solutions that will add efficiency and quality of the proposed project.

The work reported here presents a proposal to implement improvements in the management of the business, accomplished in a software development organization. The project is defined and planned in accordance with current business practices in order to transmit results that exceed expectations, directly impacting in the costs on expenditure towards greater competitiveness and profitability.

Ouvir

Ler foneticamente

Dicionário - Ver dicionário detalhado

Key Word: Deployment Project

SUMÁRIO

1. INTRODUÇÃO...................................................................................06

2.1 Objetivo do Trabalho.........................................................................07

2. ESTRUTURA DO PROJETO.............................................................08

3.2 Descrição da Software Developer.....................................................08

3.3 Identificação dos Problemas.............................................................08

3. DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES.................................................10

4.4 Descrição das Soluções....................................................................10

4. CONSIDERAÇÕES FINAIS...............................................................32

5.5 Metodologia e Conceitos Utilizados...................................................32

REFERÊNCIAS.............................................................................................34

* INTRODUÇÃO

A Consulting consultoria de desenvolvimento de negócios, é uma empresa que possui a missão de agregar valores ao negócio do cliente, através da otimização de processos, aplicando as melhores práticas de governança empresarial.

A Consulting, situa-se na cidade de São Paulo, e foi contratada pela empresa Software Developer, uma empresa desenvolvedora de softwares para Bancos, também situada na cidade de São Paulo. O projeto da Consulting consiste em realizar um estudo de caso e análise de impacto, visando prover soluções de processos empresariais e tecnológicos para as deficiências detectadas.

A fim de atender as necessidades do cliente, nos propomos a implementar melhorias nos processos de negócio e sub-processos através da otimização de recursos tecnológicos, tais como: definição de arquitetura ,aspectos de segurança e modelagem de base dados, sempre levando em consideração, as regras gerais de direito,direito civil, do trabalho e constitucional, códigos de ética profissional e empresarial.

* Objetivo do Trabalho

O objetivo primário desse trabalho é realizar, dentro de uma empresa desenvolvedora de software, um processo atual de gerenciamento de negócios, para otimização nos procedimentos da empresa e aumento na lucratividade em projetos de desenvolvimento de novos produtos.

Nesse projeto será detalhado como um plano de negócios, definido e planejado corretamente, envolvem diretamente na mudança dos processos da organização.

O início é através de um levantamento de informações do contratante como, perfil do cliente, ramo de atuação e quais as áreas deveremos aplicar as práticas atuais de gerenciamento de negócios.

Mapear através de um estudo de campo, todo processo empresarial e tecnológico do cliente, visando apontar possíveis falhas, que podem impactar direta ou indiretamente no processo da empresa, bem como de seus produtos, consequentemente atingindo a parte dos lucros dessa organização.

Planejar detalhadamente cada assunto apresentado, propondo recursos voltados à melhoria na qualidade de processos e gerenciamento empresarial, definindo as mudanças necessárias.

Alinhar com o cliente, como essas mudanças serão implantadas, quais áreas serão envolvidas, e quais benefícios essas mudanças ocasionaram.

* ESTRUTURA DO PROJETO

* Descrição do Software Developer

Empresa desenvolvedora de software para Sistema de consórcio, Sistema de Financiamento e tendo seus clientes finais os bancos. Se localiza na cidade de São Paulo – SP.

Organograma do Software Developer

* Identificação dos problemas com base nas informações do contratante:

* Problemas de recursos orçamentários de TI e Banco de Dados

Conforme relato durante os anos de 2009 e 2010, aconteceram vários problemas relacionados ao servidor de banco de dados. Conforme informações do Gestor de TI, foram investidos todos orçamentos para trocar laptops e smart phones de gerentes. E o no DBA nos falou que já vem alertando que em poucos meses o servidor de banco de dados pode parar por falta de recursos de hardware.

* Dificuldades na criação do ambiente de teste

Além do problema físico o DBA vem tentando encontrar uma maneira para montar um ambiente de teste que seja compatível com o ambiente de produção, porém como não há hardware Unix igual ou similar ao de produção ele está tentando usar um PC com Windows como pré-produção.

* Problema de modelagem de dados

Nesta entrevista com o DBA contou que: Numa reunião técnica, o DBA entregou um relatório detalhado que aponta vários problemas de modelagem da base de dados, falta de index e dados que não são mais necessários e que poderiam ser removidos da base principal através de purge, porém como o Gerente é novo no departamento e pretende esperar um problema sério no ambiente para justificar a troca do DBA por outro funcionário que é um velho amigo pessoal.

* Deficiência no setor de recursos humanos

O Gestor da área de TI nos contou também que: estava no café e comentou com um colega de outra área que necessitaria rever se iriam promover ou não o funcionário José da Silva, isso porque durante reunião de feedback o funcionário José comentou que estava fazendo um tratamento devido uma enfermidade, mesmo o colega pensando que este assunto era confidencial, acabou não falando nada e nem reportando para seus superiores. Faremos uma melhor avaliação sobre a promoção em especifico do funcionário José da Silva.

* Problemas na Gestão da qualidade – Meio ambiente

Obtivemos a informação que devido ao custo de operações que seria necessário para executar a coleta seletiva, a empresa Software Developer faz o descarte, em lixo comum, de fitas de backup velhas, pilhas, restos de computador entre outros, isso vem ajudando bastante no OPEX da empresa, uma vez que o descarte desta forma é muito mais simples. Faremos um levantamento do custo de uma coleta seletiva de lixo.

* Não Conformidade no Departamento Pessoal - Folha de Pagamento e Aspecto Financeiro.

Levantamos no setor de recurso humanos que para melhorar a renda, funcionários estão assinando férias e não estão saindo de fato – durante este período eles assinam o documento de férias e aproveitam para fazer várias horas adicionais que são remuneradas, porém não contabilizado no demonstrativo de pagamento, então a empresa divide com o funcionário o valor que iriam pagar com os encargos. Precisa regularizar as férias dos funcionários.

* Falhas no Processo de Recrutamento e Seleção

Nos informaram que durante processo de entrevista o Gestor da área de TI notou que o candidato era praticante de uma religião especifica, então mesmo o candidato sendo o mais bem preparado para a vaga ele contratou outro. Caracterizando descrinação contra o culto religioso.

* Problemas Relacionados ao Setor Jurídico

Verificamos na contabilidade desta empresa que recentemente um cliente chamado XYZ Atacadistas contratou a Software Developer para desenvolver de um sistema chamado system-left, mesmo sendo definido em contrato que inclusive o código fonte seria da XYZ, um dos analistas que trabalhou no desenvolvimento do system-left foi alocado para desenvolver um software similar para outro cliente. Para ganhar tempo usou na integra os módulos que havia desenvolvido para o cliente XYZ e na hora de reportar os custos de desenvolvimento, neste segundo caso ele cobrou 1/10 do que havia cobrado para desenvolver o system-left da XYZ. Caracterizando Crime de direitos autoral.

* DESENVOLVIMENTO DAS AÇÕES

* Descrição das soluções dos problemas

* Solução referente ao problema do item 2.2.1. Problemas de recursos orçamentários de TI

Aplicando o conceito da Função de Demanda de mercado, podemos realizar um calculo matemático para análise da Curva de demanda da empresa.

Função de Demanda: P = b – a.q

Onde : a representa o aumento de preço que resulta em perder uma venda.

b representa o preço máximo de venda da mercadoria em questão.

q é a quantidade que pode ser oferecida no mercado.

p é o preço a ser oferecido ao mercado.

Curva de Demanda

A curva de demanda pode ser representada como abaixo:

Gráfico 1.1 – Curva de demanda

Conforme podemos observar no gráfico quanto maior o preço menor será a quantidade vendida e ao reduzir o preço a quantidade de distribuição do produto no mercado deverá ser automaticamente expandida.

A situação atual da empresa indicava que em pouco espaço de tempo o declínio da reta seria prejudicial para a sobrevivência financeira da contratante, tendo em vista que diante o fato da falta de recursos de hardware a demanda do produto estava reduzida ao mínimo forçando com isso que o preço final do produto atingisse o seu limite máximo reduzindo a distribuição para o mercado externo.

Esta relação de redução da demanda está ligada ao conceito da Função de Oferta de Mercado:

Os cálculos utilizados pela Função de Oferta de Mercado também se baseia em uma função de primeiro grau linear crescente, como podemos observar abaixo:

Função de Oferta: P = b + a.q

Onde : a representa o aumento de preço que coloca mais uma unidade no mercado.

b representa o valor mínimo da mercadoria abaixo do qual não há interesse em vender

q é a quantidade que pode ser oferecida no mercado

p é o preço a ser oferecido ao mercado

Curva de Demanda

A curva de demanda pode ser representada como abaixo:

Gráfico 1.2 – Curva de Oferta

Analisando as duas Funções descritas acima, podemos verificar que elas descrevem a situação de mercado de uma certa mercadoria em determinado momento. Em outras palavras, significa que quanto maior o preço haverá menor procura pelos consumidores, em compensação quanto maior o preço melhor para a lucratividade da empresa.

Partindo do conceito de que o ideal para uma empresa é que haja um equilíbrio entre as duas f unções, deverá haver um momento em que o preço para o qual a quantidade ofertada e demandada se igualará. Este preço é denominado Preço de Equilíbrio também denominado “Break Even Point”. Conforme demonstrado no gráfico abaixo:

Gráfico 1.3 – Curva de equilíbrio – (Break Even Point)

Na situação atual a empresa necessita urgentemente encontrar equilíbrio junto ao mercado externo e recuperar o poder de venda de seus produtos para minimizar os prejuízos ocasionados pelo mal gerenciamento do recurso orçamentário de TI.

* Solução Sugerida

Diante dos fatos encontrados, e visando a melhoria na lucratividade da empresa esta gerencia sugere ao Gerente de TI da CONSULTIN que:

Elaborar soluções dentre as quais se utilizem as máquinas desktops substituídas pelos laptops. Estas soluções visam à empresa solucionar mais rápido o problema na demanda do produto.

Sistema Operacional e ferramentas utilizadas devem ser livres, para atendimento imediato, reduzindo assim o impacto financeiro na empresa e permitindo com isso que a produtividade não entrasse em colapso evitando perdas futuras dos serviços prestados. Esta solução visa à empresa solucionar o problema na oferta do produto, recuperando o valor de venda do seu produto que será desenvolvido com qualidade a um custo baixo.

Estas soluções iniciais visam fazer com que á empresa em pouco espaço de tempo recupere as perdas geradas sem perder a qualidade dos serviços prestados.

* Solução referente ao problema do item 2.2.1. Problema referente a Banco de Dados

Além do problema físico, o servidor vem apresentando problemas de hardware e falta de ambiente de teste para monitorar capacidade de execução do servidor.

A solução seria a troca dos laptos usar pcs que foram substituídos e criar o sistema de Replicação de dados para sanar o problema com a falta de hardware constatado com o levantamento inicial. O objetivo do mecanismo da replicação de dados é ter varias cópias idênticas em vários servidores de banco de dados. O beneficio com a replicação de dados é a redundância o que torna o sistema menos sensível a falhas.

Segundo DATE, “o sistema mantém um log ou diário e fita ou (mais comumente) em disco, no qual são registrados detalhes de todas as operações de atualização – em particular, valores do objeto atualizado antes e depois de cada atualização, ás vezes chamados de imagens antes e depois” (APOSTILA UNIP Adminstração de banco de dados; 29).

O S.O. instalado será no servidor slave será o OpenSolaris que é compatível com o S.O. atual (Unix) já que é baseado no Unix SystemV, pode ser instalado em x86 (486 ou maior) [02] e trabalha em multiplataforma necessário para a replicação de dados. O sistema de replicação de dados alivia a carga do servidor principal (máster) com os servidores secundários (slave) trabalhando com cluster paralelo, deixando o servidor máster com os comandos principais como insert, delete, update e o servidor slave com os select (views). Com esse sistema teremos mais memória no banco de dados precisando somente aumentar o tamanho do disco. Será programado Snapshot diário.

* Solução referente ao problema do item 2.2.2. Criação do Ambiente de Teste

Será criados um servidor de teste com o S.O. OpenSolaris usando um dos pc substituído, que não ocorrera custo e que é compatível com o servidor principal. Usaremos uma função do MySQL chamada BENCHMARK( ) que executar uma operação vezes, e devolverá o tempo que levou para executar a operação.

Sanando assim a necessidade de um ambiente de teste para monitorar a desempenho dos servidores. Se for necessário à utilização do windows nesse PC podemos utilizar o VirtualBox. O VirtualBox permite rodar vários sistemas operacionais em uma mesma maquina [04], assim criaremos uma máquina virtual com o Unix instalado.

* Solução referente ao problema do item 2.2.3. Solucionar Problema de Modelagem de Dados.

Nos servidores serão instalados o MySQL Community Server, O programa MySQL é de Licença Dupla. Os usuários podem escolher entre usar o programa MySQL como um produto Open Source/Free Software sob os termos da GNU General Public License (http://www.fsf.org/licenses/) ou podem comprar uma licença comercial padrão da MySQL, o MySQL é um SGBD robusto e é usado com aplicações onde a velocidade é importante é mantido por uma grande comunidade que sempre disponibiliza atualização quando ocorrem descobertas de bug no sistema.

Na instalação e configuração serão sanados os erros de modelagem de dados e falta de index no Banco de dados. Será configurado com o sistema DER (Diagrama de Entidade Relacionamento) que corrigirá os erros de modelagem e terá mais agilidade nas buscas e não terá redundância de dados com isso economizaremos espaço no disco. Será usado o DBDesigner para gerar a modelagem de dados, esse programa é de fácil integração com o MySQL Communit Server.

* Cria Política de Segurança.

Criar regras de segurança para que somente colaboradores autorizados acessem os dados da empresa, de acordo com o nível de acesso. Os servidores vão estar em ambiente em que o acesso tenha que ser restrito.

Regras:

Código 1: acesso total

Código 2: acesso parcial (inserir dados e consultas)

Código 3: acesso limitado (somente consultas)

Exemplos:

Nº de matricula | Cargo | Departamento | Cód. Segurança |

| Gerente | | 1 |

| Assistente | | 2 |

| Aux.Administrativo | | 3 |

* Solução referente ao problema do item 2.2.4. Setor de recursos humanos – Psicologia aplicada ao trabalho.

Segundo Bernardo Leite, “educação corporativa é uma estratégia das organizações para preparar seus recursos humanos de forma que possam se constituir em uma vantagem competitiva”. Fonte: Bernardo Leite

* Sete Regras do Feedback

Há uma prática convencional no mercado empresarial de se dar feedback após a tabulação dos dados da Avaliação de Desempenho. Evidente que a eficácia do feedback não se restringe á essa situação, mas há um dado consistente nesta constatação que precisamos aproveitar:

Feedback se deve dar após o levantamento / identificação de um fato, negativo ou positivo na performance do (s) nosso (s) subordinado.

Os dados da Avaliação de Desempenho são exatamente isso, ou seja, a identificação de dados negativos ou positivos da performance do subordinado, com o objetivo de reorientar o profissional para melhorias de sua performance. Este ponto, o Reorientar, reafirma, portanto, a ocorrência indispensável de se traçar um Plano de Ação com seu subordinado para melhoria dos pontos identificados como restritivos e para fortalecimento dos pontos identificados como positivos no desempenho desse profissional.

Se não há o plano de ação não há feedback. Sem plano de ação o comentário é apenas uma advertência, ou se quiserem uma opinião ou uma bronca do chefe, sem vínculo com o processo de desenvolvimento – questão chave do feedback!

Dizer apenas: “não gostei” ou “não ficou bom” não pode ser considerado um feedback. É apenas a manifestação de uma opinião, mas não é um feedback. Para ser um feedback preciso dizer PORQUE não gostei ou PORQUE não ficou bom, orientando o melhor caminho!

O feedback requer, para se configurar como tal, uma reorientação para melhoria.

Mas, nos referimos, acima, que o feedback não se restringe á situação da Avaliação de Desempenho.

* Solução referente ao problema do item 2.2.4. Feedback é uma ferramenta de gestão para todos os dias.

Exerça o feedback logo após a ocorrência do fato. É fundamental que o subordinado relacione o feedback com o fato concreto realizado. Deixar passar muito tempo entre o fato e o feedback pode possibilitar que se levante hipóteses de que o chefe o está perseguindo ou que esta “usando” esse fato por outras razões e pode-se deixar de relacionar o fato com o desenvolvimento.

Por outro lado analise o “clima” da situação. Se a situação estiver tensa aguarde acalmar. Pessoas em situação de tensão estão, como se costuma dizer, com “os nervos a flor da pele”, com alto índice de adrenalina. Aguarde um momento mais oportuno. Respeite e Você terá muito maior eficácia na sua ação de feedback.

Complementando o item anterior, dê o feedback em particular. Não o faça na frente da equipe ou pior, na frente de profissionais de outras áreas. É particularmente danoso, principalmente para sua imagem de chefe. As pessoas não gostam de se verem expostas. Nestes casos é muito provável que seu subordinado não concorde (externa ou internamente) com a sua observação e o resultado será ainda pior. Uma frase muito antiga já dizia: “elogios em público, broncas em particular”!

Se preferir provoque reuniões semanais ou quinzenais para atualizar o feedback de algumas ações / projetos. “Transforme seu feedback em reuniões de orientação.”Bernardo Leite

Foi feita uma análise comportamental da aplicação do Feedback, e concluímos que uma palestra sobre educação corporativa ,e a revisão dos métodos de aplicação do feedback seriam desejáveis neste caso, não criando assim nenhum tipo de constrangimento pois certos assuntos são de caráter particular, um sistema de ouvidoria online criado na página de intranet da empresa é um meio eficiente de comunicação, e pode ser aplicado neste caso.

* Solução referente ao problema do item 2.2.5. Baseado na Lei de resíduos Sólidos da Cidade de São Paulo.Setor de Gestão da qualidade – Meio ambiente

Foi observado que o descarte de materiais que poderiam ser reciclados estão sendo jogados inadvertidamente em lixo comum, material como baterias placas de computador contem materiais altamente poluentes, são metais pesados como chumbo ,níquel cádmio ,mercúrio. Ex: uma pilha AA contamina um metro cúbico de terra, resíduos destes materiais vão contaminar o lençol freático e conseqüentemente a água que nos bebemos,causando assim inúmeras doenças .Após criteriosa análise da sistemática da destinação de resíduos sólidos demonstramos com o gráfico abaixo os índices dos materiais encontrados no lixo urbano da Cidade de São Paulo dos quais grandes partes vão para aterros sanitários.(Fonte Instituto ETHOS).

Conforme os termos do disposto do inciso I do artigo 84 da Lei de resíduos sólidos promulgada pela Câmara Municipal da Cidade de São Paulo aos 11 de setembro de 2009 que regem o assunto , se não observadas podem gerar severas multas, A infração às disposições Art. 9º da presente lei acarretará aplicação de multa no valor de R$ 10.000,00 (dez mil reais), dobrada em caso de reincidência.

Equipamentos como lixeiras separadas por categoria de materiais devem ser providenciadas pela empresa e também um setor de gestão da qualidade que cuidaria de aplicar a dinâmica de 5S (Maior proteção ao meio ambiente; Melhor qualidade de vida; Ambiente de trabalho mais tranqüilo; Melhoria nas relações interpessoais,são administradas pelo setor de gestão da qualidade; Diversas cooperativas indicadas pelo site HTTP://www.lixo.com.br entre outras operam na região para coletar estes materiais em caráter gratuito e com fins sociais, o que pode ser usado como Front End da empresa, indicando que esta empresa tem um engajamento nas questões sócio ambientais.

Art. 7º As despesas decorrentes da execução desta lei correrão por conta das dotações orçamentárias próprias. A multa de que trata o "caput" deste artigo será atualizada anualmente pela correção do Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo - IPCA, apurado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística - IBGE, acumulada no exercício anterior, sendo que no caso de extinção deste índice será adotado outro. Criado pela legislação federal e que reflita a perda do poder aquisitivo da moeda.

* Solução referente ao problema do item 2.2.5. Análise do Custo de Operações.

Como a proposta da CONSULTIN é prover uma consultoria visando o restabelecimento da empresa no mercado, coube a esta gerencia realizar outras verificações no âmbito financeiro da contratante a fim de apoiar as soluções propostas anteriormente.

Com isto, verificamos junto ao setor de contabilidade da empresa como estava a situação dos custos operacionais da empresa, basicamente conhecido como OPEX.

Diante do exposto repassamos a informação gerente de relações externas da CONSULTIN, para que nos fornecesse suporte do enquadramento e de prováveis sansões financeiras que a contratante estaria exposta.

Após as informações colhidas, foi verificada que a contratante poderia incorrer na lei Federal do e-lixo que estipula um valor relativamente alto de multa à empresa que não cumprir a referida lei.

Estas informações atingem diretamente nos lucros da empresa. Partindo-se do princípio de que o lucro é o resultado da Receita menos os Custos Totais da empresa, poderemos verificar que se tivermos uma alteração nos custos variáveis da empresa este lucro fica comprometido. Esta verificação pode ser comprovada como segue:

* Função de Receita

Produto da quantidade (x) vendida de um produto pelo preço de venda(P)

R (x) = P.x

Gráfico 2.1 – Variação da receita em função das vendas

* Função de Custo

Relação entre a quantidade produzida de um produto e o custo total da produção. Esta função está diretamente ligada aos custos fixos () e os custos variáveis () da empresa. Os custos variáveis representam uma porcentagem do valor da receita.

Gráfico 2.2 – Relação entre Receita e Custos em função da quantidade de venda

Como se pode observar os custos variáveis aumentam com o aumento das vendas.

* Função de Lucro

O lucro de uma empresa nada mais é do que a diferença entre a receita e os custos totais

Gráfico 2.3 – Comparativo da movimentação financeira de uma empresa

Tomando como base os dados acima, chegamos à conclusão de que uma variação brusca nos custos variáveis da empresa no caso de uma autuação por agressão ao meio ambiente, incorrendo em multa, acarretará diretamente na queda dos lucros gerando um prejuízo que poderá ser perigoso para o futuro financeiro da empresa.

Gráfico 2.4 – Representação do impacto da multa nos lucros da empresa.

Como podemos observar o gráfico mostra que no momento que incorre a multa haverá um aumento considerável dos custos da empresa resultando na queda dos lucros da empresa.

Este é o momento onde empresas recorrem a empréstimos junto a financiadoras, fazendo com que os custos fixos gerados pelas prestações do empréstimo aumentem, afetando a margem de lucro da empresa por certo período de tempo.

* Solução Sugerida

Após realizadas todas as análises e cálculos financeiros necessários e no intuito de se evitar perdas consideráveis por parte da contratante, esta gerencia sugere que a empresa enquadre-se na lei Municipal nº 14.973, de 11 de setembro de 2009 que dispõe sobre a organização de sistemas de coleta seletiva nos Grandes Geradores de Resíduos Sólidos do Município de São Paulo bem como verificar junto a Prefeitura de São Paulo sobre o Programa de Coleta Seletiva regulamentado pelo Decreto nº 48799 de 9 de outubro de 2007 que conta atualmente com 15 Centrais de Triagem e com cooperativas contratadas pelo estado que realizam este tipo de coleta gratuitamente não gerando custos para a empresa permitindo com que a empresa cumpra a sua missão institucional e as atribuições estabelecidas por meio de política interna.

* Solução referente ao problema do item 2.2.6. Folha de Pagamento e Aspecto Financeiro.

* Folha de Pagamento

Conforme podemos observar as leis estabelecidas pela CLT não dão amparo legal à prática da venda de mais que um terço das férias anuais, conforme podemos detalhar pela lei descrita a seguir, SEÇÃO I. Do Direito a Férias e da sua Duração. Artigos 129 a 153 da consolidação das leis trabalhistas, que considera este período como meio de recuperação e socialização.(deve-se observar o impacto financeiro desta prática na empresa).

* Aspecto Financeiro

Esta gerência após realizar todos os cálculos financeiros referentes à folha de pagamento observou vários fatores agravantes que impactam diretamente no caixa da empresa em relação à receita refletindo nos lucros. Os cálculos podem ser representados como segue:

* Cálculo da movimentação mensal sem férias

Salário referente ao mês de referencia com 30 dias

Salário bruto : X

Desconto do INSS: 8,46% X ou 0,0846.X

Salário líquido: X – 0,0846.X =

Data limite deste pagamento: (2 dias úteis antes das férias)

Parcela do INSS do empregador: 12% . X ou 0,12.X

Custo para a empresa: 0,915.X + 0,12X = 1,035 . X

Gráfico 3.1 – Movimentação financeira mensal sem férias

Deve-se ressaltar que os salários dos funcionários estão inseridos nos custos fixos da empresa.

* Cálculo da movimentação com férias

No mês em que ocorrem férias dos funcionários, além dos custos fixos já contendo o salário mensal, também fará parte dos custos variáveis os cálculos da remuneração de férias como demonstrado abaixo.

Remuneração de férias:

Remuneração proporcional 30 dias (salário x 30 dias / 30 dias): R$ X

Remuneração total de férias: R$ X

Acréscimo constitucional de um terço: X/3 ou 0,333.X

Remuneração bruta de férias + 1/3: X + 0,333.X = 1,333. X

Desconto do INSS: 8,46% X ou 0,0846.X

Remuneração líquida de férias: 1,333. X – 0,0846 . X = 1,248 . X

Data limite deste pagamento: (2 dias úteis antes das férias)

Parcela do INSS do empregador: R$ 12 % .X ou 0,12. X

Custo das férias para a empresa: 1,248.X + 0,12 X = 1,368.X

Custo total com férias para a empresa: 1,035 . X + 1,368.X = 2,403.X

Como podemos observar em mês de férias haverá um aumento dos custos variáveis que representará um acréscimo de aproximadamente 132% nos custos totais da empresa afetando conseqüentemente o lucro.

Gráfico 3.2 – movimentação financeira com pagamento de férias.

* Cálculos da Movimentação com Horas Adicionais

No intuito de verificar o impacto nos lucros da empresa causados pelo fato dos funcionários não saírem de férias oficialmente, receberem horas adicionais remuneradas e ainda a empresa dividir os encargos com os funcionários. Realizamos os cálculos referentes aos custos como horas extras.

Início da relação de trabalho: inicio do período de férias

Período de ocorrência das horas-extras: mês relativo às férias

Jornada: 220 horas

Adicional de hora-extra: 50%

Salário: X

Salário/hora-extra: X / 220 . 1,50 0,007.X

Segundas-feiras úteis no período: 5

Terças-feiras úteis no período: 5

Quartas-feiras úteis no período: 4

Quintas-feiras úteis no período: 4

Sextas-feiras úteis no período: 4

Sábados úteis no período: 4

Total de dias úteis no período: 26 dias

Valor das horas-extras = 0,007.X . (26 dia(s) . 05:00h) ou 0,007.X . 130 = 0,91.X ou 91% do salário bruto.

Reflexo nos encargos (RE): = (Valor HE) / (dias úteis) x (dias repouso) = (0,91.X / 26) x 5 = 0,175.X ou 17,5 % do salário bruto.

FGTS = 8% de (Valor HE +RE) ou 0,08.(0,91.X + 0,175.X) = 0,087. X

Total de custos da empresa = 0,91.X + 0,175.X + 0,087.X = 1,182.X

Após os cálculos chegamos a conclusão que desta forma a empresa tinha um custo variável acrescido de 118,2% do salário bruto com horas extras pagas aos seus funcionários mesmo estes estando de férias.

Conforme podemos observar a atitude tomada pela empresa, significava além de pagar o salário ao funcionário pagavam-se as férias e horas extras com isso temos:

Custo total com férias mais horas extras para a empresa:

1,035 . X + 1,368.X + 1,182X= 3,585.X

Esta atitude implicava no aumento de forma considerável dos custos variáveis da empresa desequilibrando as estatísticas financeiras preparadas pelo setor de contabilidade conforme gráfico abaixo.

Gráfico 3.3 – Movimentação financeira atual da empresa.

Reunindo em um único gráfico os valores dos lucros podemos observar o impacto financeiro com o regime encontrado.

Gráfico 3.4 – Variação dos lucros da empresa

* Solução Sugerida

Após análises dos processos de vendas dos produtos verificamos que a melhor maneira de evitar prejuízos beneficiando os funcionários com o aumento da renda pessoal sem sacrificar o orçamento da empresa com pagamentos de horas extras seria a contratada adotar a prática do user case point.

O User Case Points trata-se de um processo utilizado para empresas desenvolvedoras de sistemas não dimensionais onde se realiza uma estimativa inicial de esforço baseada em casos de uso que pode ser feita quando há alguma compreensão do domínio do problema, o tamanho do sistema e da arquitetura na fase em que a estimativa é feita.

Os modelos de custos tradicionais tomam o tamanho do software como um parâmetro de entrada, e depois aplicar um conjunto de fatores de ajustamento ou "cost drivers" para calcular uma estimativa do esforço total.

Na produção de software orientado a objetos, casos de uso descrevem os requisitos funcionais. O modelo de casos de uso pode ser usada para prever o tamanho do sistema de software futuro em um estágio inicial de desenvolvimento.

O primeiro passo é classificar as ações como simples, média ou complexa. Um ação simples representa um sistema simples com uma definida Application Programming Interface, API, uma ação média é outro sistema de interação através de um protocolo como TCP / IP, e uma ação complexa podem ser uma pessoa interagindo através de um GUI ou uma página web. Um fator de peso é atribuído a cada tipo de ação.

Abaixo temos um gráfico que representa a aplicação do user case point dentro dos processos de produção de uma empresa, estipulado pesos para cada tipo de produto desenvolvido e repasse ao funcionário responsável pelo desenvolvimento do produto de uma porcentagem definida pela empresa.

Gráfico 3.4 – aplicação do user case point nos processos de uma empresa

Ouvir

Ler foneticamente

Dicionário - Ver dicionário detalhado

Com isso podemos concluir que se distribuirmos determinados serviços a cada funcionário, aplicarmos ao serviço a ser executado seu respectivo peso e definirmos um prazo para execução, podermos estipular que o funcionário receba além de seu salários uma porcentagem do valor do serviço executado por ele.

Desta forma não somente ampliaremos a receita bem como controlaremos os custos variáveis tornando mais preciso os cálculos financeiros, visando monitorar o lucro final da empresa e com isso restabelecer a estabilidade financeira da empresa em curto prazo.

* Solução referente ao problema do item 2.2.7. Setor de recursos humanos - Recrutamento e Seleção

Treinamentos e palestras serão ministradas, a fim de orientar e preparar todos os funcionários, sobre as normas de conduta ética da empresa, amparadas nas leis atuais de direito.

* Solução referente ao problema do item 2.2.9. Setor Jurídico

Como se trata de um assunto jurídico, este setor da empresa deve estar preparado para lavrar as clausulas contratuais de acordo com a lei do software e direitos autorais, de forma a resguardar a empresa de demandas judiciais e demonstrar a confiabilidade da empresa e desta forma atrair novos clientes.

Tendo em vista modelo de negócios da empresa Software Developer ter como base o trabalho intelectual como seu produto principal, tem ampla defesa em caso venda indevida do seu produto e concorrência desleal conforme podemos verificar as Leis de Software e Patentes descritas abaixo.

Entende-se como direito intelectual, o ramo do direito que protege as criações do intelecto humano, expressas por qualquer meio ou fixadas em qualquer suporte, conhecido ou que se invente no futuro (artigo 7º, da Lei nº 9.610/98) dos direitos autorais, mas em caso de contrato ou pagamento assalariado os direitos autorais pertencem a empresa.

* CONSIDERAÇÕES FINAIS

Manter atualizado os programas que foram utilizados, acompanhar atualização das leis em vigor e a variação monetária.

* Metodologias e conceitos utilizados

* Recursos utilizados em banco de dados

Sistema operacional: OpenSolaris

SGBD: MySQL Community Server

Ferramenta CASE: DBDesigner

Maquina Virtual: VirtualBox

Hardwares: Máquinas trocadas pelo Notebooks

Backups: Fita DAT

Metodologia.

Todos os recursos foram projetados com base no relatório enviado pela empresa.

A utilização dos softwares por Open Source foi devido a evolução e atualização constantes.

Foram utilizados os hardwares disponíveis com as trocas do notebooks, já que o Unix roda a partir do x86 com 512mb de ram e hd de 9GB.

A escolha do MySQL Community Server foi devido a velocidade de processamento e por ser um banco de dados OpenSource.

O backup será realizado em servidores e fita DAT, com a fita DAT fica mais fácil a manipulação e segurança do backup.

* Recursos utilizados em ética e legislação profissional

Noções gerais de Direito, Direito Civil, Direito do Trabalho e Constitucional, Código de Ética Profissional e Empresarial.

* Recursos utilizados em matemática financeira

Função Demanda, Função Oferta , Ponto de Equilíbrio, Função Receita, Função Lucro, Contabilidade financeira,

5

6

7

8

9.1 Cálculo de salário, Cálculo de férias, Cálculo de horas extras, Gráficos: Oferta, Demanda, Movimentações financeiras,Vantagens do uso do user case point.

Glossário

Banco de dados: é um conjunto de registros dispostos em estrutura regular que possibilita a reorganização dos mesmos e produção de informação.

Backups: é a cópia de dados de um dispositivo de armazenamento a outro para que possam ser restaurados em caso da perda dos dados originais, o que pode envolver apagamentos acidentais ou corrupção de dados.

Benchmark: é a busca das melhores práticas na indústria que conduzem ao desempenho superior.

Break Even Point: Ponto de equilíbrio.

Bug: é um erro no funcionamento comum de um software, também chamado de falha na lógica programacional de um programa de computador, e pode causar discrepâncias no objetivo, ou impossibilidade de realização, de uma ação na utilização de um programa de computador ou apenas uma trava no sistema.

Caput: é o termo, geralmente usado nos textos legislativos, em referência ao enunciado do artigo. Caput vem do latim e significa "cabeça".

Consulting: Consultoria.

Cluster: um Cluster, ou aglomerado de computadores, é formado por um conjunto de computadores, que utiliza um tipo especial de sistema operacional.

Feedback: é o procedimento que consiste no provimento de informação à uma pessoa sobre o desempenho, conduta, eventualidade ou ação executada por esta, objetivando orientar, reorientar e/ou estimular uma ou mais ações de melhoria, sobre as ações futuras ou executadas anteriormente.

Front End: Front-end e back-end são termos generalizados que se referem às etapas inicial e final de um processo. O front-end é responsável por coletar a entrada em várias formas do usuário e processá-la para adequá-la a uma especificação útil para o back-end. O front-end é uma espécie de interface entre o usuário e o back-end.

Free Software: é qualquer programa de computador que pode ser usado, copiado, estudado e redistribuído sem restrições.

GNU: é um projeto iniciado por Richard Stallman em 1984, com o objetivo de criar um sistema operacional totalmente livre, que qualquer pessoa teria direito de usar, estudar, modificar e redistribuir o programa e seu código fonte, desde que garantindo para todos os mesmos direitos.

Hardware: É a parte física do computador.

Hd: neste caso é o disco rígido de um computador, chamado em inglês de Hard Disk.

Laptops: computadores portáteis pequenos ocasionalmente chamados de notebooks.

MySQL: é um sistema de gerenciamento de banco de dados (SGBD), que utiliza a linguagem SQL (Linguagem de Consulta Estruturada, do inglês Structured Query Language) como interface.

OpenSolaris: é um projeto criado pela Sun Microsystems para criar uma comunidade de desenvolvedoras em volta do sistema operacional Solaris.

Open Source: O termo código aberto, ou open source em inglês, foi criado pela OSI (Open Source Initiative) e refere-se a software também conhecido por .

Outsourcing: é a terceirização de processos de negócios que usam intensamente a tecnologia da informação.

Patentes: é uma concessão pública, conferida pelo Estado, que garante ao seu titular a exclusividade ao explorar comercialmente a sua criação.

Pc´s: Computador pessoal (do inglês personal computer).

SGBD: é o conjunto de programas de computador (softwares) responsáveis pelo gerenciamento de uma .

Software: é uma seqüência de instruções a serem seguidas e/ou executadas, na manipulação, redirecionamento ou modificação de um dado/informação ou acontecimento.

Snapshot : Instantâneo.

Unix: é um sistema operativo (ou sistema operacional) portátil (ou portável), multitarefa e multiutilizador (ou multiusuário) originalmente criado por Ken Thompson, que trabalhava nos Laboratórios Bell (Bell Labs) da AT&T. A marca UNIX é uma propriedade do The Open Group, um consórcio formados por empresas de informática.

...

Baixar como  txt (40.9 Kb)  
Continuar por mais 24 páginas »