TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM UNIP

Exames: PIM UNIP. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/4/2013  •  953 Palavras (4 Páginas)  •  1.399 Visualizações

Página 1 de 4

Introdução

Este trabalho tem, como objetivo, apresentar de forma clara e objetiva solução técnica que seja financeiramente e tecnicamente viável para resolução da problematização exposta da empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A.

Serão abordados argumentos com base no conhecimento adquirido nesse bimestre, nas disciplinas de Economia e Mercado, Finanças em Projeto de TI, Gerenciamento de Infraestrutura e Gestao Estratégica de Recursos Humanos.

Entendendo o problema

A Empresa Champions Indústria Farmacêutica S.A., com sede em Tóquio, está visando conquistar o mercado sul americano e decidiu abrir, no Brasil, uma filial comercial, que será responsável em operacionalizar suas transações e ampliar abrangência no mercado compreendido pelo MERCOSUL.

A empresa terá sede em um andar de prédio comercial, no centro de São Carlos, São Paulo. A cidade possui um parque tecnológico – o Science Park – com duas incubadoras de empresas, duas universidades: USP e UFSCar, o que pode oferecer uma mão de obra mais fácil e capacitada e dois centros de pesquisa ligados à Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária). Os setores de destaques são: óptica, química fina e tecnologia para a agropecuária.

¬ Será necessário definir uma infraestrutura de rede simples (100 clientes/estações) com a identificação da topologia básica de distribuição dos equipamentos de rede, servidores, switches, roteadores, equipamentos de Telecomunicação e identificar a melhor e mais segura maneira de comunicação de dados entre a filial brasileira e a matriz japonesa.

¬ Após selecionar a solução de infraestrutura, deverá efetuar análise financeira para provar a viabilidade do projeto, definindo assim o portfólio financeiro de investimento do projeto, bem como os contratos de SLAs para o serviço de manutenção e suporte da rede, dos servidores e das estações de trabalho que operam em 24/7 e no caso são classificados como missão crítica e definidos em 99%.

¬ Definiremos o plano de implantação e de gerenciamento da infraestrutura com foco na priorização da segurança das informações (física e lógica) que serão utilizadas, modificadas, transitadas, armazenadas e/ou descartadas.

E, finalmente, definiremos um plano de treinamento aos recursos humanos envolvidos na utilização dessa nova estrutura de rede.

Infra-estruturarão de rede

Define-se como infraestrutura:

De forma geral, podemos classificar e entender infraestrutura de TI como sendo um conjunto de elementos interligados que encaixam e mantêm a robustez de toda uma estrutura. A palavra infraestrutura também pode significar TI bem como os outros canais de comunicação, sejam eles formais ou informais, ferramentas de desenvolvimento e análise de software, redes políticas sociais ou sistemas de crença compartilhados por colaboradores de determinados grupos.

Entende-se por rede interna estruturada aquela que é projetada de modo a prover uma infraestrutura que permita evolução e flexibilidade para serviços de telecomunicações, sejam de voz, dados, imagens, sonorização, controle de iluminação, sensores de fumaça, controle de acesso, sistema de segurança, controles ambientais (ar-condicionado e ventilação) e considerando-se a quantidade e complexidade destes sistemas, é imprescindível a implementação de um sistema que satisfaça às necessidades iniciais e futuras em telecomunicações e que garanta a possibilidade de reconfiguração ou mudanças imediatas, sem a necessidade de obras civis adicionais.

Para os efeitos do projeto, aplicaremos as definições contidas ANSI/EIA/TIA 568, como seguem:

a) Rede Interna Estruturada: Rede projetada de modo a prover uma infra-estrutura que permita evolução e flexibilidade para os serviços de telecomunicações.

b) Área útil de escritório: Área de piso efetivamente utilizada como escritório em uma identificação. Nota: Áreas como banheiros, escadas, corredores, hall de circulação, etc., não são computadas como áreas de piso de escritório.

c) Área de Trabalho

...

Baixar como (para membros premium)  txt (6.7 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com