TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM III 2013 Gestao TI

Dissertações: PIM III 2013 Gestao TI. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/11/2013  •  7.501 Palavras (31 Páginas)  •  962 Visualizações

Página 1 de 31

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

PIM III

Brasília

1

2011

2

UNIP INTERATIVA Projeto Integrado Multidisciplinar Cursos Superiores de Tecnologia

PIM III

Marcelo Neves de Sá RA 1127767 Tecnologia em Gestão da Tecnologia da Informação 1º semestre

Brasília

3

2011

4

RESUMO

Consulting Consultoria – Software Developer: um estudo de caso. Brasília, 2011. Projeto Integrado Multidisciplinar III – PIM III. Unip, 2013.

O objetivo deste trabalho foi prestar um serviço de consultoria, com o intuito de identificar algumas soluções e definir alguns processos para a empresa Software Developer. Grande parte das empresas tem por prática a contratação de serviços de consultoria para que a mesma auxilie nos processos de gerenciamento, visando o desenvolvimento de vantagens competitivas para manterem-se fortemente no mercado. Com a realização do estudo de caso, tendo como base os cenários atuais, após pesquisas e levantamentos relacionados ao assunto, foi possível identificar soluções para melhorias nos processos da Software Developer. Algumas sugestões e recomendações foram indicadas, de modo a ajudar nos processos junto à empresa, tais como: elaboração da estrutura física e organizacional, análise geral específica na área de TI e auxílio à administração. O estudo classifica-se como descritivo, com cunho qualitativo e de acordo com o procedimento técnico utilizado.

Palavras-chave: Análise Geral. Soluções.

1 INTRODUÇÃO

Grandes e constantes mudanças no mundo corporativo exigem que as empresas se adaptem rapidamente a elas, respondendo de maneira ágil aos desafios constantes a que são submetidas. Cada vez mais empresas buscam novos meios para lhes auxiliar no processo de gestão administrativa e tecnológica, a fim de obter maior crescimento e desenvolvimento sustentável ao longo tempo. Isto se dá em função deste novo cenário competitivo que é caracterizado principalmente pelos avanços tecnológicos e pela globalização. É justamente neste contexto que consultorias vêm ganhando espaço no mercado de empresas de pequeno e médio portes, pois é por meio delas que as organizações conseguem vantagens competitivas e passam a competir com empresas maiores, obtendo resultados positivos para o seu crescimento e garantindo sua permanência no mercado. O papel da consultoria é auxiliar para que uma empresa possa se antecipar, e se preparar para superar desafios impostos pela economia bem como os cenários de mudanças e transformações econômicas, políticas e tecnológicas que afetam o mercado, orientando-as para que seja possível alcançar seus objetivos, garantindo a estabilização dos recursos e das competências da organização, visando aproveitar as melhores oportunidades. As empresas que não realizam uma consultoria antes de dar início a suas atividades, visando apenas o lucro imediato, podem estar fadadas ao insucesso, pois seus investimentos se transformarão em dívidas, perdas de negócios e sonhos frustrados. A elaboração da consultoria é de fundamental importância, pois ela norteia a organização, indicando o caminho a ser seguido pela empresa, definindo os objetivos e verificando os pontos a serem melhorados. Com isto, a consultoria se torna crucial para que por meio dela, a empresa consiga definir os investimentos que terá de fazer para ir de encontro ao seu plano de crescimento. Também servirá como auxílio no estabelecimento das competências que a empresa deverá assumir para garantir o seu objetivo de crescimento para os próximos anos.

HISTÓRIO DA EMPRESA

A microempresa paulista Software Developer nasceu com a intenção de levar soluções inovadoras para seus clientes. O início das atividades se deu em 2008, com sete profissionais, Marcelo Neves diretor da empresa, Thiago Farina Gestor de TI, Wesley Watanabe DBA (Administrador de Banco de dados), Ricardo Amaro Analista de Sistemas, Bento Leite programador, Lenilton Lino e Celso Castro como vendedores. Naquela época, a empresa tinha como seu principal objetivo a comercialização de softwares bancários, porém, também desenvolviam softwares para gestão comercial. No primeiro ano de funcionamento iniciou-se o desenvolvimento do primeiro software para gestão bancária. Eram os passos iniciais para um futuro promissor. O ano seguinte foi o ponto de partida para o início das vendas do software de gerenciamento bancário. Os vendedores buscavam clientes através de visita pessoal nos estabelecimentos bancários. O software tinha um perfil conhecido como pacote, ou seja, produzido para atender as necessidades bancárias sem mudanças específicas. Os principais produtos da empresa são: Sistema Consórcio, Sistema de Financiamento e Sistema para Empréstimos. O ano de 2009 marcou uma revolução para a empresa. Conforme a demanda de software aumentava, foram efetuadas algumas mudanças e investimentos na empresa, dessa forma, atendendo as exigências do mercado e colaborando com a melhoria tecnológica dos clientes. Foram efetuadas novas contratações, Thiago Farina entrevistou alguns candidatos para a vaga de gerente, ele descartou William Humberto que era o mais preparado, porém William não foi contratado por ser de religião evangélica, assim contratou Mauro Rocha para gerenciar a empresa, Renato Dias para programador e William de Oliveira para analista de sistemas. Foram trocados os notebooks e smartPhones dos funcionários, porém não foi realizado investido no servidor de banco de dados nem tão pouco na ferramenta que gerencia o banco de dados. Em função disso, entre o ano de 2009 e 2010 começaram a surgir diversos problemas. Para resolver os problemas do banco de dados, Wesley Watanabe está tentando encontrar uma maneira para montar um ambiente de teste que seja compatível com o ambiente de produção, porém como não há

...

Baixar como (para membros premium)  txt (49.9 Kb)  
Continuar por mais 30 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com