TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PIM - Unip

Trabalho Universitário: PIM - Unip. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  1.588 Palavras (7 Páginas)  •  507 Visualizações

Página 1 de 7

Manual de orientações - PIM

Curso Superior de Tecnologia em Gestão de Recursos Humanos

1. Introdução

Os Projetos Integrados Multidisciplinares – PIM têm como sua principal característica estrutural o desenvolvimento do trabalho no formato de um projeto. Seu propósito consiste em propiciar condições para que o alunado possa desenvolver, de maneira prática, seus conhecimentos teóricos, baseados na integração multidisciplinar e na organização escolhida como foco de estudo, aplicando suas percepções e conclusões através da metodologia científica para produção acadêmica.

2. Objetivos gerais

O Projeto Integrado Multidisciplinar – PIM faz parte do Programa Pedagógico dos Cursos Superiores de Tecnologia a distância, da UNIP Interativa - Universidade Paulista. Os alunos deverão realizar o levantamento das características e práticas existentes numa organização. Atualmente, desempenhar bem a função de gestor pode garantir não somente a eficácia na produtividade de uma organização, como também a transferência dos conhecimentos acadêmicos adquiridos.

O PIM busca inserir o aluno nas práticas gerenciais fundamentadas nos conhecimentos teóricos adquiridos em sala de aula, com caráter prático complementar do processo de ensino-aprendizagem. O profissional moderno deve atuar como um agente facilitador de estratégias organizacionais. Para os futuros profissionais, entretanto, essa habilidade somente será viável se houver uma conscientização do real papel do gestor, através da visão bem delineada da estrutura e dos processos organizacionais.

3. Objetivos específicos

São objetivos específicos do PIM:

Proporcionar ao aluno a possibilidade de desenvolver um levantamento das características e práticas organizacionais de uma empresa em seus fundamentos administrativos, elaborando um projeto que resulte da pesquisa exploratória;

Proporcionar condições para que o aluno desenvolva, de maneira prática, os conhecimentos teóricos adquiridos, colaborando no processo de ensino-aprendizagem;

Proporcionar a experiência das dificuldades e das vantagens existentes na implementação, execução e avaliação dos modelos administrativos e observar a integração multidisciplinar, fortalecendo a visão sistêmica.

4. Operacionalização do trabalho

As atividades do PIM são desenvolvidas em empresas reais previamente selecionadas pelo aluno. Nessas empresas, serão realizadas pesquisas de avaliação de itens específicos apontados para cada disciplina.

5. A empresa

O aluno deverá criar uma empresa fictícia ou visitar uma empresa real para realização do trabalho. Deverão ser privilegiadas empresas que estejam “abertas” a atitude empreendedora. Recomenda-se que sejam escolhidas empresas de capital aberto ou que disponibilizem as informações necessárias para o trabalho proposto, não havendo restrição quanto ao ramo de negócios.

É fundamental observar que tal escolha é determinante da qualidade do trabalho a ser realizado. Uma escolha inadequada poderá resultar em perda de tempo e resultados negativos para o trabalho em si. O desenvolvimento do projeto ficará sob a orientação de um monitor orientador de projeto.

6. Estrutura do projeto

O aluno deverá identificar, analisar e propor melhorias para gestão da área empreendedora, utilizando os conhecimentos adquiridos nas disciplinas do módulo.

O aluno deverá realizar um diagnóstico organizacional, buscando identificar possíveis anomalias e práticas diferenciadas de gestão, sugerindo, inclusive, melhorias para as práticas atuais.

Depois de realizada a pesquisa, deverá organizar os dados, anotar as informações relevantes e escrever um relatório, nas suas palavras. Isso significa que é de fundamental importância uma correta apresentação dos dados e resultados, de sua justificativa e conclusão pertinentes.

O objetivo do relatório é demonstrar a sua capacidade de análise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, é necessário seguir certos padrões para facilitar a compreensão do leitor.

O objetivo do Projeto Integrado Multidisciplinar é demonstrar a sua capacidade de análise de processos e como solucionar os grandes desafios empresariais. Para isso, é necessário seguir certos padrões para facilitar a compreensão do leitor. Observe a lista abaixo:

Observe abaixo:

1. Capa – nome(s) do(s) autor(es), título e subtítulo, local e ano de depósito.

2. Resumo - elemento obrigatório, que consiste na apresentação concisa dos pontos relevantes do trabalho. O resumo deve dar uma visão rápida e clara do conteúdo e das conclusões do trabalho; constitui-se de uma seqüência corrente de frases concisas e objetivas e não de uma simples enumeração de tópicos, não ultrapassando 500 palavras, seguido, logo abaixo, das palavras representativas do conteúdo do trabalho, isto é, palavras-chave e/ou descritores, conforme normas da ABNT.

3. Sumário - é a relação das principais seções do trabalho, na ordem em que se sucedem no texto e com indicação da página inicial. As seções do trabalho devem ser numeradas em algarismos arábicos. Elementos como listas de figuras, tabelas, abreviaturas, símbolos, resumos e apêndices não devem constar do Sumário, mas sim das listas (próximo item). A apresentação tipográfica das divisões e subdivisões no sumário deve ser idêntica à do texto. Para maiores informações, consultar as normas da ABNT.

4. Introdução - a introdução do trabalho deve conter o objetivo da pesquisa a ser desenvolvida no Projeto Integrado Multidisciplinar, a metodologia utilizada e uma breve apresentação da empresa selecionada para a investigação (não conte a história da empresa). Ela deve permitir ao leitor um entendimento sucinto da proposta do trabalho em pauta e seu contexto.

5. Desenvolvimento - descrever cada proposta apresentada, fundamentando cada uma delas nos conhecimentos adquiridos nas disciplinas cursadas no módulo e identificando as oportunidades de aplicá-los na empresa estudada, lembrando-se de verificar a proposta do PIM. O seu principal objetivo é comunicar ao leitor os resultados da pesquisa de forma lógica, clara e progressivamente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (11.5 Kb)  
Continuar por mais 6 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com