TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO, CARACTERÍSTICAS, CLASSIFICAÇÃO DAS CARGAS E CONTROLE DE DOCUMENTOS DO TRANSPORTE MARÍTIMO

Por:   •  24/4/2020  •  Artigo  •  2.442 Palavras (10 Páginas)  •  234 Visualizações

Página 1 de 10

PLANEJAMENTO, CARACTERÍSTICAS, CLASSIFICAÇÃO DAS CARGAS E CONTROLE DE DOCUMENTOS DO TRANSPORTE MARÍTIMO

Fernanda Ferreira Oliveira

Ramon Leonildo Ferreira Acevedo

Valmir Siqueira Junior

Resumo: O presente trabalho teve como seu objetivo explanar aspectos que são considerados importantes na classificação de cargas oriundas de operações portuárias e suas características principais. Para tantos modelos de cargas, torna-se imprescindível o planejamento, controle e operação e manuseio de forma assertiva para que a operação num todo esteja eficiente. Outro ponto importante é o controle de documentos, visto que é uma operação complexa e burocrática, colocando em risco a proficuidade do modal.

Palavras-chave: Planejamento portuário, características de cargas, documentação.

1 INTRODUÇÃO

Em 2019 foram realizadas aproximadamente 64 mil atracações em instalações portuárias brasileiras. Isso é cerca de 1,8% a mais que no ano de 2018. Foi movimentado 1,109 bilhão de toneladas, incluindo, minério de ferro, petróleo e seus derivados, soja, milho, plásticos, madeira e etc. Informações colhidas de 34 portos organizados,147 terminais de uso privado,32 instalações de transbordo de cargas e 2 instalações portuárias de turismo. Esse volume de transações e movimentação nos evidencia a necessidade de organização, planejamento e controle dentro desse modal. Modal esse que exerce um papel estratégico para a economia nacional e mundial.

O presente artigo tem intenção de abordar temas relacionados às cargas, estudando assim , o planejamento da movimentação das cargas nos portos, alocação dos portos estudo das viagens, a acomodação das cargas de maneira a facilitar o manuseio e despache delas. Tencionamos estudar as características das cargas, suas origens, classificação e destino, para ter um processo mais eficiente no que se refere à logística marítima.

Abordaremos também a parte burocrática quanto a documentação necessária posto que tratam-se na maioria das ocorrências, transações de volumes e valores elevados, e que estão a âmbito global, faz-se mister ater-se às minúcias exigidas junto às políticas aduaneiras, nacionais e tributárias.

2 CARACTERÍSTICAS E CLASSIFICAÇÃO DAS CARGAS

As cargas são compostas de mercadorias protegidas por embalagens apropriadas, se for o caso, prontas para o transporte. Estas cargas normalmente são classificadas levando- se em conta as características físicas, os riscos que apresentam, a forma como estão acondicionadas e manuseadas e o tipo de modal que será utilizado para seu transporte. Sua classificação pode ser quanto a sua natureza e ao seu tipo.

Quanto a sua natureza as cargas podem classificar- se em:

•        Perigosas- oferecem algum tipo de risco ao meio ambiente e às pessoas quando são transportadas;

•        Perecíveis - são cargas que quando expostas a algum tipo de intempéries sofrem algum tipo de dano, geralmente são produtos alimentícios;

•        Frágeis – são as cargas que se não forem manuseadas ou transportadas da forma correta, podem ser comprometidas;

•        Volumosas – são cargas com grandes dimensões exigindo condições especiais para transporte;

•        Pesadas- são cargas que exigem condições especiais para transporte;

Os tipos de cargas podem ser divididos em: Carga geral sendo ela solta, em contêineres ou neogranéis, e as cargas a granel líquido e sólido.

A carga geral compreende todas as cargas acondicionadas em caixas, fardos, sacos, engradados, ou ainda aquelas sem acondicionamento como veículos. Esse tipo de carga pode ser solta quando embarcada individualmente, ou para uma melhor otimização pode ser unitizada onde são agrupados vários itens iguais ou não em apenas uma unidade para transporte reduzindo o tempo de operação e a quantidade de itens a se manipular. A unitização pode ser feita de diversas formas: em contêineres, paletes, caixas de papelão, madeira ou metal.

No transporte marítimo as cargas mais comuns são aquelas acomodadas em contêineres, que surgiram por volta de 1920, projetados para facilitar o carregamento, transporte e movimentação e desde então vem modificando a forma de operação dos transportes. Os contêineres atuais possuem basicamente 2(duas) dimensões: o container de 20 pés e o de 40 pés, estes possuem diversos modelos: refrigerados, com teto aberto ou ventilados; assim possibilitando o transporte de qualquer tipo de carga, e garantindo a integridade dela.

As cargas neogranéis são aquelas formadas por aglomerado de mercadorias que possibilitam o transporte em um único embarque, por conta de seu acondicionamento em contêineres não ser economicamente viável. São exemplos de cargas neogranéis os fardos de celulose, bobinas de papel, placas de aço; enquadram-se nessa classe os automóveis e caminhões que podem ser embarcados sem auxílio de máquinas.

A carga a granel é uma carga homogênea que pode estar em sua forma líquida, sólida ou gasosa, compreendendo as cargas não acondicionadas, ou seja, sem embalagens que são transportadas em grandes quantidades e transportadas em veículos apropriados. Os granéis líquidos compreendem basicamente os derivados do petróleo e produtos químicos, transportados dos poços ou usinas até seu destino, percorrendo toda a cadeia logística. Já os granéis sólidos compreendem produtos de mineração e agroindústria, que normalmente são embarcadas diretamente nos porões dos navios, e por não possuírem embalagens a medição de sua quantidade é feita através do peso.

3 PLANEJAMENTO DAS CARGAS

O planejamento das cargas para os navios porta contêiner é concebido para facilitar e agilizar o carregamento e descarregamento dos navios. Eficiência é a palavra de ordem, a intenção do planejamento é conseguir o melhor desempenho no porto, para o navio e para os modais que fazem parte da cadeia logística. No porto porque quanto menos houver remanejo das cargas, o custo da operação reduz também. Nos navios por que eles precisam estar com as cargas arranjadas de maneira inteligente para que a atracação e descarga no próximo porto possam ocorrer de maneira produtiva, nos modais, por que o porto é onde a carga chega  e precisa escoar para o seu destino via caminhões, trens e etc. O processo de planejamento segue algumas diretrizes que possibilitam facilitar as tarefas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16.6 Kb)   pdf (193.5 Kb)   docx (16.3 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com