TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

O planejamento da produção ATPS e controle

Tese: O planejamento da produção ATPS e controle. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  27/10/2013  •  Tese  •  4.877 Palavras (20 Páginas)  •  332 Visualizações

Página 1 de 20

ATPS de Planejamento e Controle da Produção

Introdução

Vamos elaborar este trabalho, onde possamos ver melhor como é o planejamento e controle de produção. Não é fácil lidar com organizações de empresas e também não se resume em uma tarefa fácil e imediata, existem regras que podemos traçar com atividade que se torna possível decidir como iremos elaborar os métodos produtivos, com planos e programações.

Com objetivos de garantir que teremos produtos e fornecimentos para um determinado estabelecimento. O processo de PCP é usado em todo momento em fábricas e indústrias em geral, no intuito de achar falhas e distorções e as eliminar para obtermos resultados satisfatórios pela fábrica.

Com isso iremos ver melhor a necessidade e finalidade de termos um bom controle e programação para cada planejamento, com recursos e métodos que facilitam o dia a dia de produção.

É o setor responsável pelo bom andamento de todo o organismo industrial, do seu funcionamento adequado e conseqüentemente os resultados obtidos pelo mesmo, pois uma indústria desorganizada, não possuindo objetivos determinados e não cumprindo os prazos previstos e produção, terá afetada a sua meta principal: O LUCRO. Muitas vezes, isso acontece por culpa do próprio departamento, por comodismo ou por desconhecimento da sua importância natural no geral. E o que vamos elaborar no momento é a conclusão abaixo.

Planejamento e controle de produção.

A administração de produção trata-se de problemas reais da maneira que as organizações produzem bens e serviços. Em um sistema produtivo o planejamento e controle de produção recebem da direção as metas a serem atingidas e a partir daí começam a formular planos para atingi-las, administrando os recursos humanos e físicos com base nos planos e acompanha as ações corrigindo prováveis desvios.

Podemos considerar como palavras-chave: planejamento, controle, produção, estratégia, acompanhamento.

As atividades de PCP são desenvolvidas por um departamento de apoio a Produção. Com o departamento de apoio, o PCP é responsável pela coordenação e aplicação dos recursos produtivos de forma que atenda da melhor maneira possível aos planos estabelecidos em níveis estratégico, tático e operacional. Para atingir os objetivos do PCP são necessárias informações vindas de diversas áreas do sistema produtivo.

Os principais fatores responsáveis para atingir um PCP, já identificando as áreas de apoio aos roteiros de fabricação são os lead times, o Marketing (que busca o plano de venda e pedido firme), a Manutenção (que fornece os planos de manutenção), Compras/Suprimentos (informa as entradas e saídas dos materiais em estoques), os Recursos Humanos (são necessários os programas de treinamento), Finanças (fornece o plano de investimentos e o fluxo de caixa), entre outros relacionamentos. Considerando que todos os fatores são evidenciais para que se garanta uma estratégia e qualidade de elaboração de Produção e Controle de Produção (PCP).

Na figura 1, mostram-se as áreas de evidencias de cargos em fluxos de informações:

As atividades do PCP são exercidas nos três níveis de planejamento e controle das atividades produtivas de um sistema de produção.

Nível estratégico: Onde são definidas as estratégias de longo prazo da empresa. O PCP participa da formulação do Planejamento, gerando um plano de produção para fábrica da produção.

Nível Tático: Onde são estabelecidos os planos de médio prazo para a produção, o PCP desenvolve o planejamento mestre da produção.

Nível Operacional: Onde são preparados os programas de curto prazo de produção, o PCP prepara a programação da produção administrando estoques, emitindo e liberando as ordens de compras, fabricação e montagem, bem como executa o acompanhamento e controle da produção.

Na figura 2, segue um exemplo de fluxo hierárquico para os determinados níveis:

O PCP constitui de um conjunto de atividades administrativas da produção relacionadas, eficaz e eficiente para recursos de produção de organização (materiais, máquinas, equipamentos e pessoas) para a produção dos bens e serviços demandados pelos clientes.

Atividades desenvolvidas pelo PCP.

Consiste em estabelecer um plano de produção para determinado período em longo prazo de acordo com a estimativa de venda e produção financeira. A estimativa de vendas serve para prever os tipos e quantidades de produtos que se espera vender no horizonte de planejamento estabelecido. A capacidade de produção é o fator físico limitante do processo produtivo, e pode ser incrementada ou reduzida, desde que seja planejada a tempo pela edição de recursos financeiros. O plano de produção gerado é pouco detalhado, geralmente trabalha com um grupo de produtos tendo como objetivos a demanda esperando do mesmo.

As atividades exercidas pelo grupo PPCP é para garantir o controle de estoque diário. Uma das áreas mais importantes de uma empresa pode-se considerar a área de planejamento e programação, com isso a empresa consegue programar e desenvolver o abastecimento de estoque.

É importante ressaltar que um sistema de produção está sempre se comunicando com os outros sistemas componentes da organização, fazendo assim, parte de um sistema maior.

Após a definição de um sistema de produção, percebe-se que ele é composto por vários subsistemas envolvendo produção:

Entradas: são os recursos a serem transformados diretamente em produtos, como as matérias-primas e mais os recursos que movem o sistema, como por exemplo, a mão-de-obra.

Processo de transformação: refere-se ao subsistema, pelo qual as entradas vão ser transformadas em saídas. Na produção de bens materiais, esse sistema muda o formato das matérias-primas ou muda a composição e a forma dos recursos.

Saídas: esse subsistema é o responsável pela expedição e distribuição dos bens/serviços produzidos. É através desse subsistema que o retorno financeiro pela produção da empresa, é obtido.

Sistemas de planejamento: uma vez que a produção exige planejamento contínuo; esse subsistema é responsável pelo planejamento da qualidade, da quantidade e dos tempos de produção.

Sistemas de controle: é o conjunto de atividades que visa assegurar que programações sejam cumpridas, que padrões sejam obedecidos,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (33.6 Kb)  
Continuar por mais 19 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com