TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANEJAMENTO DE IMPLANTAÇAO DO SISTEMA MRP E SEUS BENEFICIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Por:   •  30/3/2017  •  Trabalho acadêmico  •  8.825 Palavras (36 Páginas)  •  208 Visualizações

Página 1 de 36

[pic 1]

MÁRIO LUCAS CANELA

PLANEJAMENTO DE IMPLANTAÇAO DO SISTEMA MRP E SEUS BENEFICIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Caxias do Sul

2016


MÁRIO LUCAS CANELA[pic 2]

[pic 3]

PLANEJAMENTO DE IMPLANTAÇAO DO SISTEMA MRP E SEUS BENEFICIOS PARA AS ORGANIZAÇÕES

Projeto apresentado ao Curso de Engenharia de produção da Instituição Anhanguera.


Orientador: Guilherme Pesquero Perelli


Caxias do Sul

2016


SUMÁRIO

SUMÁRIO        3

1.        INTRODUÇÃO        3

2.        OBJETIVOS        5

2.1        OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO        5

2.2        OBJETIVOS ESPECÍFICOS OU SECUNDÁRIOS        5

3.        JUSTIFICATIVA        6

4.      FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA............................................................................7

5.    METODOLOGIA..................................................................................................18

6.    CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO.......................................................20

7.    REFÊRENCIAS...................................................................................................21

        

        


INTRODUÇÃO

Com a globalização o mundo se tornou um ambiente de intensa concorrência entre as organizações (Indústria), um setor bastante competitivo onde a maior preocupação das organizações é aumentar sua capacidade produtiva, e tonar-se cada vez mais competitiva. Dessa forma entende-se a importância de conhecer e utilizar os sistemas de informações e também o quanto é benéfico a aplicação desse sistema de informações o MRP (Materials Requirements Planning), Planejamento das necessidades de materiais, para o controle e planejamento das linhas de produção.

Em função desses desenvolvimentos em alta crescente, as organizações vêm buscando mudanças significativas em seus processos administrativos e processos estratégicos, processos estes que são indispensáveis para gestão de manufatura, seguidos por melhorias continuas em serviços e processos, como qualidade do produto, na tomada de decisão, na diminuição dos prazos de entrega e no controle de estoques enxutos, tendo como objetivo principal a satisfação do cliente.

Em função desse novo cenário fortemente competitivo criam-se fatores que acabam saindo fora do controle das organizações, fatores esses que podem serem corrigidos internamente, visando evitar informações imprecisas e eliminando dados incorretos que venham a prejudicar a organização em sua produtividade.

O MRP é um sistema de informações utilizado como uma ferramenta muito importante para calcular a quantidade necessária de cada componente que o produto necessita, e além de calcular ele nos informa o momento ideal para aquisição de componentes sejam eles comprados ou fabricados, isso tudo para que não ocorram atrasos e nem faltas ou sobras de componentes necessários para montagem do produto. Sendo o sistema MRP muito preciso, ele necessita de informações baseando-se em uma lógica de planejamento de produção e demandas de vendas, onde o programa verifica dados de estoque e o leed time de aquisição, onde cada produto deve conter uma lista de materiais e componentes necessários para se fazer a montagem e chegar no produto final.

Calculando assim também o tempo necessário de montagem para que seja cumprido o prazo de entrega, sem que ocorram atrasos atingindo a satisfação do cliente e da organização com mínimos estoques e obtendo uma produção controlada e enxuta.

Com base nos fatos apurados dentro da organização, e as dificuldades encontradas para se fazer um planejamento estratégico de produção, buscamos como apoio a ferramenta do MRP, pois essa ferramenta certamente ajudará o PCP melhorará o planejamento e aumentará a produção e reduzira os estoques.

1.1 PROBLEMA

Sem ferramentas de apoio dificilmente se tenha uma precisão no controle de produção da organização, pois informações importantes ficam muito na cabeça das pessoas envolvidas, isso proporciona uma margem de erro muito grande e muitas vezes informações decisivas que podem fazer a diferença. Sendo que o controle de estoques não são confiáveis e apresentam baixa acurácia, as compras de matéria primas muitas vezes são mal planejadas sendo assim aumentando o estoque sem necessidade, também ocorrem falta de materiais, atraso na entrega de insumos devido ao mal planejamento, e isso acaba impactando diretamente nas linhas de montagem, e consequentemente impacta na data prevista de entrega do produto final.

Com estes problemas que ocorrem em função do mal planejamento acabamos tendo baixa qualidade nos produtos, pois com o atraso e a falta de matérias acaba-se tendo que acelerar o processo de montagem tendo que fazer tudo em menos tempo e de uma forma desordenada que acaba refletindo no funcionamento e no acabamento do produto final. Sendo assim com todos problemas citados, qual será o resultado que obtido após a implantação deste recurso o MRP.


OBJETIVOS

 OBJETIVO GERAL OU PRIMÁRIO

Ao avaliar e identificar os problemas encontrados dentro das organizações, este trabalho tem como objetivo apresentar as vantagens e os benefícios que o MRP pode proporcionar e de que forma o sistema vem auxiliar no controle do planejamento dos recursos e nas tomadas de decisões para que a mesma se torne cada vez mais competitiva no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (43.1 Kb)   pdf (259.7 Kb)   docx (56.2 Kb)  
Continuar por mais 35 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com