TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Planejamento de Sistemas de Informação em Instituições de Saúde

Por:   •  26/4/2015  •  Trabalho acadêmico  •  6.669 Palavras (27 Páginas)  •  163 Visualizações

Página 1 de 27

Universidade Federal de Pernambuco[pic 1]

Centro de Ciências Exatas e da Natureza[pic 2]

Departamento de Informática

Planejamento de Sistemas de Informação em Instituições de Saúde

Autor: Alexandre Victor Rodrigues Lins

Orientador: Hermano Perrelli de Moura

Recife, 1999

Resumo

A tecnologia da informação tem evoluído muito nos últimos anos e está cada vez mais presente no dia-a-dia das pessoas. As empresas também tem sido afetadas por esta evolução. Os sistemas de informação tem o poder de mudar a forma como as empresas trabalham, tornando as organizações mais preparadas para atuar no mercado competitivo. A cada dia surgem novos aplicativos e soluções que as organizações podem utilizar para melhorar sua eficiência e produtividade.

Devido à rápida evolução da tecnologia da informação, o processo de gestão de tecnologia dentro das empresas se torna cada vez mais complexo. As organizações precisam gerenciar diversos aspectos, tais como o desenvolvimento e implantação de novos aplicativos, o funcionamento dos sistemas de informação e o impacto da adoção de novas tecnologias nas relações humanas dentro das empresas. O planejamento de sistemas de informação surge como uma ferramenta eficaz, capaz de ajudar o processo de gestão de tecnologia da informação.

Por outro lado, o ambiente de negócios vem sofrendo mudanças ao longo dos tempos. Uma dessas mudanças é a transformação da economia industrial em uma economia baseada em serviços. Hoje em dia, cerca de 70% de tudo o que é produzido no estado provem do setor de serviços. A tecnologia da informação tem um papel fundamental no desenvolvimento deste setor. A prestação de serviços de saúde é uma das atividades que mais cresce no setor de serviços, empregando hoje mais de 110000 pessoas.

Este trabalho procura investigar a prática do planejamento de sistemas de informação em instituições de saúde da cidade do Recife. Para tal, foram pesquisados dois hospitais e três clínicas da cidade. A ênfase da pesquisa girou em torno de aspectos tais como a relação entre planejamento de sistemas e o plano de negócios da instituição, horizonte de planejamento, pessoas envolvidas no desenvolvimento do plano e como o plano é implementado. Além disso, procura-se investigar também os sistemas de informação em si, sua funcionalidade, como é desenvolvido, que novas tecnologias vem sendo utilizadas e quais as necessidades para o futuro.


Agradecimentos

Aos meus pais.


Sumário

1 INTRODUÇÃO        

2 VISÃO GERAL DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        

2.1 Tecnologia da Informação na Organização        

2.2 Transformações no Ambiente de Negócios        

2.3 Impacto da Tecnologia sobre os Negócios        

2.4 Gestão de Tecnologia da Informação        

3 PLANEJAMENTO DE SISTEMAS DE INFORMAÇÃO        

3.1 Plano de Sistemas de Informação        

3.2 Motivação e Limitações do Planejamento        

3.3 Metodologia para Planejamento de Sistemas        

4 PLANEJAMENTO EM INSTITUIÇÕES DE SAÚDE        

4.1 Sistemas de Informação em Saúde        

4.2 Resultados da Pesquisa        

4.2.1 Metodologia de Trabalho        

4.2.2 Hospital Santa Joana e Hospital Memorial São José        

4.2.3 Clínicas Pesquisadas        

4.3 Análise dos Resultados da Pesquisa        

5 CONCLUSÃO        

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        

APÊNDICE        


1 Introdução

A tecnologia da informação está cada vez mais presente dentro das empresas. Como evolui rapidamente, o que a torna difícil de acompanhar, e devido a sua importância, a gestão da tecnologia da informação nas organizações é uma atividade cada vez mais complexa.

O objetivo deste trabalho é investigar a prática do planejamento de sistemas de informação dentro das organizações de saúde. O planejamento é uma atividade importante do processo de gestão de tecnologia da informação. Mais especificamente, o trabalho procura avaliar as diversas características relacionadas ao planejamento de sistemas, tais como a sua relação com o plano da empresa e as pessoas envolvidas na elaboração do plano. Além disso, o trabalho procura investigar os sistemas de informação propriamente ditos, como estão estruturados e como são desenvolvidos. O trabalho deve apresentar um panorama de como os sistemas de informação estão organizados dentro das instituições de saúde, se existe alguma forma de planejamento, formal ou informal, e se este tipo de planejamento é eficaz.

O trabalho foi organizado em etapas distintas. Inicialmente, foi realizado um trabalho de pesquisa e estudo da bibliografia relacionada ao planejamento de sistemas de informação. Depois, uma pesquisa foi organizada com o intuito de coletar as informações necessárias ao desenvolvimento do trabalho junto as instituições de saúde da cidade. Finalmente, os dados recolhidos em campo foram analisados e o trabalho concluído.

Este trabalho foi organizado em cinco capítulos. O capítulo 2 apresenta uma visão geral de sistemas de informação, sua importância dentro da organização e do ambiente de negócios atual, o impacto do uso da tecnologia dentro das empresas e as dificuldades relacionadas à gestão de tecnologia da informação. O capítulo 3 discute o planejamento de sistemas de informação, sua importância estratégica, motivação e limitações. Este capítulo apresenta também uma metodologia para planejamento estratégico de sistemas de informação, com o objetivo de mostrar os diversos passos realizados na elaboração de um plano. O capítulo 4 discute as características dos sistemas de informação em saúde e apresenta os resultados da pesquisa. Por fim, o capítulo 5 apresenta as conclusões deste trabalho.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (46.3 Kb)   pdf (417.2 Kb)   docx (848.5 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com