TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PLANO DE TRABALHO

Casos: PLANO DE TRABALHO. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  21/4/2013  •  1.382 Palavras (6 Páginas)  •  688 Visualizações

Página 1 de 6

Resumo

Este trabalho tem como caráter de abordagem a importância do setor de Recursos Humanos nas organizações e o papel do profissional de RH para melhor entendimento entre o funcionário e a empresa.

O profissional de RH possui muitas responsabilidades dentro da empresa, pois é o responsável pelo recrutamento e seleção de bons funcionários, adequados ao perfil desejado para cada vaga, bem como o processo de contratação e o desligamento quando este ocorrer. O setor de Recursos Humanos é fundamental para uma empresa bem sucedida, pois é onde se concentra todos os assuntos relacionados a funcionário/empresa. É perceptível que o capital humano das organizações é o setor mais importante, e a partir disto, percebem-se como os administradores devem focar suas atenções á este segmento interno da organização. O funcionário satisfeito produz com qualidade. Cabe ao profissional bem capacitado, que o andamento do setor ocorra de forma satisfatória.

Plano de Trabalho

Introdução

O texto lido no artigo “O profissional de DP na evolução histórica do RH e seu perfil atual” relata a evolução da área de Recursos Humanos no decorrer dos anos, como o reconhecimento das pessoas para a área devida seu crescimento e junção com outros setores através de uma implementação organizacional para crescimento da organização.

Através do mesmo é possível verificar que os gestores saem de sua zona de conforto e buscam junto à operação a real necessidade de todos, dando-os motivação e a oportunidade de reconhecimento de todos por conta do trabalho em conjunto, onde se ganha muito mais no mercado, pois com o engajamento de todos os setores e profissionais se obtêm uma melhor competitividade no mercado.

O artigo elucida a transformação do Departamento Pessoal para área de Recursos Humanos. Assinalando quatro fases. Na primeira a gestão de pessoas conhecida como departamento de pessoal. Na segunda fase a gestão de pessoas é concebida como gestão do comportamento humano. Na terceira fase surgiu o modelo estratégico de gestão de pessoas. Na quarta fase a gestão de pessoas é vista como vantagem competitiva.

Mesmo com essa evolução ainda é utilizado o termo Departamento Pessoal e os profissionais deverão estar preparados para atender a legislação trabalhista não onerando os custos da empresa.

Principais atividades da Administração de Pessoal

Para uma administração produtiva do RH, há necessidade de planejamento, cronograma das atividades a serem realizadas.

Segue abaixo uma relação das atividades desenvolvidas pelo departamento, desde a contratação de um colaborador, até seu desligamento da Empresa.

• Divulgação das vagas disponíveis na empresa

Aqui começa o processo de captação de um colaborador. A divulgação deve ser feita de forma direta, por meios de comunicação como jornais, sites, quadro de vagas da empresa. Deve ser clara e objetiva, detalhando o cargo, as principais atividades, os pré-requisitos dos candidatos, se for conveniente informar o salário e os benefícios, e a forma de contato (ligar, envio de e-mail com currículo, comparecimento presencial)

• Seleção dos candidatos

Após os recebimentos de currículos e/ou profissionais presenciais, a próxima etapa é filtrar previamente aqueles que mais de encaixam com o perfil desejável.

• Entrevista e teste com candidatos

Marcando com os candidatos o local e horário da entrevista, segue com o próximo passo, onde é feita uma entrevista a fim de conhecer melhor o candidato, ouvir suas experiências, analisar seu perfil criteriosamente, e em alguns casos são aplicados testes psicológicos ou provas para testar os conhecimentos e habilidades do candidato referente às funções a serem desempenhadas pelo cargo desejado.

• Entrevista com o gestor

Selecionando os melhores resultados, os candidatos são chamados para uma entrevista com o gestor da área onde a vaga está em aberto, para o gestor também participar da "escolha", a final a opinião do gestor é importante, pois o candidato escolhido será seu colaborador.

• Contratação do candidato

Após o resultado do processo seletivo, o candidato selecionado é contratado. O setor de Rh lhe passa uma relação de documentos a serem apresentados na empresa, onde os mais comuns nesses casos são:

 02 fotos 3x4

 Cartão do PIS

 CTPS

 Carteira de Vacinação dos filhos menores de 14 anos

 Certidão de Nascimento ou Casamento

 Certidão de Nascimento dos filhos

 Certificado de cursos

 CNH

 Comprovante de escolaridade

 Comprovante de residência

 RG

 CPF

 Título de Eleitor

O RH também fica responsável pela realização do exame admissional do funcionário, Após todos os documentos entregues e a aptidão no exame admissional, o RH programa o dia de inicio do colaborador na empresa. Essa data deve constar na CTPS do funcionário como data de inicio das atividades.

• Integração na empresa

Uma atividade muito importante para o novo colaborador, de responsabilidade do profissional de RH, é a recepção do novo funcionário na empresa, onde é realizado a integração. O colaborador conhece um pouco mais sobre a empresa, os setores e suas responsabilidades, as áreas da empresa e recebe as boas vindas.

Outras atividades competentes ao setor de Administração de Pessoal durante a permanência do colaborador na empresa:

 Fornecer vale Transporte, Ticket Refeição.

 Dia 20 do mês fornecer Adiantamentos aos colaboradores

 Quinto dia útil do mês realizar pagamento de salário

 Recolhimentos de INSS,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (10.3 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com