TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Trabalho Capricornio

Ensaios: Plano De Trabalho Capricornio. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  24/3/2013  •  2.060 Palavras (9 Páginas)  •  925 Visualizações

Página 1 de 9

• Pontos fortes Processo bem estabelecidos Clima organizacional de relacionamentos bons Pessoas com boa vontade Pontos fracos Problema na venda de insumos e equipamentos agrícolas e outros clientes Preço elevado Modelo de gestão questionável Falta de processo de planejamento Postura de atuação fraca Poder centralizado Processos não respeitados Dificuldade em trabalhar em equipe Oportunidades Experiência de mercado Bom atendimento Boa assistência técnica Ameaças Queda na situação mercadológica Queda na interação com os cooperados

• 63. 5. Metas e Objetivos Muito se confunde a respeito destes dois conceitos quando se faz um planejamento estratégico do negócio. A diferença entre Meta e Objetivo, no entanto, é bastante clara como será apresentada a seguir. Quem precisa de metas afinal? Por que ter metas? Poderíamos responder a estas perguntas apenas com uma frase clássica: se não sei onde quero chegar, qualquer caminho é um caminho válido . É isso mesmo. Quando não se tem uma definição clara das metas de um negócio tanto a longo como a curto prazo, de nada adianta fazer-se um planejamento estratégico, por mais completo que seja, pois qualquer caminho é idêntico.

• 64. Então, a principal razão de se escrever as metas e objetivos do negócio é procurar adequar e orientar o caminho a ser seguido para que a empresa esteja cumprindo sua missão em direção à sua visão. A principal diferença entre metas e objetivos é que a meta indica intenções gerais da empresa e o caminho básico para chegar ao destino que você deseja. Já os objetivos são as ações específicas mensuráveis que constituem os passos para se atingir a meta.

• 65. Quando todas as suas metas são alcançadas a missão da empresa está atendida. Então se uma meta de uma empresa de brinquedos é ter brinquedos prontos para o natal, seus objetivos são uma lista de tarefas que devem ser realizadas em primeiro lugar, tais como: embalagem, design, propaganda, distribuição, e a manufatura. E esses objetivos devem ser definidos de forma quantitativa, ou seja, devem ser objetivos específicos, mensuráveis, alcançáveis, relevantes, e com horizonte de tempo bem definidos.

• 66. Enquanto a missão da empresa descreve o que ela é, as suas metas são a forma de conduzi-la em direção à sua visão. A seguir, algumas características ou atributos que podem estar presentes nas metas de algumas empresas: Objetivos financeiros; Contribuição para o lucro ou produtividade e provê retorno sobre o investimento; São mensuráveis e específicas; Estão atreladas à missão e visão da empresa; Focam resultados; São desafiantes, porém realistas; São controláveis; Tem tempo limitado; São estratégicas; Foca no crescimento do negócio.

• 67. Pode-se definir as metas de uma empresa com frases como: tornar-se líder de mercado ou fornecer alternativas de baixo custo. Exemplos de metas financeiras são: atingir o ponto de equilíbrio em agosto de 2000 ou Obter o retorno sobre determinado investimento em 24 meses.

• 68. Metas são resultados abrangentes com os quais a empresa assume um compromisso definitivo. Para atingir suas metas, a empresa deve estar disposta a comprometer os recursos dinheiro e pessoas necessários para alcançar os resultados almejados. As metas definidas para a empresa devem ditar as opções de negócio, orientando o processo decisório em toda a organização. As metas devem criar um elo indissolúvel entre as ações da empresa e sua missão.

• 69. A simples definição de uma meta genérica para a empresa não é tudo. É preciso que cada meta seja acompanhada de uma série de: objetivos; declarações operacionais que especificam exatamente o que deve ser feito para se alcançar a meta. Objetivos são declarações específicas que se relacionam diretamente a uma determinada meta; Fornecem detalhes do que deve ser feito e quando. Geralmente são associados a números e datas. Dessa forma, é fácil de se determinar se um objetivo foi alcançado. Não existem objetivos isolados. Fora do contexto de suas metas mais amplas, eles têm significado restrito, sendo até bastante confusos.

• 70. Os objetivos devem ser SMART, ou seja e S pecíficos M ensuráveis A tingíveis R elevantes T emporais

• 71. A palavra objetivos refere-se a algo tangível. Idealmente, cada meta deveria ter um ou mais objetivos que a suportam. Cada objetivo deveria incluir o nome dos responsáveis pela tarefa e a data limite para o cumprimento das mesmas. Então, a meta e os objetivos devem ser considerados em conjunto para se ter clareza em seu entendimento. Uma maneira fácil de diferenciar meta de objetivo é relacionar meta com palavras (esboçando o quadro geral) e objetivo com números (complementando-o com os detalhes específicos)!

• 72. Resumindo, tem-se que: Metas são resultados mais abrangentes que a empresa assume o compromisso de alcançar; Objetivos são as etapas necessárias para se alcançar as metas;

• 73. A seguir, encontram-se algumas diretrizes que podem ser seguidas para a definição de metas: Determine quem participará da definição de metas de sua empresa. Como as metas são o centro do negócio da sua empresa, este grupo deve incluir os responsáveis por todas as suas principais atividades. Desenvolva um procedimento para monitorar as metas de sua empresa regularmente, revisando e reformulando essas metas à medida que as circunstâncias do negócio se modificarem; Crie metas individuais que esclareçam as atividades de sua empresa sem restringir a flexibilidade e a criatividade;

• 74. Certifique-se de que as metas de sua empresa, em conjunto, constituem um projeto eficaz para alcançar suas abrangentes intenções; As metas declaradas por sua empresa devem ter estreita ligação com a missão da empresa; Use as metas para comunicar as intenções a todos, dentro e fora da empresa.

• 75. Diretrizes para a definição de objetivos: Determine quem definirá os objetivos de negócio de sua empresa. Os objetivos indicam o que deve ser feito e quando e devem contar com a participação de todos os funcionários; Desenvolva um sistema para definição, revisão e administração dos objetivos em toda a empresa; Certifique-se de que os objetivos podem ser alcançados e verificados incluindo valores e datas quando conveniente;

• 76. Diretrizes para a definição de objetivos: Crie objetivos de negócios claramente associados às metas mais abrangentes da empresa; Garanta que os objetivos de sua empresa, em conjunto, propiciem o uso eficiente de recursos dinheiro e pessoas em busca de intenções mais abrangentes; Considere o uso de um método formal , como o gerenciamento por objetivos, para envolver todos os funcionários de sua empresa no processo contínuo de definição, revisão e cumprimento

...

Baixar como (para membros premium)  txt (13.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com