TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Plano De Trabalho

Ensaios: Plano De Trabalho. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  22/4/2013  •  409 Palavras (2 Páginas)  •  578 Visualizações

Página 1 de 2

PLANO DE TRABALHO PARA O DEPARTAMENTO DE PESSOAL

1 INTRODUÇÃO

O profissional de Recursos Humanos e Departamento de Pessoal tem se mostrado de extrema importância para as empresas. Em algumas organizações tais setores atuam em conjunto, desempenham suas atividades separadamente. Certamente o perfil que este profissional terá dentro da empresa dependerá das demandas da mesma.

Partindo do princípio que ter um RH ou um DP que se preocupe em estabelecer um relacionamento harmonioso entre colaboradores e gestores é uma vantagem competitiva, certamente teremos uma empresa de sucesso. Como consequência, virão os excelentes resultados financeiros e identificação dos públicos internos e externos com seus valores e missão.

São enormes as responsabilidades do profissional de RH, uma vez que precisa trabalhar tendo em vista o planejamento e objetivos da organização, visando à contratação estratégica e eficaz de colaboradores diferenciados, fator determinante para conferir crescimento de qualquer empresa. Para tanto é importante formar uma equipe de colaboradores que trabalhe comprometida com os ideais da empresa e se orgulhe de fazer parte de seu quadro de funcionários.

A existência do profissional de Departamento de Pessoal de certa forma se confunde com a origem do próprio RH. Já existia antes e foi mesmo integrada aos Recursos Humanos quando de sua instituição. Suas atribuições têm evoluído com o passar dos tempos, tendo absorvido inclusive atividades comuns ao DP. De fato, hoje o Departamento de Pessoal é percebido como o RH Estratégico. A princípio as atividades eram executas por um profissional de Contabilidade contratado - em pequenas empresas isso ainda ocorre – que cuidava da admissão, pagamento e demissão. À época não havia leis trabalhistas.

No Brasil, na década de 1930, surgiram as primeiras leis, juntamente com a figura do Chefe de Pessoal, geralmente um bacharel em Direito, que deveria conhecer leis trabalhistas para manter registros, quadros e relações funcionando conforme determinava a lei. A partir das décadas de 1960 e 1970, reconheceu-se a importância de um gerente para o RH. Entre 1970 e 1980, o RH passou a ser considerado área imprescindível dentro da organização e deveria estar integrada às estratégias coorporativas. Surgem então conceitos como competitividade e agregação de valor para negócios e clientes. Assim, a gerência do RH passou a ser uma vantagem competitiva, percebida como um “centro de resultados”, que conta com profissionais preparados para nortear os demais setores da empresa no cumprimento das leis trabalhistas, para que esta não sofra exposição negativa desnecessária por desrespeitar a legislação vigente.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.7 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com