TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTE TRELIÇADA DE PALITO DE SORVETE

Por:   •  18/11/2019  •  Relatório de pesquisa  •  662 Palavras (3 Páginas)  •  259 Visualizações

Página 1 de 3

[pic 1]

UNIVERSIDADE SÃO FRANCISCO

Engenharia Química / Mecânica





“PONTE TRELIÇADA DE PALITO DE SORVETE”

05 de Abril de 2019


Flávio de Paulo Conceição – RA 002201700154

Marcos Vinicius Pernambuco Zeferino – RA 002201702378

Willian Martins Rodrigues – RA 002201701583


Professor: Daniel Loureiro

Itatiba, SP

Sumário

1.        RESUMO        2

2.        INTRODUÇÃO        3

3.        OBJETIVOS        3

4.        DESENVOLVIMENTO DO PROJETO        4

5.        CONCLUSÃO        5

6.        REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS        6

  1. RESUMO

Na engenharia de estruturas, uma treliça é uma estrutura composta por cinco ou mais unidades triangulares construídas com elementos retos cujas extremidades são ligadas em pontos conhecidos como nós. Forças externas e reações devem ser consideradas, de forma simplificada, aplicadas nesses mesmos nós.

 

  1. INTRODUÇÃO

Ponte é uma construção que permite interligar ao mesmo nível pontos não acessíveis separados por riosvales, ou outros obstáculos naturais ou artificiais.
As pontes são construídas para permitirem a passagem sobre o obstáculo a transpor, pessoas, automóveis, comboios, canalizações ou condutas de água (aquedutos). Desde tempos remotos que o Homem necessita de ultrapassar obstáculos em busca de alimento ou abrigo. As primeiras pontes terão surgido de forma natural pela queda de troncos sobre os rios, processo prontamente imitado pelo Homem, surgindo então pontes feitas de troncos de árvores ou pranchas e eventualmente de pedras, usando suportes muito simples e traves mestras.

Para projetar uma estrutura de treliça ( ponte) empregando a madeira que é o objetivo do nosso projeto, será necessário obter resultados que cumpram com as normas e requisitos específicos adotados. Sabendo-se que durante a concepção e realização do projeto, muitos fatores podem levar a soluções diferentes que mesmo com variações na metodologia de cálculo, ao final devem atender às diretrizes estabelecidas.

  1.  OBJETIVOS

O Objetivo do projeto é Identificar os principais componentes de uma ponte treliçada; Projetar uma estrutura de treliça em madeira (palitos de picolé) que resista a uma carga de aproximadamente de 60kg, utilizando-se o mínimo de material possível respeitando os parâmetros e normas do projeto; Analisar a estrutura em dois ou mais tipos de sistemas construtivos de treliças planas, comparar os sistemas estruturais, identificando a situação mais viável em termos de benefício estrutural, obedecendo características adotadas e calculadas de cargas existentes; Conhecer a norma regulamentadora ABNT NBR 7190/97 (Projeto de estruturas de madeira).

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.5 Kb)   pdf (198.6 Kb)   docx (124.5 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com