TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Ponte de Palitos

Por:   •  24/5/2016  •  Trabalho acadêmico  •  1.033 Palavras (5 Páginas)  •  1.386 Visualizações

Página 1 de 5

[pic 1]

Universidade Veiga de Almeida

Laboratório de Criatividade e Inovação

Relatório Ponte de Palitos

Turma:                                                                              

  • 1ENG12D

Rio de Janeiro, RJ

 Maio - 2016

Introdução

        Por definição, pontes são estruturas construídas pelo homem com o objetivo de interligar dois pontos, em mesmo nível, separados por obstáculos como rios e vales.

        A partir dessa ideia, foi proposto na aula de Laboratório de Criatividade e Inovação que nos dividíssemos em grupos com o objetivo de construir uma ponte de palitos. Essa ponte deveria ligar um vão de um metro e dez (1,10m) de largura, ser construída com palitos de madeira e/ou bambu, não podendo utilizar elásticos, cola ou fios metálicos. Além disso, nossas pontes precisavam suportar um peso de quatro quilogramas (4 kg).

        Nosso trabalho foi desenvolvido com o intuito de atender a proposta feita em sala de aula e com isso aprender um pouco mais sobre o funcionamento estrutural de uma ponte.

Materiais

        - Palitos de churrasco

        - Barbante

        - Abraçadeiras de nylon

Montagem

        - Corte os palitos em medidas de 15 cm e 20 cm.

- Comesse a estrutura da ponte amarrando com o barbante os palitos de 15 cm, em um ângulo de 90º, com o nó denominado amarra quadrada. Entre o nó e o fim de cada palito deve ter 2 cm.

- Forme a várias letras “U” utilizando três palitos para cada “U”.

        - Una com barbante as letras “U”, com o nó denominado amarra paralela, até que a estrutura tenha medida maior do que um metro e dez (1,10m).

        - Repita o processo mais duas vezes para obter um total de três estruturas de palitos.

        - Em cada quadrado que se formou nas estruturas amarre (fazendo dois nós simples perpendiculares) um palito de 20 cm de forma que ele seja a diagonal do quadrado.

        - Amarre, utilizando um nó simples com barbante, as três estruturas formando um prisma triangular.

        - Em cada junta da estrutura coloque uma abraçadeira de nylon para dar firmeza ao encaixe dos palitos e garantir que o barbante não soltará.

        - Coloque abraçadeiras de nylon na base das diagonais, unindo de duas em duas, para garantir que as diagonais mantenham as estruturas quadradas rígidas.

Desenvolvimento

                1. Estrutura:

                A estrutura da nossa ponte foi desenvolvida a partir do modelo de treliças, com o intuito de minimizar as forças internas da estrutura e suportar uma maior a ação de cargas sobre a ponte.

                A força que atua em uma ponte de treliças é considerada apenas nos nós (juntas), dessa forma as treliças (diagonais) não ficam sobrecarregadas. Ao construir juntas firmes é possível maximizar a carga sobre a ponte mesmo que ela não apresente uma estrutura tão rígida, como por exemplo, nossa ponte de palitos de picolé.

        

[pic 2]

Esquema estrutura da ponte.

        

2. Ação de Forças:

                Com o peso pré estabelecido de 4 Kg, foi possível realizar uma simples análise sobre as forças internas atuantes na estrutura da ponte. A partir dessa análise, conseguimos destacar os pontos da estrutura de treliças que deveriam ser reforçados para melhor suportar uma força externa de 40N.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.1 Kb)   pdf (275.4 Kb)   docx (171.8 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com