TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC GO

Por:   •  31/3/2020  •  Relatório de pesquisa  •  425 Palavras (2 Páginas)  •  132 Visualizações

Página 1 de 2

PONTIFÍCIA UNIVERSIDADE CATÓLICA DE GOIÁS – PUC GO

Professor: Flávio Ricardo Leal

Aluna: Lorena de Sousa Gontijo

Fundações, Turma A02

Exercício: Extrair três aspectos importantes que o engenheiro civil precisa conhecer sobre prova de carga.

Fonte Extraída: “Clube de Notícias” em novembro de 2008.

Assunto: Geotecnia – Prova de carga estática em estacas.

Como visto no artigo, as estacas são elementos estruturais de fundação usadas desde a pré-história e com o passar dos anos com o desenvolvimento e evolução tecnológica  de equipamentos e aparelhos, a forma construtiva têm se modernizado. A classificação dos tipos de estacas tem como característica principal o processo executivo, podendo ser estacas escavadas ou estacas cravadas.

-Estacas escavadas é a denominação para estacas que, são executadas por escavação mecânica com equipamento rotativo, que tem o objetivo de perfurar o terreno e posteriormente, preencher o local perfurado com concreto.

-Estacas cravadas (ou estacas pré-moldadas) caracterizam-se por sua introdução no solo através de processos que não promovam a retirada de solo, elas podem ser cravadas por percussão, prensagem ou vibração. Existem diversos tipos de estacas cravadas, de diversos materiais, elas podem ser de madeiraaço, concreto-armado, ou de material misto.

Uma questão importante que o artigo aborda é sobre a escolha do método de calculo mais apropriado a ser utilizado, pois, num mesmo solo, conforme processo executivo escolhido haverá atrito lateral diferente entre o solo e a estaca ou variada mobilização na ponta, resultando em uma variação na resistência em função do tipo de estaca.

Outro ponto importante é o dimensionamento de estacas que são desenvolvidas através de ensaios de campo por análise estática. Como o Brasil é um país com dimensões continentais os parâmetros do solo mudam conforme a região. A prova de carga em fundações consiste em aplicar esforços estáticos crescentes à estaca de tamanho real, executados obrigatoriamente no terreno onde se fará a construção e registrar os deslocamentos correspondentes. Os esforços aplicados podem ser axiais (de tração ou compressão) ou transversais. A carga é aplicada em etapas representando as fases de construção ate alcançar a carga máxima. A carga máxima pode ser definida como sendo o dobro da carga de projeto ou ate a máxima mobilização da estaca. Outro ponto importante e a fase de descarga que determina a deformação elástica e plástica do conjunto estaca/solo no local do ensaio.

Portanto, o dimensionamento do estaqueamento através do método pratico permitido, pela NBR 6122:1996 a redução do coeficiente de segurança de 2,0 para 1,6 gerando uma considerável economia, resguardada a segurança. Demonstrando assim ser um ensaio eficiente para alcançar um dimensionamento mais próximo do real, garantindo economia com segurança na obra.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (2.9 Kb)   pdf (36.1 Kb)   docx (8 Kb)  
Continuar por mais 1 página »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com