TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

FUTURO PROFISSIONAL E REALIZAÇÃO PESSOAL: UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA PUC-GO

Por:   •  30/8/2020  •  Artigo  •  6.631 Palavras (27 Páginas)  •  145 Visualizações

Página 1 de 27

EPCDA - ENSINO, PESQUISA E CAPACITAÇÃO DOCENTE EM ADMINISTRAÇÃO

FUTURO PROFISSIONAL E REALIZAÇÃO PESSOAL: UM ESTUDO DE CASO COM DISCENTES DE ADMINISTRAÇÃO E CIÊNCIAS CONTÁBEIS DA PUC-GO

RESUMO

O presente estudo propôs analisar os aspectos motivacionais, o grau de satisfação e as expectativas dos discentes dos cursos de Administração e Ciências Contábeis da PUC-GO. A pesquisa é caracterizada como descritiva, com abordagem do tipo quantitativa e qualitativa. Para a coleta de dados, foi aplicado questionário, composto por 12 questões fechadas, alcançado amostra de 300 discentes, sendo 170 de Administração e 130 de Ciências Contábeis, distribuídos ao longo dos períodos. O estudo teve como problematizações as perspectivas dos discentes em relação ao curso, o nível de satisfação e motivação para a escolha do curso, e por fim, quais as expectativas em relação ao futuro profissional. Os resultados permitiram avaliar o perfil motivacional dos discentes, evidenciando quais aspectos mais motivam positivamente os discentes, e quais indiciam um pouco de carência. O resultado da pesquisa, ademais, denota que a maioria dos discentes apresentam percepções satisfatórias para com os cursos, evidenciando que efetivamente são supridas as necessidades básicas, quanto as perspectivas sobre o futuro profissional, e mostram-se seguros e perseverantes.

PALAVRAS-CHAVE: Motivação Acadêmica. Futuro Profissional. Expectativas. Grau de Satisfação.

ABSTRACT

The present study proposed to analyze the motivational aspects, the degree of satisfaction and the expectations of the students of the courses of Administration and Accounting Sciences of PUC-GO. The research is characterized as descriptive, with a quantitative and qualitative approach. For the data collection, a questionnaire was applied, composed of 12 closed questions, reaching a sample of 300 students, 170 of Administration and 130 of Accounting Sciences, distributed throughout the periods. The study had as problematizations the perspectives of the students in relation to the course, the level of satisfaction and motivation to choose the course, and finally, what the expectations regarding the professional future. The results allowed to evaluate the motivational profile of the students, evidencing which aspects positively motivate the students, and which indicate a little lack. The result of the research, moreover, shows that most of the student’s present satisfactory perceptions about the courses, evidencing that the basic needs are effectively met, as well as the perspectives on the professional future, and they are sure and perseverant.

KEYWOORDS: Academic Motivation. Professional Future. Expectations. Degree of Satisfaction.

1 INTRODUÇÃO

O mercado de trabalho contemporâneo é altamente competitivo, onde a busca pela qualificação profissional tornou-se algo imprescindível e que está intimamente ligada a realização pessoal do ser humano. Nesse sentido, o administrador, como qualquer outro profissional se encontra em um contexto social que os fatores motivacionais internos e externos contribuem diretamente para sua motivação, e ao mesmo tempo suas ações junto a seus liderados (CHAVES, 2016).

 Segundo Bergamini (2008), o estudo da motivação relaciona-se aos mais variados campos da atividade humana, com destaque, para as organizações que dedicam grande parte de seus esforços no sentido de compreender melhor as variáveis motivacionais que se relacionam diretamente com o ambiente de trabalho.                    

A Motivação no ensino-aprendizagem desenvolve uma imensurável importância no contexto acadêmico. Quando o discente está empenhado em desenvolver uma tarefa, consequentemente o aprendizado torna-se prazeroso e eficaz, propiciando um elevado nível de desempenho e um ambiente agradável (DAVIS; OLIVIERA, 1994). Segundo as autoras, uma “pessoa motivada para aprender constrói o conhecimento mais prontamente do que uma sem motivação. [...] Um dos trabalhos mais importantes a serem desenvolvidos pelo professor junto aos seus alunos é, portanto, motivá-los” (p. 85).

O objetivo deste estudo propõe analisar as concepções dos discentes do curso de Administração sobre o seu futuro profissional e sua efetiva realização pessoal. Entre os objetivos específicos, busca evidenciar os fatores que influenciaram na escolha do curso e que, por conseguinte, contribuíram para as expectativas iniciais, almeja-se verificar os reais aspectos motivacionais nos estágios iniciais, na direção dos esforços e no foco de sustentação, e por fim, indiciar os níveis de satisfação alcançados. Nesse sentido, foram problematizadas as seguintes questões: As perspectivas com relação ao curso estão sendo supridas ou inibidas? Qual o nível de satisfação e motivação com o curso escolhido? e Quais as expectativas em relação ao futuro profissional? 

O estudo justifica-se pela importância do fator motivação frente as atividades de ensino, e consequentemente no ambiente profissional. Desta forma, identificar os fatores motivacionais de impacto entre os discentes, contribui significativamente para a melhor gestão do projeto pedagógico de curso e ações que visam melhorar o desempenho na relação ensino-aprendizagem.

O estudo está estruturado com a sessão de fundamentação teórica, discutindo preceitos da motivação e teorias de motivação. Em seguida, discorre sobre a metodologia do estudo, seguida da apresentação da Pontifícia Universidade Católica (PUC-GO), em especial da Escola de Gestão de Negócios. Posterior, apresenta-se a coleta e análise dos dados, seguida da discussão dos resultados. Por fim, elenca-se as considerações finais, considerando a problematização e os objetivos, como forma de evidenciar o que pensam sobre a formação, sobre a profissão e sobre si próprios.

2 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA

2.1 MOTIVAÇÃO

O conceito de motivação, encontra-se associado à vontade e ao interesse, ou seja, o desejo de realizar um esforço para alcançar determinadas metas. A motivação é considerada um fator susceptível capaz de mover o indivíduo, de levá-lo a agir para o alcance de algo, dotando de um comportamento orientado, gerando um impulso que leve para a ação (ALVES, 2013).

Motivação é o processo que explica a intensidade, direção e persistência de um indivíduo para alcançar um determinado objetivo. Nessa concepção, é imprescindível que o indivíduo esteja receptivo para ser motivado. Maximiano (2007), descreve que a motivação apresenta três propriedades essenciais, sendo elas, a “direção”, que se relaciona ao foco da pessoa em sua meta e como realizar; a “intensidade”, que expõe como o objetivo proposto é realizado; e por último a “permanência”, essa, relacionada a fatores motivacionais no tempo e seus reflexos.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (47 Kb)   pdf (1.2 Mb)   docx (335.7 Kb)  
Continuar por mais 26 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com