TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFOLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL

Artigos Científicos: PORTFOLIO INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  29/10/2014  •  541 Palavras (3 Páginas)  •  890 Visualizações

Página 1 de 3

3-DESENVOLVIMENTO

Exercício 1

A atividade proposta tem como meta o estudo e reflexão das matérias estudadas no atual semestre, sendo elas a Programação Web, Gestão e Segurança de Sistemas de Informação, Técnicas em Desenvolvimento de Sistemas e Técnicas Avançadas em Desenvolvimento de Sistemas. Incluindo em seus temas o desenvolvimento direcionado a dispositivos móveis, como smartphones e tablets, que se tornam mais populares nos dias atuais, acompanhando a tendência de tecnologias cada vez melhores sendo implantadas em dispositivos cada vez menores. Outro ponto aprofundado é a atenção especial dada à segurança nos sistemas de informação, devido ao crescimento no número de usuários que implica também no aumento de usuários mal intencionados. Devido a importância que a informação possui hoje, torna-se importante a sua segurança e sua gestão eficaz.

Exercício 2

Recursos de dispositivos móveis

• Persistência: A persistência de dados em dispositivos móveis não é tão simples quanto em computadores. Devido à baixa disponibilidade de recursos de processamento e armazenamento, a linguagem Java disponibiliza algumas APIs de armazenamento de dados. Uma delas é a Record Management System ou RMS, muito útil aos aparelhos de tecnologia GSM, que não dispunham de espaço suficiente para um banco de dados e mesmo assim continham aplicações que exigiam a persistência de dados. O RMS suporta a criação e manipulação de vários registros para armazenamento de dados chamados de record store. Um record store é identificado pelo nome que consiste de no máximo 32 caracteres. Cada registro pode ter um ou mais outros registros. Porém, com a popularização dos Smartphones, providos de maior poder de processamento e armazenamento, o RMS vai perdendo espaço para o banco de dados SQLite.

• Thread: é uma forma de um processo dividir a si mesmo em duas ou mais tarefas que podem ser executadas concorrentemente. Oferecem grande vantagem no processamento principalmente pelo fato de os dispositivos atuais oferecerem a tecnologia de multi-processamento.

• Sincronia de processos: permite gerenciar os recursos do sistema, de maneira que um recurso não seja modificado simultaneamente e que processos não fiquem em espera por um recurso.

• Interface de usuário: As novas tecnologias tornam cada vez mais fácil o uso dos dispositivos móveis, e cada vez mais complexo o trabalho do programador. Interfaces cada vez melhores surgem, como a tela de toque e o reconhecimento de voz. Programadores de dispositivos móveis devem sempre estar atentos à usabilidade de suas interfaces.

Gestão e segurança de sistemas de informação

• Vulnerabilidade: é uma falha em um sistema de software, que quando explorada por um individuo, pode comprometer a segurança do sistema. A grosso modo, é um ‘ponto fraco’ do sistema.

• Política de segurança: é uma declaração que estabelece uma hierarquia para os riscos de informação e identifica metas de segurança aceitáveis, assim como os mecanismos para atingí-las.

• Auditoria:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (3.9 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com