TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE

Trabalho Escolar: PORTFÓLIO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/3/2015  •  783 Palavras (4 Páginas)  •  855 Visualizações

Página 1 de 4

PORTFÓLIO DE LOGÍSTICA DE TRANSPORTE

Trabalho apresentado ao Curso de Tecnologia em Logística da Faculdade ENIAC para a disciplina de Logística de Transporte

Prof. ENRICO D’ONOFRIO

Guarulhos

2014

Respostas

.............................................................................................................

1. Entre as principais características podemos ver uma melhoria rápida e significativa nos indicadores de desempenho da malha brasileira, com exceção em alguns pontos. Porém podemos destacar que o maior crescimento aconteceu nos investimentos, que mais que dobraram saltando de R$ 350 milhões em 1997 para R$ 810 milhões em 2001 que correspondeu a uma evolução de 131% em quatro anos.

Nos quatro primeiros anos após a privatização houve um aumento de 17% no volume transportado, o numero de acidentes também foi reduzido, além da melhoria operacional, onde houve também um aumento significativo no produto médio do transporte ferroviário, resultado da razão entre a receita bruta das concessionarias e o volume transportado por elas durante o ano.

2. A evolução foi mais intensa á partir de 2001 pois na primeira fase da privatização houve um crescimento significativo, possibilitando com que os fatores continuassem a crescer de forma equivalente. E também por que os investimentos em infraestruturas tiveram que ser maiores na primeira fase da privatização entre 1997 à 2001. Praticamente todos os indicadores apresentaram melhora substancial no período entre 2001 a 2010, principalmente aqueles que dizem respeito aos resultados das concessionarias (volume transportado, receita liquida, e investimentos).

O volume transportado teve crescimento de 70% com a movimentação de 278 bilhões de TKU em 2010 entre os 162 bilhões de TKU em 2001, já a receita liquida quase triplicou no período. O crescimento na receita permitiu que neste período houvesse um aumento no volume de investimentos na malha ferroviária. Existem impactos positivos e negativos. Um dos positivos que podemos citar é que com o crescimento tem recebido incentivos até por parte do governo federal para que possam ampliar a malha e talvez unificar as diferenças entre as bitolas. Já uma citação negativa, é que diante do bom aproveitamento concessionarias privadas se limitam a investir em novas áreas e por conta das diferenças de regiões afeta a produção do modal.

3. As três concessionarias principais pelo escoamento de 80% das cargas transportadas no modal ferroviário são: Estrada de Ferro Carajás (EFC), Estrada de Ferro de Vitória e Minas (EFVM) e MRS. Em 2010 as três concessionarias transportaram respectivamente 91 bilhões de TKU, 73,5 bilhões de TKU e 57,5 bilhões de TKU com maior parte dessa carga sendo o minério de ferro, um dos principais produtos de exportação do Brasil.

O grande volume movimentado acaba gerando economia de escala, permitindo a redução de custos, por serem as mais produtivas praticam os menores preços médios do mercado. É importante

...

Baixar como (para membros premium)  txt (5.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com