TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTFÓLIO ENGENHARIA HELLITON

Por:   •  1/7/2016  •  Trabalho acadêmico  •  2.328 Palavras (10 Páginas)  •  258 Visualizações

Página 1 de 10

[pic 1][pic 2]

[pic 3]

SISTEMA DE ENSINO PRESENCIAL CONECTADO

ENGENHARIAS

HELLITON FIGUEIREDO BARBOSA

estudo do texto: “o engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais”

[pic 4]

EUNÁPOLIS - BA

2015

HELLITON FIGUEIREDO BARBOSA

estudo do texto: “o engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais”

Trabalho apresentado ao Curso de Engenharias da UNOPAR - Universidade Norte do Paraná, para as disciplinas de: Homen, Cultura e Sociedade; Probabilidade e estatística; Introdução a Engenharia; Ética política e Sociedade, Seminário Interdisciplinar: Introdução à Engenharia.

Professores: Edson Elias de Morais, Marcelo Caldeira Viegas, Marcio Ronald Sella, Claudiney José de Souza, Tatiane Campos..

        

EUNÁPOLIS - BA

2015

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO....................................................................................................        4

2 DESENVOLVIMENTO.........................................................................................        5

2.1 Homem, Cultura e Sociedade        5

2.1.1 Globalização da Economia        5

2.1.2 Capitalismo em Rede e Capitalismo Informacional        6

2.2 Probabilidade e Estatística        8

2.2.1 Contribuição da Disciplina        8

2.2.2 Estatística como Ferramenta        8

2.2.3 Estatística na Tomada de Decisões        8

2.3 Introdução a Engenharia        9

2.3.1 Pontos Fortes e Pontos a Trabalhar        9

2.3.2 Pontos Importantes        9

2.4 Ética, Política e Sociedade        9

2.4.1 Paradigma Educacional        9

3 CONSIDERAÇÕES FINAIS....................................................................................        11

REFERÊNCIAS BIBLIOGRÁFICAS...............................        ...................................12

1 INTRODUÇÃO

A presente produção textual foi elaborada com base no texto: “O engenheiro dos novos tempos e as novas pautas educacionais” de Maria Cândida Moraes, com o objetivo de aperfeiçoar e aplicar os conhecimentos individuais obtidos nas disciplinas do semestre na prática, são elas:

  • Homem, Cultura e Sociedade;
  • Probabilidade e Estatística;
  • Introdução a Engenharia;
  • Ética, Política e Sociedade.

O texto buscará compreender o que é a “Globalização da Economia” e como esta impacta a realidade social de países periféricos e as conseqüências trazidas.

Nesta pesquisa ainda serão abordados os conceitos quanto ao Capitalismo em Rede e Capitalismo Informacional, e seus exemplos de acordo com a teoria desenvolvida pelo autor Manuel Castells.

O texto ainda buscará demonstrar de que maneira a disciplina de probabilidade e estatística contribuirá na formação do novo profissional de engenharia do século XXI, se esta será uma ferramenta útil em sua vida profissional e como poderá auxiliar o profissional da engenharia na tomada de decisões.

Quanto ao perfil do profissional da engenharia, busca-se identificar quais os “Pontos Fortes” e “Pontos a Trabalhar”, analisando quais serão os mais importantes.

A presente produção textual ainda buscará conceituar o termo “Paradigma Educacional” diferenciando o novo do antigo, os conceitos de incerteza e complexidade relacionados aos dilemas éticos contemporâneos, além de compreender como a criação do novo paradigma está relacionado aos temas de ética, política e sociedade no que diz respeito a responsabilidade.

2 DESENVOLVIMENTO

2.1 Homem, Cultura e Sociedade

Neste tópico serão abordados os impactos da globalização e do capitalismo para o homem e quanto aos aspectos sociais e culturais do mesmo.

2.1.1 Globalização da Economia        

A globalização foi um fator inevitável mediante a evolução da tecnologia, do desenvolvimento do homem e da sociedade, sendo hoje uma realidade, e trazendo consigo muitos impactos para a vida do homem individual e coletivamente em diversas formas, entre os aspectos mudados estão à comunicação, o consumo, as estruturas de família, a economia, a cultura entre outro.

Com a globalização da economia houve uma necessidade de se comunicar entre os países, de realizar negociações internacionais, e para isso, houve uma necessidade de universalizar a contabilidade, suas normas e sua linguagem, com o isso os países estão sendo obrigados a passarem por uma convergência para as normas internacionais de contabilidade, inclusive o Brasil.

A globalização da economia faz parte do capitalismo, sendo parte, sendo um declínio do socialismo, já que o e sistema capitalista se ascendeu mundialmente, entretanto, traz consigo vantagens e desvantagens, entre elas, as revoluções nos meios tecnológicos e na comunicação, os demais podem ser vistos no quadro 1 a seguir:

Quadro 1 – Vantagens e Desvantagens da Globalização da Economia

Vantagens da Globalização

Uma das vantagens que todas as pessoas se beneficiam é justamente o produto importado que acompanhando a globalização o mesmo fosse ganhando mais qualidade e o preço foi sendo mais baixo. Além disso, a facilidade de comunicação também melhorou muito, hoje em dia é possível acompanhar fatos em outros continentes em tempo real, há alguns anos só se sabia o que acontecia em outro continente após meses. Os meios de transportes também impulsionaram aglobalização e também melhoraram de acordo com a mesma.

Desvantagens da Globalização

Dentre as desvantagens, ou seja, os aspectos negativos da globalização, podemos relatar algo que mais merece destaque que é a maior competitividade por vagas de emprego. Com a grande busca por vagas de empregos muitas pessoas procuram melhores formações profissionais e fica cada dia mais difícil conseguir um bom emprego.

Fonte: Globalização.org, 2014.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (16 Kb)   pdf (186.6 Kb)   docx (66.2 Kb)  
Continuar por mais 9 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com