TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PORTIFOLIO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE

Ensaios: PORTIFOLIO DE ENGENHARIA DE SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  7/6/2014  •  1.260 Palavras (6 Páginas)  •  367 Visualizações

Página 1 de 6

1. Elabore uma síntese (mínimo 5 páginas inteiras) utilizando o livro citado anteriormente, abordandoa gerenciamento de riscos e gerenciamento de pessoas, página 415 à 430.

“Segundo o dicionario Aurelio Sintese é: Exposição genérica ou abreviada; resumo, sumário, sinopse: síntese histórica. / Lógica Método de demonstração em que se parte dos princípios para as conseqüências, das causas para os efeitos, das partes para o todo: a síntese opõe-se à análise. / Química Formação artificial de um corpo composto, a partir de seus elementos ou de compostos de fórmula mais simples: síntese do amoníaco.”

GERENCIAMENTO DE PROJETOS

O Gerenciamento de projetos de software é uma parte essencial de engenharia de software. Os projetos precisam ser gerenciados, pois a engenharia de software profissional está sujeita a orçamentos organizacionais e restrições de conograma.

Os criterios de sucesso para o gerenciamento de projetos, variam de um projeto para outro, mas, para a maioria dos projetos, estas são as metas mais importantes:

Fornecer o softwere ao cliente no prazo estabelecido

Manter os custos gerais dentro do orçamento

Entregar software que atenda as expectativas do cliente

E Manter uma equipe de desenvolvimento que trabalhe bem e feliz.

Gerenciamento de Riscos

Gerenciamento de Riscos é um trabalho muito importante, que envolve se antecipar aos problemas que podem ocorrer ou ameaçar o desenvolvimento do projeto, a empresa e o software.

Há Três categorias de riscos relacionadas que são:

Os riscos de projeto que afetam o cronograma ou os recursos do projeto.

Os riscos de Produto que afetam a qualidade ou o desempenho do software que esta sendo desenvolvido.

E os riscos de negocio que afetam a organização que desenvolve ou adquire o software.

Consequentemente os riscos se sobrepõem, um exemplo é a saída de um membro da equipe como um programador experiente, mesmo sendo substituído afetará o projeto por causa do tempo de adaptação do novo programador, o produto pois pode não ter a mesma qualidade e do negocio pois a experiência do programador pode ser crucial para ganhar novos contratos.

Seguem abaixo alguns estágios para o processo de gerenciamento de riscos:

Identificação de riscos

Analise de riscos

Planejamento de riscos

E Monitoramento de riscos

É necessário documentar os resultados do processo de gerenciamento de riscos e discutir os riscos para que não se tornem um problema efetivamente.

A identificação de riscos é o primeiro estagio do processo de gerenciamento de riscos, ela pode ser um processo de equipe, como alternativa o gerente de projeto pode usar sua experiência para identificação dos riscos mais prováveis ou críticos.

Um checklist de verificação de tipos diferentes de riscos pode ser usado como ponto de partida como:

Riscos de Tecnologia

Riscos de pessoas

Riscos organizacionais

Riscos de ferramentas

Riscos de requisitos

Riscos de estimativa

Analise de Riscos

Durante o processo de analise de risco pode ser avaliados cada risco e fazer um julgamento sobre a probabilidade e a gravidade desses riscos. Não há maneira fácil de fazer isso. Você tem que confiar em seu próprio julgamento e na experiência de projetos anteriores e gravidade de cada risco.

O Planejamento de Risco

O processo de planejamento de riscos considera cada um dos principais riscos que foram identificados e desenvolve estratégias para gerenciar os riscos.

Não existe um processo simples que possa ser seguido para o planejamento de contingência. Ele usa o julgamento e a experiência do gerente de projeto.

A estratégia de gerenciamento de riscos são divididas em três categorias:

Estratégia de prevenção

Estratégia de minimização

Estratégia de contingência.

Monitoramento de riscos

A monitoração de riscos é um processo de verificar se suas suposições sobre os riscos de produto, de processo e de negocio não mudaram. Você deve avaliar regularmente cada um dos riscos identificados para decidir se esse risco está se tornando mais ou menos provável.

Você deve monitorar esses riscos, regularmente, em todas as fases de um projeto. Em cada revisão da gerencia, você deve considerar e discutir cada um dos principais riscos separadamente.

Gerenciamento de Pessoas

As pessoas que trabalham em uma organização de software são seus maiores ativos. Custa muito para recrutar e reter pessoas e cabe aos gerentes de software garantirem que a empresa obtenha o melhor retorno possível sobre seus investimentos.

A quatro fatores críticos no gerenciamento de pessoas:

Consistência

Respeito

Inclusão

E Honestidade.

Motivação de pessoas

Como gerente de projetos, você precisa motivar as pessoas que trabalham com você para que elas contribuam com o melhor de suas habilidades. Motivação significa organizar o trabalho e o ambiente de trabalho para incentivar as pessoas a trabalharem do modo mais eficaz possível. Para fornecer esse incentivo é importante que se entenda as necessidades humana, segundo Maslow(1954) segue as necessidades e sua hierarquia:

Necessidades de autorrealização

Necessidades de autoestima

Necessidades sociais

Necessidades de segurança

Necessidades fisiológicas

Geralmente

...

Baixar como (para membros premium)  txt (8.9 Kb)  
Continuar por mais 5 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com