TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Portifolio engenharia e tecnologia

Por:   •  4/10/2015  •  Trabalho acadêmico  •  631 Palavras (3 Páginas)  •  508 Visualizações

Página 1 de 3

1. O que é Engenharia ?

R: Engenharia é o reconhecimento e aplicação do conhecimento científico, econômico, social e prático,com a intenção de inventar, desenhar, construir, reformar e manter uma estrutura, maquina, aparelho, sistema, materias, e processos. É uma profissão que se adquire e aplica os conhecimentos de calcúlo, técnicos, e científico tanto na criação, aperfeiçoamento e implantação de utilidades que realizam uma determinada função ou objetivo.

2. Podemos afirmar que havia engenharia nas construções da Antiguidade da humanidade ?

R: Podemos sim afirmar que havia engenharia nas construções da antiguidade humana pois o conceito de engenharia vem desde a antiguidade, a partir do momento em que se criou uma peça fundamental como a roda, polia ou até mesmo a alavanca, cada uma destas invenções foi consistente com as modernas definições de engenharia, explorando todos os principios básicos da mecânica para desenvolver as ferramentas e objetos utilitários.

3. Como a engenharia se desenvolveu no Brasil ?

R: No Brasil o ensino de engenharia tem origem em 1699, altura em que o Rei D. Pedro ll ordena a criação de aulas de fortificação em vários pontos do Ultramar Português, o objetivo era formar técnicos de engenharia “ militar “ nos territórios ultranarinos, de modo a que eles estivessem menos dependentes de engenheiros extrangeiros, em territórios brasileiros seriam criadas destas aulas no Rio de Janeiro, em Salvador da Baía e no Recife.

4. Quais os pré-requisitos para um engenheiro atuar no Brasil ?

R: Os pré-reuisitos para um engenheiro atuar no Brasil é estar regulamentarizado no CREA ( conselhos regionais de engenharia e agronomia ).

5. Cite três ramos da engenharia existentes no Brasil e Exemplifique-os.

R: Engenharia eletrônica : é o ramo da engenharia onde se planeja, projeta, instala, opera e mantém sistemas e instalações eletrõnicas, equipamentos, dispositivos e componentes eletroeletrônicos.

Engenharia florestal : é o ramo da engenharia voltado para a avaliação do potencial de ecossistemas florestais; também visa ao planejamento e aproveitamento de determinada área de modo a preservar a flora e a fauna locais.

Engenharia mecãnica : é o ramo da enegenharia que cuida do desenvolvimento, do projeto, da construção e da manutenção de máquinas e equipamentos.

6. Cite algumas das mais importantes habilidades práticas para um profissional de engenharia.

R: Linguagem técnica; escrever bem e organização da comunicação escrita.

7. Como foi a evolução da engenharia brasileira em relação ao resto do mundo ? R: Há um crescente déficit de engenheiros no Brasil devido, em grande parte, ao alto índice de evasão dos estudantes da graduação na área. A Federação Nacional dos Engenheiros estima que seriam necessários ao menos 60 mil novos engenheiros formados por ano em um “cenário de expansão econômica”. Todavia, em 2011, esse número foi de apenas 42,8 mil segundo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira – Inep.

8. Qual foi a primeira instituição

...

Baixar como (para membros premium)  txt (4.3 Kb)   pdf (44.7 Kb)   docx (12.2 Kb)  
Continuar por mais 2 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com