TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRINCIPAIS CICLOS PATOLÓGICOS EM EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS ORDINÁRIOS E SEUS EFEITOS

Por:   •  26/5/2018  •  Trabalho acadêmico  •  2.779 Palavras (12 Páginas)  •  533 Visualizações

Página 1 de 12

[pic 2]

[pic 3]

[pic 4]

[pic 5]

Campo Grande- MS

2017


KELVIS ALOíSIO ANTUNES[pic 6]

[pic 7]

PRINCIPAIS CICLOS PATOLÓGICOS EM EMPREENDIMENTOS RESIDENCIAIS ORDINARIOS E SEUS EFEITOS.

Projeto apresentado ao Curso de ENGENHARIA CIVIL da UNIVERSIDADE UNIDERP, como requisito parcial à obtenção do título de Bacharel em Engenheiro Civil.

Orientador: Vitor Aiko Tanno.


Campo Grande - MS

2017


SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO        3

1.1        O Problema        5

2 OBJETIVOS        6

2.1 Objetivo Geral ou Primário        6

2.2 Objetivos Específicos ou Secundários        6

3 JUSTIFICATIVA        7

4 FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA        8

5 METODOLOGIA        11

6 CRONOGRAMA DE DESENVOLVIMENTO        12

REFERÊNCIAS        13


1 INTRODUÇÃO

Mesmo em tempos de resseção o ramo da Construção Civil no Brasil vem tornando-se uma das principais vertentes para o desenvolvimento do país. Este setor é um dos que mais crescem no mundo e caracterizam uma grande porcentagem das economias nacionais, suas atividades diversificadas demonstram a grande importância que este segmento representa, alguns economistas dizem que a Construção Civil é o termômetro da economia Brasileira.

É naturalmente desafiador o cotidiano dos construtores, construtoras e dos profissionais atuantes no mercado da construção, onde o simples fato de fabricar moradias já é uma tarefa difícil e exige muita atenção, dedicação e cuidados, envolvendo centenas de pessoas, dentro e fora dos canteiros. O processo de fabricação uma edificação discorre da seguinte forma: ideia inicial, planejamento prévio, projeto, documentação, fabricação dos materiais da obra, execução do projeto (obra), entrega e uso. Durante tais processos, podem ocorrer erros, falhas ou descuidos dos mais variados gêneros e tipos, que consequentemente acabam por gerar vícios e problemas construtivos na edificação, afetando seu desempenho ao decorrer de sua vida útil. O gerenciamento acentuado destes processos, o acompanhamento persistente e a melhoria constante, através de uma política forte no controle de qualidade e desenvolvimento de novas tecnologias e técnicas inovadoras são desafios constantes no cotidiano da construção civil (HELENE, 2003, p 31).

A preocupação dos construtores com o desempenho, resistência e durabilidade das edificações produzidas, não é recente, mas pode se afirmar que é crescente, causando discussões no meio, afim de homogeneizar o conhecimento, organizando, consolidando e ampliando os conhecimentos nesta área, afim de melhorar os processos de fabricação de imóveis dentro da indústria da construção civil. O cuidado em se evitar as manifestações patológicas ganhou mais força com o vigor da norma técnica NBR 15.575 (ABNT ,2013).

A ABNT NBR 15.575 agregou em seu conteúdo uma extensa relação de normas já existentes, das mais diversas disciplinas e relacionadas ao tema, e estabelece ampla e solidária junção de incumbências entre os intervenientes do processo. Torna-se necessária a quebra de vários paradigmas na cultura brasileira da construção habitacional, passando por uma nova maneira de especificação e elaboração de projetos que inclui o conhecimento do comportamento em uso dos inúmeros materiais, componentes, elementos e sistemas construtivos que compõem a edificação. (Guia para arquitetos na aplicação da norma de desempenho NBR 15.575, et al, 2015, p. 01).

Segundo o conceito de desempenho das edificações, quando submetida as diversas condições de uso, deve satisfazer as exigências de quem se destina (usuário), dentro dos atributos desejados e projetados, todas as manifestações, cuja a ocorrência ao longo do ciclo de vida de uma edificação venha a prejudicar o desempenho esperado do edifício e de suas partes se denomina problemas patológicos. Segundo a Norma ABNT NBR 15.575, prevê responsabilidades ao usuário como as manutenções no prédio, a fim de evitar manifestações patológicas que comprometa o desempenho da edificação.

Esta pesquisa abordará as causas e origens dos problemas construtivos mais comum nas edificações, em especial casas de moradia e obras que foram alavancadas com o programa minha casa minha vida do governo federal, devido à explosão imobiliária ocorrida no País até pouco tempo atrás, tal fenômeno aumentou o volume de empreendimentos imobiliários no mercado. Com a demanda do mercado imobiliário muitos correram para colocar esses produtos na praça, alguns que nem eram do ramo, migrarão rapidamente para este mercado ascendente em busca de prosperidade financeira. Economicamente foi satisfatório para a sociedade, mas a qualidade da produção decaiu, isso se comprova com o aumento das demandas judiciais, aumento das reclamações feitas por consumidores, sem radicalizar, pois novas tecnologias surgiram, muitas construtoras investiram em ferramentas, novas técnicas apareceram, a construção civil se fortaleceu, deixando efeitos colaterais.

Partindo do princípio dos efeitos das manifestações patológicas abordaremos de forma clara quanto abrangência do tema, no universo das questões relacionadas, evidenciando direitos e deveres das partes envolvidas no âmbito legal, relacionar custos de reparações e manutenções, além de outros fatores que serão ressaltados para esta proposta.

  1. O Problema

Devido ao aumento das responsabilidades legais, principalmente com o vigor da norma técnica NBR 15.575 (ABNT ,2013), fica cada vez mais frequente construtoras investem recursos e ferramentas relacionadas a prevenções de Patologias, vícios e defeitos durante a fase de elaboração de projetos e execução de Obras de Construção Civil, visando minimizar recursos financeiros usados em assistência técnica, manutenção e reparos em produtos vendidos e também manter a integridade da marca no mercado.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (385.1 Kb)   docx (157.9 Kb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com