TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Principais Ciclos de Inteligência Competitiva

Por:   •  31/8/2020  •  Trabalho acadêmico  •  981 Palavras (4 Páginas)  •  336 Visualizações

Página 1 de 4

Principais ciclos de Inteligência Competitiva

Ciclo de Inteligência Tradicional

Conforme Jan Herring (1999), o ciclo de inteligência tradicional é apresentado com as seguintes fases: planejamento e condução, processamento e armazenamento da informação, coleta, análise e produção e, por último, disseminação.

Nas fases de Planejamento e Condução, é onde realizaremos a identificação dos tópicos de inteligência. Nas fases de processamento e armazenamento da informação, realizamos a organização de todo o conhecimento e estruturamos em uma base. Na fase de coleta, realizamos o registro da inteligência. Nas fases de análise e produção, é quando finalmente teremos a Inteligência, ou seja, quando tornamos tudo em algo compreensível. E por fim a disseminação da Inteligência, para todos aquele a quem a Informação se destina como os tomadores de decisão. Abaixo temos um modelo gráfico do ciclo desenhado por Herring em 1999, onde será exemplificado todas as fases.

[pic 1]

Fonte: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5597/1/425095.pdf

O ponto fraco deste ciclo, seria não abranger uma fase de contra Inteligência, tendo assim um risco maior de vazamentos de informações sensíveis.

Versão do Ciclo de Inteligência citada por diversos autores

Esta versão é citada por diversos autores como, GILAD, 1988; HERRING, 1998; KAHANER, 1998; MILLER, 2002; PRESCOTT, 2002 apud RODRIGUEZ; FONTANA, 2005; PASSOS, 2005; PASSOS, 2007. Este modelo, citados pelos autores descritos, abrangem as seguintes fases: Identificação das necessidades, Planejamento e direção, Coleta, Análise e Disseminação, podendo também conter alternativamente uma fase de contra inteligência.

Na fase de identificação das necessidades, é onde realizaremos o levantamento dos tópicos de inteligência que serão esperados. Na fase de planejamento e direção, serão definidos os caminhos a serem seguidos. Na fase de coleta, realizamos o registro da inteligência. Na fase de análise, é quando finalmente geramos a Inteligência, ou seja, é quando foi aplicado uma inteligência em todo o conhecimento coletado. A fase de disseminação da Inteligência, é o momento em que a Informação gerada será destinada a todos que necessitam de tela. E neste ciclo ainda podemos ter a fase de Contra Inteligência, que se destina na proteção da Informação gerada, para que dados sensíveis não cheguem aos concorrentes por alguma falha de segurança. Abaixo temos um modelo gráfico do ciclo citado por GILAD, 1988; HERRING, 1998; KAHANER, 1998; MILLER, 2002; PRESCOTT, 2002 apud RODRIGUEZ; FONTANA, 2005; PASSOS, 2005; PASSOS, 2007, onde será exemplificado todas as fases.

[pic 2]

Fonte: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5597/1/425095.pdf

A desvantagem deste ciclo é que ele não abrange as fases de processamento e armazenagem da informação.

Ciclo de Inteligência apresentado por Weiss em 2002

Conforme Weiss nos apresenta um outro ciclo de Inteligência, com 5 fase, que são, planejamento e direção, coleta de informações publicadas, coleta de fontes primárias, análise e produção, relatório e informação.

Este é o ciclo que menos agrega, pois, o próprio autor reconhece a falha que é em não enfatizar que a Inteligência gerada deve ser usada no processo de tomada de decisão.

Modelo do ciclo de Inteligência Competitiva apresentado por McGonagle em 2007

Este clássico ciclo de Inteligência Competitiva apresentado por McGonagle em 2007 possui as seguintes fases, Planejamento e Identificação das Necessidades, Coleta de Dados, Análise, Disseminação e Feedback.

A vantagem deste ciclo de Inteligência é que ele agrupa duas fase, Planejamento e Identificação das necessidades, e adiciona a fase de Feedback, onde esta fase completa o ciclo trazendo a análise de quem utiliza a Inteligência gerada assim melhorando a primeira fase do ciclo que é o Planejamento e Identificação das Necessidades. Abaixo temos um modelo gráfico do ciclo desenhado por McGonagle em 2007, onde será exemplificado todo o ciclo das fases.

[pic 3]

Fonte: http://tede2.pucrs.br/tede2/bitstream/tede/5597/1/425095.pdf

Analisando cada ciclo de Inteligência competitiva podemos dizer que todos os modelos são viáveis e eficientes, no suporte oferecido a os tomadores de decisão, cada qual com sua particularidade e vantagem.

O ciclo apresentado por Jan Herring (1999) tem a vantagem de estruturar toda uma fase para o processamento e armazenamento da informação, que é a organização de todo o conhecimento e estruturamos em uma base, o que facilitas as próximas fases do processo. Porém não se preocupa com o Feedback de que absorve esta Inteligência ou mesmo com a proteção das informações para evitar o vazamento aos concorrentes.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.4 Kb)   pdf (150.6 Kb)   docx (288.5 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com