TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE TRINCAS E FISSURAS EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO

Por:   •  29/11/2018  •  Pesquisas Acadêmicas  •  4.568 Palavras (19 Páginas)  •  338 Visualizações

Página 1 de 19

[pic 1]

PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE TRINCAS E FISSURAS EM VIGAS DE CONCRETO ARMADO

LISTA DE FIGURAS[pic 2]

Figura 01 – Principais causas de fissuração

9

Figura 02 – Exemplificação do método

12

Figura 03 – Materiais utilizados no processo

13

Figura 04 - Processo de furação para colocação dos tubos de injeção.

15

Figura 05 - Processo de injeção de fissuras. Fonte:

15

Figura 06 – Processo de injeção de fissuras

16

Figura 07 – Fissura selada

16

Figura 08 – Detalhe do posicionamento dos grampos

18

Figura 09 – Viga de concreto armado deteriorada

18

Figura 10 – Visualização do Caso

19

Figura 11 – Visualização do Caso 03

20


SÚMARIO[pic 3]

1  Introdução        5

2  Origem de Trincas e Fissuras        7

3 PRINCIPAIS CAUSAS        7

4 TIPOS DE TRINCAS E FISSURAS        10

5 PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE TRINCAS        11

5.1  SELANTES ELÁSTICOS        11

5.2  TELA DE POLIÉSTER OU ELETROSOLDADA        12

5.3  FITA DE POLIÉSTER TNT        13

6 PROCESSO DE RECUPERAÇÃO DE FISSURAS        13

6.1  TÉCNICAS DE INJEÇÃO FISSURAS        13

6.2  TÉCNICA DE SELAGEM DE FISSURAS        15

6.3  COSTURA DE FISSURAS (MÉTODO DO GRAMPEAMENTO)        17

7  Exemplos específicos        18

7.1  CASO 1        18

7.2  CASO 2        19

7.3  CASO 3        20

8 Conclusão        21

9 Referencia bibliográfica        22


1  Introdução

Decorrente do desenvolvimento socioeconômico do país nas últimas décadas, a Engenharia, especialmente na área da construção civil, teve um aumento significante no número de construções e profissionais especializados na área. Contudo, esse crescimento das obras infelizmente, não veio acompanhado do imprescindível e prudente cuidado na construção. Grande parte das edificações apresentam alguma espécie de sinistro, muitos deles não geram colapso e outros, no entanto, são o aviso de comprometimento do edifício quanto a sua segurança.

Quando relacionado a peças estruturais de concreto armado a resiliência aumenta, pois a estrutura de uma edificação é “um conjunto de elementos que sustentam e dão estabilidade a uma construção. Este conjunto deve formar um todo perfeitamente combinado, de modo que resista a todos os esforços produzidos pelo peso próprio, peso de revestimento, sobrecargas e acidentais, pois a ruína de uma só dessas partes pode causar o desmoronamento da obra.” (MELO,2004)

Os elementos estruturais são classificados em: fundação, pilares, vigas e lajes, e compostos de materiais diversos como metal, madeira e concreto. Uma junção de materiais forma o concreto armado, trata-se de uma estrutura composta de concreto e barras de aço, que tende a fortalecer os esforços de tração na estrutura junto com os esforços de compressão. Nestes elementos, rotineiramente, evidenciam patologias, dentre as quais, trincas e fissuras.

Fissuras, trincas e rachaduras são manifestações patológicas das edificações observadas em alvenarias, vigas, pilares, lajes, pisos entre outros elementos, geralmente causadas por tensões dos materiais. Se os materiais forem solicitados com um esforço maior que sua resistência acontece a falha provocando uma abertura, e conforme sua espessura será classificada como fissura, trinca, rachadura, fenda ou brecha. (Oliveira, 2012)

Especialmente, as trincas e fissuras são fenômenos próprios e constantes em estruturas de concreto armado e que podem ocorrer em cada uma das três etapas de sua confecção: fase plástica, fase de endurecimento e fase de concreto endurecido. A principal diferença entre os termos é a dimensões dos mesmos, segundo a NBR 15575 – Desempenho de Edifícios Habitacionais até 5 Pavimentos – Parte 2 (itens 3.7 e 3.9), as fissuras apresentam aberturas inferiores ou iguais a 0,6 mm, enquanto as trincas apresentam abertura superior a 0,6 mm. Já a norma NBR 9575, que trata de projeto de impermeabilização, é considerada fissuras quando a abertura é inferior a 0,5 mm e trinca entre 0,5 e 1 mm.

Na ocorrência dessas patologias, existem tratamentos adequados e recomendados para recuperação da estrutura sem danos adicionais a segurança da edificação, para seu emprego é importante classificar a origem, o tipo e as causas dos sinistros vistos na estrutura, essa disposição é feita por especialista, na sua maioria Engenheiros de perícia, que tratam sobre um levantamento de informações sobre os itens que serão abordados neste trabalho.


2  Origem de Trincas e Fissuras

Cada edificação apresenta características próprias, por isso, a origem de patologias são diversas e particulares em muitos casos. As trincas e fissuras são comuns e por isso, estudas por especialistas ao longo dos anos. Sendo possível afirmar que tanto em alvenarias quanto nas estruturas de concreto armado, a fissuração tem origem por conta da atuação de tensões nos materiais, ou seja, quando a solicitação de esforços é maior do que a capacidade de resistência do material, a fissura tem a tendência a aparecer como forma de aliviar suas tensões. Quanto maior for à restrição imposta ao movimento dos materiais, e quanto mais frágil ele for, maior será a magnitude e a intensidade da fissuração.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (30 Kb)   pdf (1.1 Mb)   docx (1.5 Mb)  
Continuar por mais 18 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com