TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

Processo produtivo de elementos pré-moldados de concreto armado: detecção de manifestações patológicas

Por:   •  22/10/2015  •  Artigo  •  2.847 Palavras (12 Páginas)  •  564 Visualizações

Página 1 de 12

  artigos e ensaiosProcesso produtivo de elementos pré-moldados de concreto armado: detecção de manifestações patológicas[pic 2]

Resumo

O estudo correlaciona as patologias com o processo produtivo de elementos pré-moldados de concreto que vêm sendo empregados por empresas que atuam na região oeste de Santa Catarina e sudoeste do Paraná. O trabalho identifica as patologias que são originadas ainda no processo de produção, investiga as causa de tais patologias e propõe medidas mitigadoras. Fundamentado em visitas técnicas, o estudo verificou como ocorre a produção dos pré-moldados, englobando itens que abrangem desde o recebimento e estocagem da matériaprima, preparação do concreto, formas, armaduras, logística, até a expedição do produto acabado para o consumidor.

Palavras-chave: pré-moldados, concreto armado, patologias.

A

o contrário do que ocorreu em outros países, os métodos de execução da construção civil no Brasil não acompanharam o desenvolvimento tecnológico. No Brasil, ao longo dos anos não se teve a preocupação em adotar processos construtivos mais racionais; a mão de obra até então, abundante e barata, compensava os gastos com desperdícios e processos com baixo controle (OLIVEIRA, 1997).

Com o aquecimento do mercado e a forte concorrência, as empresas que atuam na construção civil buscam encontrar maneiras de se manter cada vez mais competitivas, de modo que a redução de custos de produção, tempos de execução, menor desperdício, otimização da mão de obra são quesitos que devem ser ponderados. O uso de metodologias que propiciem a industrialização da construção civil se torna uma alternativa interessante, como é o caso da aplicação de elementos pré-moldados.

A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT, 1985), em sua NBR 9062/1985 define os

Cleovir José Milani

Engenheiro civil, professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná,UTFPR,  Rua Itacolomi, 1303, apto 201, centro, Pato Branco, Paraná, (46) 3225-2450, cjmilani@yahoo.com.br

Rodrigo Boesing

Engenheiro civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná,  UTFPR, Rua Tapejara, 520, apto 204B, Pato Branco, PR, rodrigoboesing@hotmail.com

Rogério Alberto Philippsen

Engenheiro civil pela Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Rua Jaciretã, 151, Pato Branco, PR, rogerio.epc@gmail.com

Luiz Antonio Miotti

Engenheiro civil, professor do curso de Engenharia Civil da Universidade Tecnológica Federal do Paraná, UTFPR, Via do crescimento, Km 1, Pato Branco, PR, lamiotti@gmail.com

elementos pré-moldados como peças executadas industrialmente, mesmo em instalações temporárias em canteiros de obras, sob condições rigorosas de controle de qualidade.

Tais elementos representam uma opção válida para racionalizar o processo de produção. Essas peças apresentam algumas características significativas, são elas: rapidez de execução, controle de qualidade, projetos de modulação e relativo nível organizacional de produção (PEDERIVA, 2009).

A racionalização conseguida com o uso de prémoldados permite que os materiais disponíveis para a execução do empreendimento sejam mais bem aproveitados, sem, contudo, demandar profundas alterações tecnológicas (PEDERIVA, 2009).

revista de pesquisa em arquitetura e urbanismo     programa de pós-graduação do instituto de arquitetura e urbanismo     iau-usp

Na região Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná, as peças pré-fabricadas vêm sendo empregadas frequentemente nas obras. Assim, há a necessidade de conhecer o processo de produção de tais peças identificando as falhas que podem ocorrer durante a fabricação, de modo que se possa ter uma indústria que utilize racionalmente seus recursos e ofereça um produto de qualidade para o mercado consumidor.

Realizando visitas a empresas localizadas no Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina foi estudado o processo produtivo de pré-moldados de vigas, pilares, estacas, lajes e galerias pré-fabricadas identificando as patologias mais frequentes e os fatores que podem influenciar na ocorrência dessas patologias durante o processo de produção.

Os objetivos do estudo visaram a identificação da influência do processo produtivo na geração de manifestações patológicas nas peças pré-fabricadas e apresentação de sugestões de melhorias no processo, mediante caracterização do processo de produção das peças pré-fabricadas de concreto armado, identificação de manifestações patológicas oriundas do processo produtivo.

Justificativa

Com o crescente desenvolvimento da construção civil, a busca por processos construtivos mais eficientes passou a ser uma questão primordial. A forte concorrência faz com que as empresas que atuam no setor busquem novas formas e métodos construtivos, com processo modulado, de maior industrialização, como é o caso dos pré-moldados em concreto armado.

No Brasil, os pré-moldados de concreto armado vêm sendo amplamente difundidos, englobando postes, vigas, pilares, estacas, lajes, entre outros. Não são raras as edificações comerciais e residenciais que são construídas através deste método. Mais especificamente na região Sudoeste do Paraná e Oeste de Santa Catarina, apesar de produzirem peças pré-moldadas, na grande maioria das empresas, o processo de produção é realizado de modo artesanal, sem procedimentos claramente definidos. Assim, comumente veem-se peças de concreto pré-moldado com baixa qualidade sendo empregadas, o que justifica a relevância deste trabalho.

Para que um padrão de qualidade satisfatório seja atingido, capaz de atender a demanda existente, é importante um controle rigoroso durante o processo produtivo das peças e a verificação de manifestações patológicas oriundas deste processo, a fim de minimizá-las ou saná-las, de modo a atestar a funcionalidade, estética e estabilidade dos elementos.

Materiais e programa experimental

Em relação aos objetivos propostos, o trabalho de pesquisa descritiva está fundamentado em visitas técnicas realizadas às empresas produtoras de pilares, vigas, lajes e galerias pré-fabricadas em concreto armado. No desenvolvimento do trabalho, foram visitadas cinco empresas, localizadas no Oeste de Santa Catarina e Sudoeste do Paraná.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (19.7 Kb)   pdf (1.9 Mb)   docx (1.8 Mb)  
Continuar por mais 11 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com