TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROCESSO DE VERIFICAÇÃO DO SOFTWARE

Projeto de pesquisa: PROCESSO DE VERIFICAÇÃO DO SOFTWARE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  18/5/2014  •  Projeto de pesquisa  •  990 Palavras (4 Páginas)  •  182 Visualizações

Página 1 de 4

SUMARIO

1. INTRODUÇÃO ------------------------------------------------------------------------ 04

2. DESENVOLVIMENTO -------------------------------------------------------------- 05

2.1 O PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE --------------------------- 05

2.2 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO ------------------------------------------------- 05

2.3 TESTABILIDADE DO SOFTWARE -------------------------------------------- 06

2.4 SISTEMA DE GERENCIADOR DE BANCO DE DADOS ------------------ 07

2.5 MODELO PROTOTIPAÇÃO ----------------------------------------------------- 07

3. CONCLUSÃO ------------------------------------------------------------------------ 08

4. REFERENCIA BIBLIOGRAFICAS ----------------------------------------------- 09

1. INTRODUÇÃO

Esse trabalho tem o objetivo de mostrar qual a importância e influencia de um sistema desenvolvido para aperfeiçoar o trabalho na Locadora e com os avanços tecnológicos o mercado vem exigindo das empresas maior rapidez, flexibilidade e qualidade nos serviços e nos softwares.

2. DESENVOLVIMENTO

A Nossa Locadora de Livros é uma empresa privada com fins lucrativos com o objetivo de atender a demanda de locação de livros a implantação de um sistema tem o objetivo de controlar as finanças, as compras, o estoque e a locação oferecendo um melhor atendimento e agilidade.

2.1 O PROCESSO DE INSPEÇÃO DE SOFTWARE

A inspeção de software é um tipo particular de revisão que pode ser aplicado a todos os artefatos de software e possui um processo de detecção de defeitos rigorosos e bem definidos.

Assim um dos maiores benefícios de se utilizar inspeções de software é a detecção de defeitos nas fases iniciais do processo de desenvolvimento de software, facilitando a correção destes defeitos com menor esforço e custo. Desta forma, o esforço com retrabalho é reduzido em média de 10% a 20% do esforço total do desenvolvimento, conforme PETERS (2001). Esta redução no retrabalho pode implicar em melhorias significativas para a produtividade de software.

2.2 VERIFICAÇÃO E VALIDAÇÃO

A verificação e validação asseguram que o software cumpra com suas especificações e atenda ás necessidades do cliente/usuário. O processo de verificação e validação ocorre em todo o clico de vida do projeto. Revisões de requisitos, revisões de designer e teste de código. Os itens que devem ser verificados e avaliados são: CORREÇÃO, EFEICIÊNCIA OU DESEMPENHO, ROBUSTEZ, CONFIABILIDADE, USABILIDADE, UTLIDADE E VALIDADE.

Fatores de qualidade de revisão:

1. Relacionado com a manutenção, evolução e avaliação do software.

Fatores de Qualidade de Transição:

1. Relacionados com a instalação, reutilização e integração com outros produtos.

2.3 TESTABILIDADE DO SOFTWARE

O teste é uma das atividades fundamentais da etapa de desenvolvimento de um software, sendo de extrema importância na busca da garantia da qualidade do produto. Das diversas fases associadas a Engenharia de Software, o teste é a fase indispensável para validar e verificar sistemas em desenvolvimento, desde o estabelecimento desta noção, tem-se feito grande volume de pesquisa em torno deste assunto. Uma das questões primordiais na execução de um teste é caracterizar o número de testes suficientes para percorrer todos os caminhos da estrutura do software, buscando assim garantir qualidade do produto.

O teste de produtos de software envolve, basicamente três etapas: PLANEJAMENTO DE TESTE, ANÁLISE E ESPECIFICAÇÃO DE CASOS DE TESTE, EXECUÇÃO E AVALIAÇÃO DOS RESULTADOS DE TESTE. Essas etapas devem ser desenvolvidas em todas as fases da atividade de teste, as quais podem ser consideradas como uma atividade incremental, onde no decorrer de todo o desenvolvimento, pode ser aplicada e modificada.

Esse tipo de atividade é uma das mais caras do processo de desenvolvimento de software. Na tentativa de reduzir esses custos, têm sido propostos técnicas e critérios que auxiliam na condução e avaliação do teste de software. Técnicas classificadas em funcional e estrutural, no qual diferenciam uma da outra a origem da informação que é utilizada para avaliar ou construir

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 3 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com