TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO DE PASTA D’ÁGUA LABORATÓRIO LIFAR

Por:   •  15/9/2015  •  Trabalho acadêmico  •  1.145 Palavras (5 Páginas)  •  669 Visualizações

Página 1 de 5

 

 

REATOR BATELADA: PRODUÇÃO DE PASTA D’ÁGUA
LABORATÓRIO LIFAR

Porto Alegre,

Setembro 2014


REATOR BATELADA: PRODUÇÃO DE PASTA D’ÁGUA
LABORATÓRIO LIFAR

Trabalho realizado através do Laboratório Industrial Farmacêutico Lifar, com o objetivo de analisar o reator em batelada utilizado na fabricação do produto farmacêutico Pasta D’Água.

Setembro, 2014


Sumário

1        Introdução        

2        Fundamentação Teórica – Reator Batelada        

3        Empresa        

3.1        Histórico do Grupo Dimed/Lifar/PanVel        

4        Pasta D’água        

4.1        O Produto        

4.2        Processo Produtivo        

4.3        Descrição do Reator        

5        Conclusão        

6        Bibliografia        


  1. Introdução

O reator químico é um vaso projetado para conter reações químicas de interesse e escala industrial. Existem vários tipos de reatores químicos, podem ser contínuos, semi-contínuos ou em batelada. Este trabalho tem o objetivo de analisar, em escala industrial, o reator utilizado no processo de produção da pasta d’água.

O reator em batelada tem aplicação bastante geral na indústria química, mas limitado para processos industriais pesados, pois não permite produção contínua.

Para o desenvolvimento deste trabalho contamos com a colaboração do Laboratório Lifar, que forneceu dados técnicos da operação do reator e o procedimento de fabricação da Pasta D’Água.


  1. Fundamentação Teórica – Reator Batelada

O reator químico é um recipiente onde ocorrem reações químicas, transferência de massa e calor.

O reator em batelada é um tanque que consiste de um agitador com sistema integrado de aquecimento ou resfriamento. Podem variar de tamanho, normalmente são fabricados de aço inox, podem ser revestidos de vidro ou ligas. São alimentados e descarregados por conexões no topo e no fundo do tanque.

Neste tipo de reator não temos saída, nem entrada de reagente ou produtos durante o processo. O material é carregado dentro do Reator, acontece à reação química e depois se descarrega. Em alguns casos, após cada reação, é necessário fazer a limpeza do reator.

O reator em batelada é muito utilizado em laboratórios, para operações em pequena escala, para simulação de processos em linha de desenvolvimento, em industrias de pequeno porte, industrias que possuem diferentes produtos ou com uma produção de alto valor agregado.


  1. Empresa

  1. Histórico do Grupo Dimed/Lifar/PanVel

Para adquirir maior competitividade na compra de medicamentos junto aos laboratórios farmacêuticos, em 1967 as drogarias Panitz e Velgos se unem para criar a Dimed – Distribuidora de Medicamentos. Originam-se dessa parceria o LIFAR - Laboratório Industrial Farmacêutico, em 1969, situado em Porto Alegre/RS, e a rede de farmácias Panvel em 1973.

Na década de 80 o Grupo Dimed se expandiu com unidades no município de Passo Fundo/RS e em Santa Catarina, atuando como distribuidora para toda a rede Panvel e para outras farmácias comerciais. Em 1989 foi lançado o primeiro produto da Marca Panvel e em 2000 houve a abertura da Dimed Brasília e da Dimed Espírito Santo.

Atualmente a Panvel totaliza mais de 270 filiais, está presente em 87 municípios e atende consumidores de todo o Brasil. Conta com a maior linha de produtos de marca própria do país, cabendo ao laboratório LIFAR a produção de grande parte dos cosméticos.

Além da Panvel, o Laboratório LIFAR distribui medicamentos, cosméticos e alimentos para países do MERCOSUL e América Central. Seu parque industrial recebe investimentos constantes, mantendo sempre em linha o que há de melhor em tecnologia industrial.

  1. Pasta D’água

  1. O Produto

A pasta d'água ou pasta aquosa simples (Figura 1) é uma preparação farmacêutica de uso externo composta por óxido de zinco, talco, glicerina, metilparabeno (conservante), carbonato de cálcio e água de cal. É utilizada como antisséptico, secativo, e cicatrizante.

[pic 1]

Figura 1 – Produto Acabado
Fonte:
http://www.panvel.com/panvel/visualizarProduto.do?codigoItem=307335


  1. Processo Produtivo

Inicialmente é realizada a fabricação da Água de Cal, designação comum atribuída a uma solução diluída de hidróxido de cálcio, que é utilizada como produto intermediário para a fabricação da Pasta d’água. A água de cal é obtida pela reação:

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.6 Kb)   pdf (150.3 Kb)   docx (357 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com