TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL Ads - 4º Sem

Monografias: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL Ads - 4º Sem. Pesquise 859.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  26/5/2014  •  1.052 Palavras (5 Páginas)  •  388 Visualizações

Página 1 de 5

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO 4

3 DESENVOLVIMENTO 5

3.1 Faça uma pesquisa sobre banco de dados orientado a objetos. 5

3.1.1 Descreva sua aplicação e seu mecanismo de funcionamento. 5

3.1.1.1 Objetos 5

3.1.1.2 Classes 7

3.1.1.3 Herança 7

3.1.1.4 Polimorfismo 8

3.1.1.5 Encapsulamento 10

3.1.1.6 Utilização de modelos de classes 10

3.1.2 Tendências 3

3.2 Qual é a diferença entre banco de dados orientado a objeto e banco de dados relacional. 4

3.2.1 Como desenvolver utilizando o modelo orientado a objetos com um banco de dados relacional. 5

3.2.2 O que é ORM e para que é utilizado. 5

3.2.3 Quais ferramentas estão disponíveis hoje no mercado. 5

3.2.4 Quais a vantagens e desvantagens de se usar uma ferramenta ORM. 5

4 CONCLUSÃO 7

5 REFERÊNCIAS 8

1 INTRODUÇÃO

Banco de dados são softwares que foram desenvolvidos com a funcionalidade principal de armazenar dados específicos de onde serão obtidas informações para a execução de determinada ação. Um sistema gerenciador de banco de dados é o software que permite criar, manter e manipular bancos de dados para diversas aplicações. A evolução da manipulação de dados cada vez mais complexos, levaram à evolução dos Sistemas Gerenciadores de Banco de Dados e deram origem a esse novo Sistema de Banco Orientado a Objetos.

O Banco de Dados Orientado a Objetos visa facilitar a integração da linguagem orientada a objetos com o Banco de Dados, tornando assim sua utilização mais viável. Assim temos um banco que facilita a aproximação do mundo real, devido a trabalhar com orientação a objetos e suas características (polimorfismo, herança, persistência, abstração) e que permite a manipulação de dados complexos. Porém com suas vantagens, também vieram sua limitações, principalmente a relacionada ao desempenho quando comparado com o Banco Relacional, a falta de padronização nas linguagens de manipulação de dados, o que leva a pouca aceitação da utilização do mesmo pelo mundo corporativo atual,além da pouca divulgação e do alto custo benefício.

2 OBJETIVO

Trabalhar o conteúdo do eixo temático, incentivar a interatividade e a regionalidade e auxiliar na aplicação dos conceitos estudados. Fixando os conhecimentos adquiridos ao longo do semestre.

3 DESENVOLVIMENTO

3.1 FAÇA UMA PESQUISA SOBRE BANCO DE DADOS ORIENTADO A OBJETOS.

É um banco de dados onde cada informação é armazenada na forma de objetos. O gerenciador do banco de dados para orientado é referenciado pelo ODBMSOU OODBMS.

Dois fatores levaram a criação da tecnologia de banco de dados orientado a objetos, primeiro porque um banco de dados relacional se torna difícil de utilizar com dados complexos e segundo, porque geralmente os dados são manipulados pela aplicação escrita usando linguagem de programação, o que é uma operação tediosa de ser feita.

O Banco de dados Orientado a Objetos teve inicio em projetos e pesquisas de faculdades e centros de estudos e começou a se tornar produto comercialmente viável da década de 80.

3.1.1 Descreva sua aplicação e seu mecanismo de funcionamento.

Em um banco de dados orientado a objetos, os dados são armazenados como objetos e só podem ser alterados pelos passos definidos pela casse a que estes objetos pertencem. Os objetos são organizados em hierarquia de tipos e subtipos que recebem as características dos seus supertipos.

A grande parte dos bancos de dados oferece uma linguagem de consulta, permitindo que os objetos sejam encontrados de forma mais próxima, ou seja a junção da consulta com uma interface faz toda diferença nos produtos de mercado.

O acesso aos dados pode ficar muito mais rápido, pois dispensa as junções, isto é, um objeto pode ser obtido diretamente sem busca, seguindo os ponteiros.

Aplicações multimídia são facilitadas porque os métodos de classe associados com os dados são responsáveis pela correta reprodução.

Muitos banco de dados orientados a objetos oferecem suporte a versões. Um objeto pode ser visto de todas as várias versões. Ainda, versões de objetos podem ser tratadas como objetos na versão correta. Alguns banco de dados orientados a objetos ainda provem um suporte sistemático a triggers e constraints que são as bases dos bancos ativos.

3.2 QUAL

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.3 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com