TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO I

Artigos Científicos: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO I. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  9/10/2014  •  1.110 Palavras (5 Páginas)  •  482 Visualizações

Página 1 de 5

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR - INDIVIDUAL

DESENVOLVIMENTO DE SISTEMA DE INFORMAÇÃO I

SUMÁRIO

1 INTRODUÇÃO 3

2 OBJETIVO: 4

3 DESENVOLVIMENTO: 5

3.2 COMPARATIVOS ENTRE AS FUNCIONALIDADES 5

3.3 ESCOLHA DO SGBD 5

3.4 TELA DE ACESSO 8

3.5 RECURSOS NECESSÁRIOS 8

4 CONCLUSÃO 9

REFERÊNCIAS 10

1 INTRODUÇÃO

A Empresa Aluga Buggy, sediada em Guarapari-ES, em ampla expansão no mercado de locação de veículos contratou uma consultoria aos Alunos da Unopar para criação de uma nova estrutura de acesso ao seus sites de forma integrada já que decidiu ampliar seus negócios com a abertura de filiais em Porto Seguro-BA e Porto de Galinhas-PE e com expectativa de abertura de mais duas lojas em Natal-RN e Fortaleza-CE. Essa necessidade é imperativa já que atualmente com uma única loja conta com um servidor de BD de pequeno porte.

2 OBJETIVO:

A partir de pesquisas e comparativos em sites do mesmo ramo detectar as funcionalidades positivas de cada um, propor uma solução que englobe todas elas e que venha de encontro com as expectativas da Aluga Buggy no que tange a funcionalidade, praticidade, facilidade de acesso e o mais importante, com um custo de implantação e manutenção que seja condizente com o tamanho do seu negócio.

3 DESENVOLVIMENTO:

O trabalho consiste basicamente em coletar informações, comparar casos de sucesso e como trata-se de um mercado muito competitivo, optamos por uma pesquisa em sites do mesmo ramo.

3.1 PESQUISA DE CONCORRENTES

Entre os vários sites pesquisados elencamos três que consideramos ter funcionalidades interessantes e que poderiam ser implementadas em nossa proposta.

Ilha de Noronha – Vendas on-line

Locadora 40 Graus

BUGGY – Rent a Car

3.2 COMPARATIVOS ENTRE AS FUNCIONALIDADES

O site Ilha de Noronha – Vendas on-line apresenta uma proposta interessante com uma navegação muito amigável onde o visitante tem acesso instantâneo aos produtos e preços ofertados e também facilidade na hora de definir período a desejado e opções de pagamento. Outro ponto positivo neste site é a locação de pranchas e máquinas fotográficas, itens tão importantes para o ambiente de litoral.

A Locadora 40 Graus lembra os primórdios da WWW com proposta muito simples e de poucos atrativos, porém funcional.

A BUGGY – Rent a Car tem um visual bonito, moderno, as funcionalidades do site estão muito claras porém para reservas de veículos o visitante fica meio perdido pois as opções de veículos deveriam estar presentes na mesma tela e isso não acontece.

3.3 ESCOLHA DO SGBD

Sugerimos um SGBD relacional no caso o MS SQL SERVER da Microsoft. Como um Banco de Dados é um produto de software cuja principal função é a de armazenar e recuperar dados solicitados por outras aplicações de software, seja aqueles no mesmo computador ou aqueles em execução em outro computador através de uma rede (incluindo a Internet).

Algumas vantagens em optar por um SGBDR

1. Regra Fundamental:

Um SGBD relacional deve gerir os seus dados usando apenas suas capacidades relacionais

2. Regra da informação:

Toda informação deve ser representada de uma única forma, como dados em uma tabela

3. Regra da garantia de acesso:

Todo o dado (valor atómico) pode ser acedido logicamente (e unicamente) usando o nome da tabela, o valor da chave primária da linha e o nome da coluna.

4. Tratamento sistemático de valores nulos:

Os valores nulos (diferente do zero, da string vazia, da string de caracteres em brancos e outros valores não nulos) existem para representar dados não existentes de forma sistemática e independente do tipo de dado.

5. Catálogo dinâmico on-line baseado no modelo relacional:

A descrição do banco de dados é representada no nível lógico como dados ordinários (isto é, em tabelas), permitindo que usuários autorizados apliquem as mesmas formas de manipular dados aplicada aos dados comuns ao consultá-las.

6. Regra da sub-linguagem abrangente:

Um sistema relacional pode suportar várias linguagens e formas de uso, porém deve possuir ao menos uma linguagem com sintaxe bem definida e expressa por cadeia de caracteres e com habilidade de apoiar a definição de dados, a definição de visões, a manipulação de dados, as restrições de integridade, a autorização e a fronteira de transações.

7. Regra da atualização de visões:

Toda visão que for teoricamente atualizável será também atualizável pelo sistema.

8. Inserção, atualização e eliminação de alto nível:

Qualquer conjunto de dados que pode ser manipulado com um único comando para retornar informações, também deve ser manipulado com um único comando para operações de inserção, atualização e exclusão. Simplificando, significa dizer que as operações de manipulação de dados devem poder ser aplicadas a várias

...

Baixar como (para membros premium)  txt (7.9 Kb)  
Continuar por mais 4 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com