TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL GESTÃO POR COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE

Exames: PRODUÇÃO TEXTUAL INTERDISCIPLINAR INDIVIDUAL GESTÃO POR COMPETÊNCIA E EMPREGABILIDADE. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  11/11/2014  •  3.761 Palavras (16 Páginas)  •  342 Visualizações

Página 1 de 16

SUMARIO

INTRODUÇÃO...............................................................................................04

O MERCADO DE TRABALHO.......................................................................05

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS...............................................................05/06

EMPREGABILIDADE.......................................................................06/07/08/09

PLANEJAMENTO DE CARREIRA.......................................................09/10/11

COMPORTAMENTO ORGANIZACIONAL...........................................11/12/13

CONCLUSÃO.................................................................................................14

REFERÊNCIAS BIBLIOGRAFICAS................................................................15

INTRODUÇÃO

Este trabalho tem como objetivo uma visão generalizada a cerca de tudo que foi abordado nestes cinco semestres do curso de Gestão de Recursos Humanos, em que será apontado desde o início com as aulas de Relações Interpessoais. Onde podemos ver os problemas no processo de comunicação, e fomos desenvolvendo, aprendendo a ver a empresa com uma visão diferenciada, aprendendo a Serem Gestores de Recursos Humanos de fato, e isso será abordado aqui. Com pensamentos teóricos se podem analisar as relações fazer diagnósticos, implantar gestão estratégica nos empresários e a necessidade das mudanças comportamentais.

A área de gestão de pessoas deixou de ser um mero departamento de pessoal para se tornar uma atividade de importância estratégica dentro das organizações. Há décadas, o departamento de recursos humanos atuava, de forma mecanicista, no qual o empregado se limitava a execução das tarefas, a obediência ao chefe e ao controle centralizado. Hoje em dia o cenário alterou-se profundamente, os empregados são chamados de colaboradores e os chefes de gestores. Pode-se afirmar que gerir pessoas não é mais um fato com uma visão mecanicista, sistemática, metódica ou mesmo sinônimo de controle, tarefa e obediência. A gestão atual de pessoas visa à valorização dos profissionais e dos seres humanos, privilegiando o desenvolvimento pessoal e a criatividade. É de salientar a importância dos lideres em todo o processo de mudança a adaptação à nova realidade do processo de gestão de pessoas.

Vários foram os fatores que contribuíram para esta mudança, nomeadamente de ordem econômica, tecnológica social, política, demográfica, etc. Dentro deste contexto, uma das áreas organizacionais que mais sofreu com essa mudança, foi o RH, as mudanças são tamanhas que até o nome mudou ao longo do tempo. A denominação de recursos humanos tem sido substituída por termos como Gestão de talento, Gestão de Capital Intelectual, Gestão de parceiros ou colaboradores e até Gestão de pessoas.

A gestão de pessoas tem evoluído ao longo do tempo, sendo que nos últimos anos esta evolução foi marcada pelo progresso nas mais diversas áreas em uma escala sem precedentes da humanidade, contribuindo significativamente para desenvolver as organizações e as pessoas que participam do processo.

O MERCADO DE TRABALHO

A crescente mudança na característica das organizações nas últimas décadas, principalmente com o aumento da competição entre empresas, num mundo que diminui fronteiras pela globalização dos negócios, tem levado as pessoas a se atualizarem continuamente a fim de terem acesso a novas práticas administrativas e também têm levado a uma melhor escolha da área de atuação, quer seja pela decisão de frequentar um curso de graduação como também pela especialização na área de atuação escolhida. O comportamento de busca para área específica permite que ele busque uma nova oportunidade fora dela.

A participação frequente em cursos de atualização ou congressos e seminários sobre a área escolhida lhe garantem atualizações que o diferencia dos demais concorrentes a uma possível vaga de empregos ou promoção na própria organização em que é colaborador (Fernandes, 2004).

COMPETÊNCIAS ESSENCIAIS

As competências individuais são padrões de ligação e harmonização entre conhecimentos, habilidades e atitudes que, se em estado avançado de aprendizado, proporcionam ao individuo e para a organização, da qual faz parte, maiores atributos para competir no mercado em que atua.

Assim sendo, com o uso adequado das competências profissionais, haveria menos estresse por parte do individuo e a realização das tarefas se daria com maior fluidez e satisfação pessoal. Para Fleury e Fleury (2000), a competência existe quando o individuo sabe agir mobiliza-se, sabe transferir, sabe aprender, sabe engajar-se, tem visão estratégica e assume responsabilidade.

Neste contexto, eles afirmam que estas habilidades determinam um eixo entre a competência dos indivíduos, da equipe e consequentemente da organização. Bruno Faria (2003), quando citam competências relevantes a profissionais da área de treinamento e desenvolvimento, sugere um modelo de gestão que se inicia com a formulação das estratégias organizacionais. Se o individuo for deslocado para uma função que reúne necessidades de habilidades específicas constantes deste plano, tenderá a produzir melhor, contribuindo para o alcance dos objetivos organizacionais,

Conforme apresentado nos estudos de Coda (2000), Gil (2002), Spector (2002) e Ricco (2004), sobre motivações, acredita-se que indivíduos motivados e com conhecimentos adequados para a execução de suas funções e tarefas, tendem a realizar melhor o trabalho sob sua responsabilidade, o que poderia ser considerado como vantagem para as organizações. Outras competências que o mercado de trabalho requer hoje e que se somam às anteriores são:

 Criatividade – Possibilidade de ter ambiente favorável para criar;

 Cooperação – Trabalhar em equipe;

 Participação – Ser pró-ativo. Agir no sentido da ação;

 Atuação interdisciplinar – Ninguém é especialista em tudo;

 Capacidade de análise – Decidir o que precisa ser feito;

 Valor da informação – Como vantagem competitiva;

 Senso crítico – Pertinência com

...

Baixar como (para membros premium)  txt (26.9 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com