TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROINTER Loja De Cosmeticos

Monografias: PROINTER Loja De Cosmeticos. Pesquise 860.000+ trabalhos acadêmicos

Por:   •  14/6/2013  •  3.943 Palavras (16 Páginas)  •  723 Visualizações

Página 1 de 16

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

PROINTER

Manaus

2013

UNIVERSIDADE ANHANGUERA – UNIDERP

CENTRO DE EDUCAÇÃO A DISTÂNCIA

Participantes:

Gigliolla Buzelli Favero – RA 438660

Maria Helena Rodrigues – RA 411963

Diná Santos – RA 417267

Tutora a distância: Ingrid Carolina Barbosa

PROINTER – Relatório Parcial

Manaus

2013

RESUMO

Hoje o Brasil é o terceiro país do mundo no ranking de consumidores de produtos de higiene, beleza e estética, com crescimento de 18,9% em 2012 contra 8,09% do Japão (segundo no ranking) e 3,8% de aumento dos Estados Unidos (primeiro no ranking mundial). Na America Latina o Brasil mantém a liderança, com 58% de market share da região. (Fonte: ABIHPEC- Associação Brasileira da Indústria de Higiene Pessoal, Perfumaria e Cosmético).

As lojas de cosméticos são encantadoras, as vitrines apelam pelo bom gosto e o frescor de sabonetes e perfumes são um verdadeiro atrativo para as compras.

Lojas de cosméticos é um ramo lucrativo desde que bem planejado.

O aumento da qualidade dos produtos no setor de cosméticos tem um papel importante e decisivo no setor econômico nacional, vem crescendo rapidamente, consequência da competitividade entre as empresas que sempre traz inovações e novas tecnologias.

O objetivo do nosso projeto é montar uma empresa sólida com princípios que leve a possibilidade de bem estar pessoal, com a facilidade de se encontrar o que precisa num só lugar.

SUMÁRIO

INTRODUÇÃO............................................................................................................... 05

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA................................................................... 06

FUNDAMENTAÇÃO TEÓRICA................................................................................. 08

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DE DADOS............................................................ 10

DESCRIÇÃO DA PESQUISADA DE CAMPO REALIZADA.................................. 15

ANÁLISE E INTERPRETAÇÃO DOS DADOS.......................................................... 17

CONCLUSÂO.................................................................................................................. 20

REFERENCIAS BIBLIOGRAFICAS........................................................................... 21

ANEXOS............................................................................................................................ 22

INTRODUÇÃO

Nosso trabalho surgiu através da vivencia de uma das integrantes de nosso grupo em outro estado. A aluna percebeu um diferencial entre as lojas de cosmético da cidade de São Paulo para as lojas de cosmético da cidade de Manaus.

A ideia principal é fazer com que o cliente encontre num só lugar tudo que ele precisa no ramo de cosmético, higiene e estética. Com qualidade, bons preços e atendimento diferenciado.

Foi percebido também, que não há muitas lojas nesse ramo aqui na cidade de Manaus, principalmente nos bairros.

Os maiores concorrentes estão localizados em bairro de classe media a alta, no Centro da cidade e alguns Shoppings.

E nas imediações onde nosso projeto pretende atuar, as lojas que tem um formato parecido não tem variedade de produtos, bom atendimento e às vezes não se encontra tudo num só lugar.

O culto à beleza e à juventude é uma forte tendência nos dias atuais, isso se acentua nos últimos anos, resultado de uma mudança de comportamento social, dentre elas o ingresso da mulher no mercado de trabalho e o aumento da expectativa de vida das pessoas.

O potencial de consumo de produtos étnicos, produtos para homens e infantis estão em expansão no mercado de cosméticos, sendo um segmento muito rentável. O crescimento está associado ao desenvolvimento de novas tecnologias para esses segmentos e a mudança da mentalidade da sociedade e do próprio homem, que tem deixado o preconceito de lado e passaram a valorizar mais a estética, a vaidade e a preocupação com a saúde.

O resultado disso tudo tem sido o contínuo crescimento da indústria mundial de cosmético e do mercado de embelezamento.

CONTEXTUALIZAÇÃO DA PESQUISA

Quando pensamos na viabilidade do nosso projeto, encontramos alguns questionamentos que poderiam ser uma problemática para sua execução.

Hoje na cidade de Manaus existe uma empresa que detém o monopólio desse ramo de atividade.

A COMEPI com certeza seria nosso maior concorrente, porque alem de dominar o comércio de cosmético na cidade de Manaus, com suas oito lojas bem estruturadas e em pontos estratégicos da cidade, ela atende não só o varejo, mas também o atacado, atendendo salões de beleza e também a pequenos comerciantes. O maior questionamento seria como enfrentar um concorrente que possui a confiança e a fidelidade desses clientes? Como se firmar num mercado monopolizado?

Outra problemática seria a logística para a viabilidade do projeto,

...

Baixar como (para membros premium)  txt (29.6 Kb)  
Continuar por mais 15 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com