TrabalhosGratuitos.com - Trabalhos, Monografias, Artigos, Exames, Resumos de livros, Dissertações
Pesquisar

PROJETO DE FORMATURA TRAINEE

Por:   •  14/3/2019  •  Seminário  •  2.069 Palavras (9 Páginas)  •  167 Visualizações

Página 1 de 9

 

 

 

PROJETO DE FORMATURA TRAINEE 

 

 

 

 

 

 

[pic 2]

 

 

Reformulação do programa trainee com foco em desenvolvimento e integração

Lorena Oliveira Barbosa 

 

 

 

Salvador, 2019

SUMÁRIO: 

 


  1. INTRODUÇÃO 

O programa trainee é uma fase importante na efetivação do membro, ele visa preparar e introduzir o futuro membro na cultura da empresa, além de proporcionar muito aprendizado, entre eles conhecimento crítico, organizacional e técnico.  O PFT busca muito desse aprendizado crítico.  

A vivência trainee abaixo das expectativas trouxe um questionamento sobre o porquê dessa sensação, visto que muitos membros exaltavam o programa e sua importância para a sua evolução profissional e pessoal.  

Com o PFT, vi um momento interessante para buscar respostas para esses questionamentos, visando a melhora do programa trainee, a partir de uma possível refurmulação, trazendo ideias de como sanar esse problema.

 

  1. MOTIVAÇÃO 

Com a rotina de atividades relacionadas aos departamentos da EletroJr com os trainees foi possível entrar em contato com quase todos que passaram pelo PT, e em diversas delas era fácil observar reações negativas quanto a importância da atividade e o baixo aprendizado gerado. Muitos não enxergavam valor nas atividades e por isso não se empenhavam para uma boa entrega, além disso, muitos, por diversos motivos, não se envolveram na rotina da empresa para além das atividades do programa trainee. As rodas de conversas não apontavam uma motivação maior, eles não se sentiam parte da empresa e por isso viam a efetivação como o momento de mudança.

Apesar de observar isto, o tema se tornou algo necessário de ser abordado ao final de uma RG, em uma roda de conversa de feedbacks sobre o programa trainee e as atividades, promovido pelo membro do DGP, aonde a maioria se mostrou pouco empolgada com o programa.  

 

  1. METODOLOGIAS 

  1. Metodologia para entendimento do problema: 5 porquês 

Os 5 porquês é uma metodologia que busca encontrar a causa raiz de

um determinado problema através de porquês. Para este tema, buscando encontrar a raiz do problema, eu trouxe o seguinte questionamento: “Os trainees gostam do PT?” e a partir disso fui gerando os porquês e cheguei na causa raiz: Os treinamentos e as atividades são mal estruturados.

 

  1. Metodologia para contrução do plano de ação: 5W2H 

O 5W2H consistem em 7 perguntas consideradas essenciais para construir um bom plano de ação, sendo elas: “What”, “Why”, “Where”, “When”, “Who”, “How” e “How much”. Como essa reestruturação não haverá custo, não foi utilizado o “How much”.

 

  1. Metodologia para a reestruturação do PT: PBL 

PBL é uma sigla que vem do inglês que significa aprendizado baseado em problemas, ela é aplicada em algumas faculdades de medicina e tem como foco reduzir a distância entre o aprendizado teórico e o prático. Acredito que sua aplicação terá impacto direto no aprendizado e integração do trainee, além de ser um metodologia que fomenta o estudo e a pesquisa do estudante.  

 

  1. ANÁLISE DE DADOS 

Para confirmar o que já era possível observar em minutos de conversas, foi construido um typeform apenas para os trainees com os seguintes questionamentos:

  • O programa Trainee cumpriu suas expectativas?
  • Quão próximo ficou das suas expectativas?
  • Você se sente parte da empresa?
  • Na sua opinião, de 0 a 10, como o programa Trainee (como é organizado hoje) influencia na sensação de não pertencimento.
  • O que você mudaria no PT?
  • Espaço aberto pra você se expressar como quiser sobre o PT.
  • Primeiro fiz uma pergunta genérica, que não pressupõe por si só se a experiência foi positiva ou negativa, “O programa Trainee cumpriu suas expectativas?”. Obtive o seguinte resultado:

[pic 3] 

Figura 1: Gráfico produzido a partir das respostas a pergunta 1.

 

 

Assim, a segunda pergunta vem para que seja possível compreender se o não cumprimento das expectativas era algo positivo ou negativo, assim eu perguntei:

“Quão próximo ficou das suas expectativas?”, existiam 5 respostas possíveis e novamente não houve um equilibrio nas respostas.  

[pic 4] 

Figura 2: Gráfico produzido a partir das respostas a pergunta 2.

 

Essas duas perguntas trazem uma perspectiva interessante sobre como o programa trainee é estruturado, ele não é satisfatório na visão do trainee e, já por isso, não cumpre seu papel. 80% dos trainees consideraram que, o programa como é estruturado atualmente, não atende suas expectativas e, isso se dá de forma negativa, está abaixo delas.

De forma a aprofundar a análise, trouxe dois questionamentos que estão correlacionadas, primeiro “Você se sente parte da empresa?”, obtive o seguinte resultado:  

[pic 5] 

Figura 3: Gráfico produzido a partir das respostas a pergunta 3.

 

E a segunda “Na sua opinião, de 0 a 10, como o programa Trainee (como é organizado hoje) influencia na sensação de não pertencimento.”, esse questionamento teve um resultado muito variado com média 6, sendo o menor valor 3 e o maior 9.  

Esses dados ratificam a importância de um programa trainee bem estruturado, visando também fomentar a sensação de pertencimento a empresa entre os trainees. Essa sensação pode trazer inúmeros benefícios para a EletroJr, uma vez que os trainees se sentirão donos dos resultados, portanto trabalharão para que a empresa atinja suas metas.

...

Baixar como (para membros premium)  txt (12.6 Kb)   pdf (245.1 Kb)   docx (428.4 Kb)  
Continuar por mais 8 páginas »
Disponível apenas no TrabalhosGratuitos.com